A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELATÓRIO DE DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS GERÊNCIA DE INVESTIMENTOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELATÓRIO DE DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS GERÊNCIA DE INVESTIMENTOS"— Transcrição da apresentação:

1 RELATÓRIO DE DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS GERÊNCIA DE INVESTIMENTOS
1º trimestre 2019 DIRETORIA FINANCEIRA GERÊNCIA DE INVESTIMENTOS

2 Cenário macroeconômico
A economia brasileira no primeiro trimestre teve um reflexo momentaneamente positivo, ocasionado pela expectativa gerada no novo governo. Todavia, ao longo do ano, o mercado precifica um desempenho mais modesto para a economia. No início do ano havia a expectativa de que o Produto Interno Bruto (PIB) poderia crescer até 3%, porém posteriormente essas projeções foram revisadas para uma alta mais modesta. Os índices que medem a inflação, apesar de surpreender positivamente no primeiro mês do ano, ficaram abaixo do esperado, mas no primeiro trimestre o IPCA acumula 1,5% no ano, enquanto o INPC acumula 1,67%. De modo geral, o maior peso dos índices de inflação foram ocasionados pelos preços administrados.

3 Cenário macroeconômico
Após 2018 encerrar com o déficit público menor que o esperado, o que é bom para o país, em 2019 a meta é de encerrar com ano com um déficit ainda menor, estimado em 2% do PIB. A expectativa é que os estados e municípios devem contribuir com um superávit de R$ 10,5 bilhões, ante R$ 3,5 bilhões realizado em Apesar da melhora apresentada, o gradualismo tem sido a principal característica do crescimento econômico, com contribuições pelas famílias e atividade econômica. Os resultados dos planos serão apresentados a seguir. Embora a economia brasileira, de um modo geral tenha perdido fôlego nos últimos meses, os Planos administrados pela Fundiágua seguem apresentando rentabilidades positivas. Contudo, o resultado mais expressivo deriva do Plano III.

4 PLANO BD - COMPOSIÇÃO As alocações estão concentradas em ativos com remunerações definidas, as quais perseguem a rentabilidade do CDI, especialmente em Títulos Públicos por meio da carteira própria ou em Fundos de Renda Fixa.

5 O Plano de Benefício BD rentabilizou neste primeiro trimestre 1,65%, enquanto a Meta Atuarial, reflexo de uma inflação crescente em fevereiro e março, ficou além, reportando 2,93%. O resultado da rentabilidade foi ligeiramente inferior ao trimestre anterior. Contudo, a expectativa para os meses seguintes é que a inflação se comporte dentro da banda mensal estabelecida como meta pelo Banco Central e, se assim for, aliviaria a pressão inflacionária e atuarial gerada por esse fenômeno econômico.

6 Atribuição de Performance - 2019
O Plano de Benefício BD rentabilizou neste primeiro trimestre 1,65%, enquanto a Meta Atuarial, reflexo de uma inflação crescente em fevereiro e março, ficou além, reportando 2,93%. Embora os empréstimos tenham rentabilizado 5,12%, o volume financeiro desse segmento representa aproximadamente 2% do patrimônio total do Plano. A carteira de investimentos é composta por somente ativos de renda fixa e indexados ao CDI, e esse, rentabilizou abaixo da inflação. Todavia os resultados de rentabilidade tenham ancorados no campo positivo, no acumulado do trimestre a Meta Atuarial não foi ultrapassada.

7 Análise de Risco Devido a característica da carteira do Plano I – BD, sua exposição por Fator de Risco se concentra em sua maioria em ativos atrelados a CDI/SELIC, cujo risco é extremamente baixo, mantendo o VAR no Plano em patamares bem abaixo do limite de 2,00% existente na Política de Investimentos de 2019. GEINV – janeiro a setembro / 2018

8 PLANO SALDADO – SD O Plano Saldado conta com uma variedade maior de classes de ativos e adquiridos há longos exercícios.

9 Parte da Meta Atuarial do Plano Saldado é atrelada à inflação ,INPC, que vem reportando sucessivas altas, com reflexos no resultado que, apesar de positivo, não conseguiu suplantar a Meta nesse primeiro trimestre, corroborado sobretudo pelo descontrole dos preços administrados. Essa alta da inflação fez os títulos atrelados ao CDI rentabilizar abaixo da meta.

10 Atribuição de Performance - 2019
O Plano de Benefício Saldado apresentou uma rentabilidade ligeiramente abaixo de sua meta atuarial. A carteira contém uma grande parte de ativos em PDD, o que afeta diretamente o patrimônio do fundo. Os investimentos do plano sofreram com a baixa rentabilidade principalmente dos investimentos estruturados e investimentos no segmento imobiliário. A carteira de empréstimos, que embora tenha apresentando uma rentabilidade de 6,58%, representa apenas 6% da carteira.

11 Análise de Risco O Plano II – SD, por ser um plano mais diversificado, possui uma exposição um pouco menor em ativos com exposição de risco ao CDI/SELIC, porém mantém como sua maior posição durante os três primeiros meses desse ano. Como observado, o Plano II – SD possui um VaR ligeiramente superior que o analisado no Plano I – BD, contudo ainda bem abaixo dos limites da Política de Investimentos 2019. GEINV – janeiro a setembro / 2018

12 PLANO MISTO - CD A carteira de investimentos do Plano III, tem ativos adquiridos mais recentemente, especialmente em Fundos de Ações que vem contribuído positivamente no resultado agregado

13 O Plano III, de Contribuição Definida, apresentou uma melhora em relação aos meses iniciais do ano de O Plano conta com ativos que acompanham melhor o mercado. No acumulado do trimestre, o plano apresenta uma rentabilidade acumulada três vezes maior que o seu índice de referência.

14 Atribuição de Performance - 2019
A rentabilidade do Plano III conseguiu absorver o resultado positivo dos títulos de renda fixa e da renda variável auferidos nos três primeiros meses do ano. A maior performance do Plano III foi gerada pela renda variável onde o Plano tem alocação por meio de fundo de investimentos em ações.

15 Análise de Risco Corroborado por uma carteira de investimentos mais diversificada e com exposição maior a títulos Pós Fixados atrelados ao IPCA e marcados a mercado, o Plano III – MISTO possui um VaR relativamente superior ao demais planos tendo também seu limite na Política de Investimentos em 5,00%. Outra classe que também contribui incrementando o VaR do Plano é sua exposição a Renda Variável, classe com o maior retorno observado no trimestre. GEINV – janeiro a setembro / 2018

16 PLANO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA
O Plano de Gestão Administrativa, que é usado para custeio das despesas administrativas da Fundação, não necessita de uma diversificação maior de ativos e, portanto está 100% alocado em renda fixa indexada pelo CDI. Os dois fundos em que os recursos do planos estão alocados rentabilizam aproximadamente o CDI, apresentando uma pequena diferença mensal.

17 PLANO ASSISTENCIAL O Plano Assistencial, usado para custeio do plano de saúde, está 100% alocado em renda fixa, tendo em vista que a finalidade do plano é apenas para garantir os compromissos das despesas assistenciais e, totalmente indexado ao CDI. As aplicações do plano são divididas entres dois fundos de renda fixa com resultados semelhantes.


Carregar ppt "RELATÓRIO DE DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS GERÊNCIA DE INVESTIMENTOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google