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VIII Fórum Institucional de Ensino

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Apresentação em tema: "VIII Fórum Institucional de Ensino"— Transcrição da apresentação:

1 VIII Fórum Institucional de Ensino
Plano de Permanência e êxito discente: monitoramento das atividades Guaramiranga - CE PRÓ-REITORIA DE ENSINO

2 Plano de Permanência e Êxito Discente: Monitoramento das atividades 2017.2 - 2018.1
Primeiras impressões Planejamento e registro pelos campi - fase de alimentação Executar o PPE exige planejamento prévio das atividades pelos setores envolvidos e coordenação e acompanhamento da gestão

3 Plano de Permanência e Êxito Discente: Monitoramento das atividades 2017.2 - 2018.1
Primeiras impressões Reconhecimento de sua importância em alguns campi (relatos positivos) A importância da ferramenta Gestão Proen para fins de acompanhamento Ainda é cedo para fazer algumas conclusões

4 Permanência e êxito estudantil 2015 V FÓRUM DE ENSINO
2014 IV FÓRUM DE ENSINO Permanência e êxito estudantil 2015 V FÓRUM DE ENSINO Diagnóstico quantitativo e qualitativo da evasão e da retenção 2016 VI FÓRUM DE ENSINO Sistematização do Plano Estratégico (PPE) 2017 VII FÓRUM DE ENSINO Aprovação PPE - Consup Criação das comissões, aprovação do PPE e ferramenta Gestão PROEN 2018 VIII FÓRUM DE ENSINO Monitoramento das atividades do PPE

5 Indicadores de Evasão no período 2009 a 2018

6 Monitoramento das atividades do PPE IFCE
Algumas considerações: Atividades planejadas e executadas por Fator Individual , Interno e Externo; Frequência das Medidas de Intervenção.

7 ATIVIDADES PLANEJADAS POR FATOR

8 ATIVIDADES EXECUTADAS POR FATOR
F1. Fatores individual ao aluno F2. Fatores internos à instituição F3. Fatores externos à instituição

9 ATIVIDADES PLANEJADAS POR FATOR / CAMPUS

10 ATIVIDADES PLANEJADAS POR FATOR / CAMPUS

11 ATIVIDADES PLANEJADAS POR FATOR / CAMPUS

12 ATIVIDADES PLANEJADAS POR FATOR / CAMPUS

13 ATIVIDADES EXECUTADAS POR FATOR / CAMPUS

14 ATIVIDADES EXECUTADAS POR FATOR / CAMPUS

15 ATIVIDADES EXECUTADAS POR FATOR / CAMPUS

16 ATIVIDADES EXECUTADAS POR FATOR / CAMPUS

17 Frequência das Medidas de Intervenção Gerais
Maior registro de atividades MI 1: Ampliar e fortalecer programas socioeducativos no campus que visem o acolhimento e a integração dos estudantes ingressantes para viabilizar o processo de adaptação e favorecer o vínculo com a instituição. F1 c.01 Muito tempo ausente do sistema de ensino Menor registro de atividades MI 132: Aperfeiçoar a metodologia de planejamento e acompanhamento dos gastos correntes e outros custeios com pessoal e com investimentos e inversões financeiras F2 c.73 Há cursos com falta ou dificuldade na aquisição de equipamentos e material de consumo

18 Frequência das Medidas de Intervenção Urgentes
Menor registro de atividades MI 113: Realizar estudo sobre o desenvolvimento e as demandas produtivas regionais para planejamento adequado da instituição para oferta de cursos. F2 c.65,66 e 67 Maior registro de atividades MI 25: Realizar reuniões sistemáticas de conselho de classe e de colegiados com a participação efetiva de professores, coordenadores de cursos, equipes pedagógicas, direção de ensino e apoio ao estudante, para discussão e avaliação do desempenho de cada turma, com vistas à análise sobre os alunos com baixo desempenho e em situação potencial de evasão para reavaliação permanente do trabalho pedagógico. F1 e F2 c.15 Reprovação

19 Avaliação Inicial: Qualidade dos registros de planejamento na ferramenta Gestão Proen
Registro do Planejamento incompleto Campo “descrição” sem preenchimento ou usado para outro fim Campus que registra o planejamento das atividades mas não as executa no tempo previsto e nem faz a sua reprogramação na ferramenta

20 Avaliação Inicial: Qualidade dos registros de planejamento na ferramenta Gestão Proen
Postagens de arquivos atas sem assinaturas, ou tratando assuntos não relacionados as atividades mencionadas, em formato word etc. Registro de atividades de forma imediatista denotando que não houve planejamento Registro de atividade que poderia ser implementa em todos os cursos do campus mas o planejamento e execução ocorrem de forma isolada

21 Avaliação Inicial: Qualidade dos registros de planejamento na ferramenta Gestão Proen
Há atividades concluídas sem arquivos de evidências postados Algumas atas feitas são superficiais sem o devido zelo enquanto algo que será público Há atividades que necessitam serem atualizadas pelo campus

22 Avaliação Inicial: Qualidade dos registros de planejamento na ferramenta Gestão Proen

23 Avaliação Inicial: Qualidade dos registros de planejamento na ferramenta Gestão Proen

24 Avaliação Inicial: Qualidade dos registros de planejamento na ferramenta Gestão Proen

25 Avaliação Inicial: Qualidade dos registros de planejamento na ferramenta Gestão Proen

26 Avaliação Inicial: Qualidade dos registros de planejamento na ferramenta Gestão Proen

27 E a partir de agora? Comissão Geral PPE Continuar o acompanhamento da atuação dos campi quanto aos registros de planejamento Notificar a gestão dos campi sobre aspectos relacionados ao PPE Implementar reuniões sistemáticas com seus membros da comissão para delegar atribuições

28 E a partir de agora? Comissões dos campi
Gestão Geral e de Ensino Estimular o planejamento, acompanhar e avaliar a execução das atividades planejadas com a comissão local no campus Avaliar sistematicamente os indicadores de permanência êxito dos estudantes Efetivar suas atribuições estabelecidas no PPE quanto a condução do planejamento das atividades, acompanhamento e avaliação

29 E a partir de agora? Comissões dos campi
Gestão Geral e de Ensino Apoiar a comissão local na execução das suas atribuições Zelar pelo cumprimento das ações e das metas previstas no PPE Realizar reuniões periódicas com a comunidade acadêmica para avaliação das metas e das atividades

30 Atribuições de todos os servidores
E a partir de agora? Atribuições de todos os servidores Zelar pelo correto registro e divulgação das informações relativas as ações realizadas e as evidências sobre o realizado cumprimentos junto à comunidade acadêmica Atuar de forma colaborativa Realizar e registrar as atividades de combate à evasão que lhes são atribuídas no cronograma do PPE

31

32 Obrigada ! Coordenação Técnico Pedagógica – PROEN


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