A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Será que você precisa de Alta Disponibilidade?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Será que você precisa de Alta Disponibilidade?"— Transcrição da apresentação:

1 Será que você precisa de Alta Disponibilidade?
Fábio Cotrim

2

3 Quem é o Fábio Cotrim? DBA com muuuuitos anos de experiência.
Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Profissional certificado. Já atuei em empresas de diversos ramos de mercado (farmacêutico, editorial, financeiro, e-commerce, indústria automotiva, etc), de todos os portes. Sempre disposto a disseminar o conhecimento, já formei alguns profissionais na área de banco de dados, onde sempre incentivo a pesquisa e auto-didática, Atualmente trabalho na Tata Consultancy Services (TCS), em um projeto de suporte e desenvolvimento.

4 Instrutor e consultor pela DBA4All.
Co-fundador do grupo DBA BRASIL, o primeiro grupo de profissionais multiplataformas do Brasil.

5 Introdução Nesta apresentação, pretendo levantar algumas questões para ajudar aos DBAs avaliarem as reais necessidades de implementar a alta disponibilidade nos ambientes que administram.

6 Por que implementar a alta disponibilidade?
Porque é moda? Porque é bonitinho ou chique? Porque o seu concorrente anunciou que usa? Porque o meu chefe mandou? Porque apareceu no Fantástico? Porque existe a real necessidade?

7 Por que implementar a alta disponibilidade?
Na maioria da vezes, quando questionados, os usuários afirmam que não conseguem sobreviver sem a alta disponibilidade de seus sistemas. Mas é realmente isso? Como exemplo, podemos citar que, se desativarmos a calculadora de troco do caixa de uma padaria, o funcionário vai afirmar que é impossível executar suas tarefas, mesmo tendo uma caneta e um bloco de notas à mão. Isso é um dificultador, mas não é um impedimento.

8 Por que implementar a alta disponibilidade?
A alta disponibilidade é necessária quando a indisponibilidade de um recurso causaria a parada nas operações e, consequentemente, eliminaria as receitas de uma empresa Um exemplo seria retirar todas as ferramentas de um mecânico. neste caso, ele não poderia realizar nenhum trabalho até que as ferramentas fossem disponibilizadas novamente. Se este mecânico possuir uma caixa de ferramentas reserva, els pode continuar a trabalhar.

9 Em TI, o que é Alta Disponibilidade?
São ambientes que têm a capacidade de tolerar falhas, de tal forma que, o processamento continue com pouca ou nenhuma interrupção, de forma transparente ao usuário, permitindo que a equipe de infraestrutura tenha tempo, e consequente serenidade, para realizar os reparos necessários.

10 Para quem a Alta Disponibilidade é mais útil?
Serviços essenciais (Hospitais, Polícia, Bombeiros, Companhias de Energia Elétrica); Aeroportos; Serviços de Água e Esgoto; Companhia de Engenharia de Trânsito; Instituições Financeiras; Indústrias 24×7; Operadoras de telecomunicações; E-commerce, etc.

11 Como sei se preciso da Alta Disponibilidade?
A mais importante de todas as questões é: Qual o tempo que meus bancos de dados e minhas aplicações podem ficar fora do ar sem causar prejuízos significativos? Qual a probabilidade de ocorrer uma falha catastrófica no meu ambiente? Historicamente, quantas falhas catastróficas já ocorreram no seu ambiente e, se ocorreram, qual o prejuízo causado por elas e qual o tempo de recuperação do ambiente?

12 Como sei se preciso da Alta Disponibilidade?
Qual a probabilidade de ocorrer uma pequena falha no meu ambiente? Qual a incidência de falhas pequenas no ambiente? Qual o tempo médio de recuperação do ambiente?

13 Como sei se preciso da Alta Disponibilidade?
Minha equipe está pronta para trabalhar com Alta Disponibilidade? Como a minha equipe reage em caso de falhas? Minha equipe está preparada para administrar um ambiente configurado com Alta Disponibilidade?

14 Como sei se preciso da Alta Disponibilidade?
Quanto custa a implantação da Alta Disponibilidade? Custo de instalação, com uma estrutura hospedada em um datacenter distinto ou na nuvem. Custo de hardware (servidores, storage, infraestrutura de rede, links, etc.). Custo de software (novas licenças de sistema operacional, banco de dados, aplicativos, etc). Contratação de equipe especializada na implantação de Alta Disponibilidade. Treinamento dos profissionais para a manutenção do ambiente. Monitoramento e testes de funcionamento do chaveamento do ambiente.

15 Como sei se preciso da Alta Disponibilidade?
Baseado no histórico de ocorrências, o custo de implantação da alta disponibilidade compensa os prejuízos gerados por uma falha no ambiente? O meu ambiente está preparado para a Alta Disponibilidade?

16 Meu ambiente está preparado para HA?
Verifique se todos os itens envolvidos são compatíveis com a Alta Disponibilidade: Sistemas operacionais; Infra estrutura de rede; Aplicações; Instâncias de Banco de dados.

17 Os usuários estão preparados para a HA?
Eles entendem como proceder em caso de chaveamento do ambiente? Em caso de chaveamento do ambiente, todos os processos poderão ser utilizados? Como eu trato os usuários “Cavaleiros do Apocalipse”?

18 Com HA meu ambiente estará 100% seguro?
Mesmo preparado para o pior, não existe 100% de certeza que o seu ambiente não estará vulnerável, pois, em caso de uma falha catastrófica, vários outros fatores do complexo ambiente computacional podem falhar em paralelo o que, na maioria das vezes, é imprevisível, mas 99% de chances é melhor que 0%. Simplificando… NÃO!

19 Com HA meu ambiente estará 100% seguro?
A ALTA DISPONIBILIDADE NÃO SUBSTITUI A NECESSIDADE DE UMA POLÍTICA CONCRETA, EFICIENTE E TESTADA DE... BACKUP

20 Dúvidas?

21


Carregar ppt "Será que você precisa de Alta Disponibilidade?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google