Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PLANEJANDO ESTRATÉGICAMENTE
VISÃO ESTRATÉGICA José Manuel de Sacadura Rocha
2
O QUE É PLANEJAR? Planejar refere-se à busca da melhor alternativa para se chegar a determinado resultado futuro. Portanto: 1.olhar para o futuro; definir objetivos; 3.escolher a melhor alternativa para atingi-los.
3
PLANEJAMENTO - UMA VISÃO SISTÊMICA.
“O Planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes “. (Drucker). Portanto, é um processo sistemático e constante de tomada de decisões. É um processo de ações interdependentes que visam alcançar objetivos prévios.
4
A ESSÊNCIA DE PLANEJAR É TOMAR DECISÕES!!!!!
Decidir é escolher uma de várias alternativas. Qual a melhor alternativa? Depende variáveis internas e externas, controláveis e incontroláveis.
5
6.tecnologia disponível; 7.RH disponíveis.
Variáveis Internas: 1.estrutura da empresa; 2.disposição investir; 3.burocracia; 5.complexidade dos sistemas; 6.tecnologia disponível; 7.RH disponíveis.
6
Variáveis Externas: 1.clientes; 2.concorrentes (benchmarking); 3.fornecedores; 4. governo, sindicatos, demais organizações sociais 5.novas tecnologias; 6.exigências da globalização; 6.tendências e cenários .
7
VARIÁVEIS CONTROLÁVEIS E INCONTROLÁVEIS
Controláveis: empresa(público interno,público externo); fornecedores; distribuidores; concorrentes(diretos,indiretos); consumidores-tudo que posso estudar e planejar comportamentos alheios. Incontroláveis: economia; geográfico; natural; cultural; político-legal-tudo que não posso planejar comportamentos.
8
PLANEJAR É UM ATO DE CORAGEM!!!!!
Estudo situação atual! Vários problemas! Várias soluções! Enxergar o futuro! Escolher o melhor! Princípio da Eficiência, Eficácia e Efetividade.
9
QUEM PLANEJA ERRA MENOS!
Lembrete 1: se não sabe onde quer chegar, nada o ajudará a chegar...na verdade inexiste a vontade de chegar. Lembrete 2: a pior estratégia é infinitamente melhor do que nenhuma. Lembrete 3: quem não planeja só pode recolher as sobras dos outros.
10
IMPORTÂNCIA DE PLANEJAR
Introduzir método: é ele que vai reduzir o fracasso. Reduzir os custos: sempre haverá a solução ZD mais econômica. Acabar improvisação -“jeitinho” e voluntarismo não produz eficiência.
11
IMPORTÂNCIA DE PLANEJAR.
Sinergia: sabendo onde se chegar, como e quando, a produtividade aumenta. Evitar mudanças: persistir diante dos “casuísmos” e das dificuldades. Possibilita controle: avaliar os resultados Racionalidade: na distribuição recursos Visão sistêmica e holística: abrangência e trabalho em equipe.
12
PLANEJAR PARA MELHOR SE PREPARAR.
O planejamento não é imutável! Mas, quando os imprevistos acontecem, quem planejou está melhor preparado para reconstruir o novo caminho!
13
a) TIPOS DE PLANOS: 1.ESTRATÉGICOS
1.Voltados para objetivos de relacionamento com o mercado; 2. Objetivos externos, submissos à missão; 3. Elaborados pela alta direção da empresa, por especialistas; 4. Muda a longo prazo, de acordo com o mercado; 5. De duração Indeterminada.
14
2. OPERACIONAIS 1. Voltados para a execução interna dos objetivos estratégicos; 2. Voltados para as operações cotidianas departamentais; 3.Elaborados pelas gerências e chefias intermediárias; 4. De duração determinada, mudando a curto prazo.
15
FATORES IMPORTANTES: Não se muda estratégia a todo momento.
pontos fortes; pontos fracos; fatores críticos de sucesso. Planejar a longo prazo implica maior rigor com os dados, previsões, análises. Não se muda estratégia a todo momento. Participação de todos é importante nos planos operacionais. Verificar valores e deficiências departamentais.
16
b)PLANOS QUANTO À DURAÇÃO
2.Permanentes/Indeter-minados: se repetem indefinidamente; elaborados alta direção; não têm prazo para terminar. Ex: organograma, política mercadológica 1.Temporários/Cíclicos duração limitada; a cada período novo plano é refeito; elaborados gerência média. Ex: faturamento, produção, orçamento.
17
RESUMO:
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.