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PublicouLavínia Cardoso Alterado mais de 10 anos atrás
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O PAPEL DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Janira Siqueira Camargo
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Objetivo do artigo Mostrar que o desenho é uma das primeiras formas de expressão da criança e a acompanha durante a infância.
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1. Os professores podem analisar e observar o desenvolvimento de seus alunos por meio dos desenhos. 2. O desenho não é uma atividade para preencher o tempo ou para o professor descansar. 3. O desenho deve ser valorizado pelo professor.
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Vygotsky A atividade do desenho deve ser vista pelo professor como estratégia que auxilia na compreensão da escrita como forma de expressão. Inicialmente usa rabiscos. 7 aos 10 anosbusca reproduzir representações gráficas usualmente utilizadas de maneira padronizada pelos adultos.
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Vygotsky É na e pelas relações sociais que o ser humano se apropria do conhecimento disponível em seu meio. A tendência é abandonar o desenho e passar a utilizar a escrita
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Luquet Realismo fortuito (2 ou 3 anos): produção de rabiscos;
Realismo falhado (3 ou 4 anos): não há uma preocupação com o lugar adequado de representar os objetos;
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Luquet Realismo intelectual ((4-5 aos 12 anos):a criança desenha o que sabe e não o que vê; aparece a transparência; Realismo visual (12 anos em diante): desenho em perspectiva
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Como lidar com os problemas relacionados ao desenho?
Lowenfeld Como lidar com os problemas relacionados ao desenho? Deve ser feito perguntas dirigidas para as crianças. Conversar sobre o que a criança falou, mas não desenhou. Propor variações sobre o mesmo tema.
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Lowenfeld Oferecer situações variadas a partir do tema.
Proporcionar situações em que a criança desenvolva a auto-regulação. Conversar com a criança sobre o que gostaria de desenhar.
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Piaget O desenho é uma tentativa de imitar o real; é uma reprodução de algo que viu
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Psicanálise O desenho é projetivo, pois o indivíduo expressa conteúdos inconscientes, tornando públicas características de sua personalidade
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“Desenhar é muito bom para o desenvolvimento amplo do indivíduo e, portanto, deve ser utilizado de forma sistemática na escola, auxiliando na formação dos alunos e permitindo ao professor melhor conhecê-los” (p. 77)
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Critérios básicos Compreender como se dá o processo de aprendizagem;
Impressão geral que o desenho passa; A posição do desenho no papel; Tamanho do desenho; Pressão que a criança exerce no papel;
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Critérios básicos Tipo de traçado utilizado pela criança;
Uso da borracha; Presença da linha representativa do solo; Uso de acessórios; Nunca devemos arrumar os desenhos e nem fazer juízo de valor sobre o mesmo.
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Considerações finais Fornecer modelos é importante, mas a criança deve aos poucos assumir características próprias. O professor deve permitir a criação, a espontaneidade, a liberdade de expressão e a formação da opinião própria por parte do aluno.
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