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UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF I NTERFACE H OMEM M ÁQUINA (IHC) Prof. Helvio Jeronimo Junior

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Apresentação em tema: "UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF I NTERFACE H OMEM M ÁQUINA (IHC) Prof. Helvio Jeronimo Junior"— Transcrição da apresentação:

1 UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF I NTERFACE H OMEM M ÁQUINA (IHC) Prof. Helvio Jeronimo Junior jeronimohjr@gmail.com

2 Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF  Interface Homem Máquina/Computador (IHC) tem evoluído bastante nos últimos anos, devido a: Introdução a)Desenvolvimento de computadores; b)Aprimoramento de ferramentas de desenvolvimento de software; c)Difusão da informática em diversas camadas da sociedade; d)Multiplicidade de aplicações; e)Necessidade de grupo alvos. Em geral todos os usuários!

3 Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF  1- Porque os computadores estão em toda a parte. Por que estudar IHC?

4 Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF  2- Porque sem pessoas para elaborar soluções, ou, para usar computadores, não há computadores. Por que estudar IHC? a)Usuário interage com o computador por meio de interface; b)Interface mal projetada torna o uso da aplicação mais cansativa e, estressa o usuário; - seu funcionamento deve ser “conhecível”. - Analogia ao funcionamento mecânico de um carro, porém é conhecível a posição dos pedais, cambio também tem muito impacto sobre o motorista. a)É necessário compreender os elementos e padrões para projetar interfaces “amigáveis ”

5 Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF  3- Porque a acessibilidade digital é uma é lei e, leis devem ser cumpridas. Por que estudar IHC?

6 Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF literal  No sentido literal: “Human-Computer Interaction” O que é IHC? técnico  No sentido técnico: comunicação  Processo pelo qual seres humanos interagem com computadores.  Modos, meios e processos envolvidos, no uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC’s).

7 Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF  Áreas de Interesse em IHC: O que é IHC? fenômenos/objetos  Segundo Rocha e Baranauskas (2003), IHC é uma área MULTI(INTER)(TRANS)DISCIPLINARIDADE, pois envolve vários fenômenos/objetos de estudos.

8 Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF  Áreas de Interesse em IHC (cont.): O que é IHC? fenômenos “a preocupação com o projeto, design, avaliação e implementação de sistemas computacionais interativos e com o estudo dos fenômenos que os envolvem” Fonte: ROCHA & BARANAUSKAS (2003) Áudio (players), visual (touchscreen, displays e etc)

9 Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF  Áreas de Interesse em IHC (cont.): O que é IHC?  1. Ciência da computação, na aplicação, projeto e engenharia de interfaces com humanos;  2. Psicologia, devido a aplicação das teorias dos processos cognitivos e análises empíricas do comportamento;  3. Sociologia e Antropologia, nas interações entre tecnologia, trabalho e organização; e  4. Projeto industrial, devido a interatividade de produtos.

10 Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF  Em síntese, o estudo de IHC visa (recapitulando...) O que é IHC? fenômenos “a preocupação com o projeto, design, avaliação e implementação de sistemas computacionais interativos e com o estudo dos fenômenos que os envolvem” (Autor)  Com isso, pode-se dizer que o estudo de IHC tem como objetivo:  desenvolver ou melhorar interfaces com qualidade (eficiência, usáveis, usabilidade, acessibilidade etc), facilitando a interação entre a tecnologia, usuário e, tarefas/operações a serem realizadas

11 Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Objetos de estudos/fenômenos em IHC (Explorando...)  Natureza da Interação  Natureza da Interação;  Contexto de Uso;  Características Humanas;  Arquiteturas de sistemas computacionais e;  Processo de desenvolvimento

12 Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Objetos de estudos/fenômenos em IHC (Explorando...)  Natureza da Interação  Investigar o que ocorre  Investigar o que ocorre quando enquanto as pessoas utilizam sistemas interativos; descreveraplicar  É possível descrever e aplicar; prescreverconsequências.  É possível prescrever consequências.

13 Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Objetos de estudos/fenômenos em IHC (Explorando...)  Contexto de Uso  Modo próprio de  Modo próprio de uso das tarefas;  Conhecimentosconcepções  Conhecimentos e concepções próprios; culturais  Questões culturais (usuários de diferentes plataformas);  Obs:  Obs: o contexto de uso de desenvolvedor é diferente de usuários.

14 Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Objetos de estudos/fenômenos em IHC (Explorando...)  Características Humanas capacidade cognitiva  Interação com novos artefatos requer capacidade cognitiva; visuaisauditivo  Aspectos visuais, auditivo e etc...

15 Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Objetos de estudos/fenômenos em IHC (Explorando...)  Arquiteturas de sistemas computacionais EntradaSaída  Técnicas de Entrada e Saída - suportar a interação com seres humanos e a máquina; - interagir via arquiteturas de software habilitados em tecnologias de diálogo para entrada/saída não só por técnicas baseadas em mouse, mas também utilizando voz, videotexto e etc. interaçãodiálogo  Técnicas de interação e diálogo construçãodeinterface  Técnicas de construção de interface - computação gráfica e inteligência artificial.

16 Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Objetos de estudos/fenômenos em IHC (Explorando...)  Processo de Desenvolvimento qualidadefinal  Influencia a qualidade final;  É importante conhecer: design - Abordagens de design construção - Métodos, técnicas e ferramentas de construção avaliação - Métodos, técnicas e ferramentas de avaliação sucessoinsucesso  Avaliar casos de sucesso e insucesso.

17 Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Referências  Rocha, H. V. e Baranauska, M.C.C Design e Avaliação de Interfaces Humano Computador, IME USP, 2000.  Mayhew, D., Principles and Guidelines in Software User Interface Design, Prentice Hall, 1992.  Dix, A., J. Finley, G. Abowd, B. Russell, Human Computer Interaction, 2nd. Ed.Prentice Hall, 1998.  Shneidermen, B., Designing the User Interface, Stratagies for Effective Human-Computer Interaction, 3rd ed., Addison Wesley, 1998.  Preece, J., Y. Rogers, H. Sharp, D. Benyon, S. Holland, T. Carey, Human Computer Interaction, Addison Wesley, 1994.  Nielsen, J., Usability Engineering, Academic Press, 1993.  Nielsen, J., Designing Web Usability, New Riders, 1999.  Brown, J., R. Earnshaw, M. Jern, J. Vince, Visualization, Using Computer Graphics to Explore Data and Present Information, John Wiley, 1995.  Keller, P., M. Keller, Visual Cues, IEEE Computer Society Press, 1993.  Tufte, E., The Visual Display of Quantitative Information, Graphics Press, 1983.  Tufte, E., Envisioning Information, Graphics Press, 1990.


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