A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA

2 MICROBIOLOGIA Microbiologia: Mikros (= pequeno) + Bio (= vida) + logos (= ciência). Microbiologia é o estudo dos microorganismos. Microrganismos são as formas de vida que só poderiam ser vistas com o auxílio do microscópio. Tipos de microorganismos: Bactérias, Fungos, Vírus.

3 Apresentam estrutura celular, por isso podem ser divididos em 2 grupos:
Procariontes: uma única molécula de DNA, membrana nuclear ausente. Originado do latim pro- primitivo e carionte - relativo à carioteca(membrana nuclear). Eucariontes: várias moléculas de DNA, membrana nuclear presente.

4 BACTÉRIAS

5 BACTÉRIAS O nome vem do grego βακτηριον, bakterion: bastão.
Grupo de micro-organismos unicelulares (organismo que consiste em apenas uma célula), procariontes pertencentes ao Reino Monera  Reino Monera-reino biológico, que inclui todos os organismos vivos que possuem uma organização celular procariótica.

6 ESTRUTURA-CÉLULA BACTERIANA PROCARIÓTICA
Parede Celular- Fica ao redor da membrana plasmática e tem como principais funções garantir a proteção celular e dar formato à célula bacteriana. Esta parede protetora é forte e densa. Membrana Plasmática: Possibilitar a troca de substâncias com o meio externo. Citoplasma: Líquido de consistência viscosa com presença de enzimas e metabólitos. Grande parte do metabolismo das células bacterianas ocorre no citoplasma. Ribossomos-Síntese de proteínas. Núcleo: Encontra-se no citoplasma e é responsável pela herança genética da bactéria através do DNA. Plasmídeo-  partículas de DNA que são trocadas pelo pili, quando este se liga ao de uma outra bactéria. Flagelos- Locomoção.

7 Cápsulas-Ficam ao redor da parede celular
Cápsulas-Ficam ao redor da parede celular. Além de favorecerem a aderência ao substrato, também ajudam as bactérias a resistirem ao processo de fagocitose. Esporos-Formam uma camada protetora em alguns gêneros de bactérias, tornando-as mais resistentes à mudanças ambientais que ameassem sua sobrevivência. Também atuam na proteção contra agentes químicos e físicos. Fímbrias: filamentos(elementos finos), menores ,mais curtos e mais numerosos que os flagelos, responsável também pela reprodução de alguns tipos de bactérias. ###

8 FISIOLOGIA(estudo das funções e funcionamento normal dos seres vivos) FISILOLOGIA BACTERIANA
Nutrição: Para crescerem e se multiplicarem precisam de carbono, nitrogênio, fontes de energia como a glicose, aminoácidos e temperatura ideal. Referente a nutrição, podem ser classificadas em: Autotróficas: Sintetizam sua próprias substâncias(se nutrem sozinhas). Heterotróficas: Necessitam de substâncias para se nutrir. As bactérias Heterotróficas são classificadas em: Saprófitas: Alimentam-se de matéria orgânica em decomposição. Parasitas: Alimentam-se de animais ou vegetais vivos e lhes causam doenças. Simbióticas: Associam-se a outros organismos onde encontram alimento, mas não lhe causam mal.

9 Reprodução: Fissão binária ou Cissiparidade: Processo de reprodução assexuada dos organismos unicelulares que consiste na divisão de uma célula em duas.  Conjugação: duas bactérias ligam-se através das fímbrias, transferindo o DNA de uma para outra Respiração: São classificadas em três grupos: Aeróbias: Crescem na presença de oxigênio. Anaeróbias: Crescem na ausência de oxigênio. Anaeróbias facultativas: Crescem na presença ou ausência de oxigênio.(maioria das bactérias patogênicas)

10 NOMENCLATURA Deve ser binomial(dois nomes)para as espécies.
Devem ser grifados na escrita ou em itálico quando digitados. O primeiro nome(gênero)letra maiúscula, o segundo nome(espécie) com letra minúscula. Ex: Staphylococcus aureus.

11 CLASSIFICAÇÃO Características Tintoriais: São dividias em bactérias Gram- positivas e Gram-negativas. Coloração de Gram- criado em 1984 pelo médico dinamarquês Hans Christian J. Gram, por meio dos corantes violeta e fucsina básica causando reações tintoriais. ###

12 Morfologia: De acordo com a morfologia, as bactérias podem ser classificadas como cocos, bacilos, vibriões, espirilos e espiroquetas.

13 Agrupamento:Os cocos podem se agrupar e formarem colônias, nas quais dois cocos formam um diplococo. Quando enfileirados, formam um estreptococos e, em cachos, um estafilococo, já os bacilos podem estar em isolados ou em cadeias.

14 VIROLOGIA-Parte da microbiologia que estuda os vírus.

15 VÍRUS A palavra vírus vem do Latim virus que significa fluído venenoso ou toxina. Fora do ambiente intracelular, os vírus são inertes(não reage). Os vírus são agentes infecciosos acelulares que infectam os seres humanos. Formados basicamente por uma cápsula proteica(capsídeo) envolvendo o material genético. Considerado seres vivos pois se reproduzem. Reprodução dentro das células de outros organismos. Parasitas intracelulares obrigatórios- não se reproduzem fora de um hospedeiro vivo. Virion- partícula viral que possui o núcleo viral de RNA OU DNA

16 MORFOLOGIA VIRAL - A microscopia eletrônica caracteriza 3 formas de vírus.
Vírus poliédricos: simetria(medida) cúbica. Ex: vírus da poliomelite e herpes simples. Vírus tubulares: simetria tubular. Ex: vírus da gripe e caxumba. Vírus complexos: Vírus da varíola e os bacteriófagos. Bacteriófagos: ataca uma célula bacteriana.

17 Cabeça: membrana que envolve o DNA.
Cauda: núcleo oco ligado a cauda

18 INFECÇÃO E REPLICAÇÃO DO VÍRUS
Quando ocorre infecção de uma célula por vírus, somente o DNA ou RNA é que penetra na célula e se multiplica. A replicação do vírus acontece da seguinte forma: vídeo O vírus se aproxima da célula. Ocorre o acoplamento do vírus á membrana celular. Ocorre a injeção do material genético na células, no Dna da célula do hospedeiro. A célula fica infectada com o material genético do vírus. Ocorre a formação de novos vírus. A célula é rompida pelos novos vírus formados, que livres infectam outras células.

19

20 MICOLOGIA- Parte da microbiologia que estuda os fungos

21 Fungos Grupo de organismos eucariotas, que inclui micro-organismos tais como as leveduras, os bolores e os os mais familiares cogumelos. Os fungos e importância clínica são um grupo de organismos diferentes das bactérias e dos vírus e as drogas para combatê-los também são diferentes. Possuem uma variedade de enzimas que lhe permitem atacar qualquer tipo de material como madeira, papel, tinta, legumes, frutas, carnes e outros, causando muitos danos aos homens.

22 ESTRUTURA DOS FUNGOS Leveduras- um só núcleo.
Alguns fungos são utilizados na produção de álcool, bebidas alcoólicas(levedo de cerveja), queijos, produção de antibióticos(penicinina) e os cogumelos que são comestíveis. ESTRUTURA DOS FUNGOS Leveduras- um só núcleo. Cogumelos- multinucleados

23 METABOLISMO Heterotróficos: Não são capazes de sintetizar seu próprio alimento, por isso aproveitam matéria orgânica de outros seres vivos. Saprófitos: Utilizam matéria orgânica de vegetais e animais mortos, considerados decompositores, facilitando a reciclagem da matéria da natureza, situação da maioria dos fungos. Parasitas: Quando a matéria orgânica é aproveitada de seres vivos(animais e vegetais),ocasionando danos para esses, conhecido como micoses.

24


Carregar ppt "MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google