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“Perspectivas da comercialização de Aços Planos no Brasil”

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Apresentação em tema: "“Perspectivas da comercialização de Aços Planos no Brasil”"— Transcrição da apresentação:

1 “Perspectivas da comercialização de Aços Planos no Brasil”
Idalino Coelho Ferreira Diretor de Comercialização da Usiminas XXXIV Seminário de Fusão, Refino e Solidificação dos Metais - ABM

2 Introdução O desempenho da macro economia afeta de forma direta o nível de demanda dos produtos siderúrgicos, e por isto, para elaborarmos um bom planejamento de vendas, temos que acompanhar de forma permanente a economia e suas perspectivas no país e no mundo.

3 Introdução O setor siderúrgico é um excelente termômetro das atividades econômicas, ao mesmo tempo em que a sua dimensão, retrata o grau de desenvolvimento econômico de um país.

4 Economia Brasileira Cenário de 2003

5 Economia Brasileira ... A economia brasileira ainda continuará apresentando restrições estruturais ao longo de 2003: Dependência de capitais externos para financiar o balanço de pagamentos, apesar da expressiva melhoria na balança comercial; Elevada magnitude de sua dívida interna em relação do PIB, o que obriga o país a manter superávits primários e impede uma redução mais rápida das taxas de juros. Esse quadro vem limitando o crescimento da economia e sua superação depende da adoção de um modelo que priorize: A aprovação das reformas estruturais da economia brasileira - previdenciária, tributária, trabalhista e agrária; A geração de crescentes saldos na balança comercial; A redução da dívida pública em relação ao PIB.

6 Economia Brasileira ... As perspectivas estarão mais favoráveis no 2º semestre. Com a redução das pressões inflacionárias, abre- se o caminho para a redução nas taxas de juros ao longo dos próximos meses. Caso as discussões das reformas estruturais ocorram de forma objetiva. No ano de 2003, estaremos construindo as bases de um crescimento sustentado. Com a consolidação do nível de confiança na economia, haverá o retorno dos investimentos; A redução das taxas de juros permitirá o crescimento da demanda e do nível de emprego a partir de 2004.

7 Economia Brasileira ... Indicadores Macroeconômicos PIB (%)
PIB Industrial (%) Selic (%) Câmbio (R$/US$) IPCA (%) 2001 Realizado 1,42 1,5 19,0 2,32 7,68 2002 Realizado 1,5 25,0 3,54 12,5 2003 Previsão 2,5 2,75 22,0 3,50 12,0

8 A Siderurgia Brasileira de Aços Planos

9 Mapeamento das usinas siderúrgicas de aços planos e não-planos no Brasil
CEARENSE (Gerdau) AÇONORTE (Gerdau) USIBA (Gerdau) USIMINAS * ACESITA BELGO MINEIRA CST * AÇOMINAS VILLARES V.M. TUBES COSIGUA (Gerdau) CSN * COSIPA * GUAÍRA (Gerdau) VEGA DO SUL* (em construção) PIRATINI (Gerdau) RIO GRANDENSE (Gerdau) * Aços planos

10 Evolução da Demanda Total de Laminados Planos
Em mil t. PRODUTOS CHAPAS GROSSAS TIRAS A QUENTE LAMINADOS A FRIO NR/FM EG HDG GALVANIZADOS TOTAL 2002 1.227 3.397 2.140 673 225 914 1.138 8.576 2003 1.265 3.541 2.197 681 204 1.051 1.255 8.939 D % 3,1 4,2 2,7 1,2 -9,3 15,0 10,3

11 Correlação entre a evolução do PIB e o consumo de aço

12 Evolução da Demanda Setorial
Em mil t.

13 O mercado de aços planos no Brasil se encontra num momento especial:
A entrada de novos concorrentes (CST e Veja do Sul) tornará o mercado mais competitivo. O nível de exigência dos clientes tem aumentado continuamente (qualidade, redução de custos, logística, atendimento)

14 Todas as usinas têm realizado amplos programas de expansão de capacidade de produção e de atualização tecnológica, que possibilitam o pleno atendimento das necessidades do mercado.

15 Premissas Básicas Macroeconômicas
Crescimento Médio Anual 2003 ~ 2010 Indicadores PIB PIB Industrial PIB Agrícola Invest. Agrícola (%) 3,1 3,6 4,1 5,1

16 Os investimentos realizados pela Siderurgia Brasileira nos últimos anos, associados às expansões previstas, assegurarão o pleno abastecimento do mercado interno, de todas as linhas de laminados planos, bem como a manutenção de significativos volumes de exportação ao longo dos próximos anos.

17 Laminados Planos - Total
Expansão CST-TQ Vega-HG CISA-HG Vega-TF Oferta GALVASUD-HG USIMINAS TF/HG CST-TQ Demanda Saldo Exportável Em mil toneladas

18 Chapas Grossas Oferta Demanda Saldo Exportável Em mil toneladas

19 Laminados a Quente Oferta Demanda Saldo Exportável Expansão CST CST
Em mil toneladas

20 Laminados a Frio Oferta Demanda Saldo Exportável Vega do Sul USIMINAS
Em mil toneladas

21 Galvanizados Oferta Demanda Saldo Exportável Vega do Sul CSN/CISA
USIMINAS CSN/GALVASUD Demanda Saldo Exportável Em mil toneladas

22 Estratégia de Comercialização da Usiminas para o Mercado Interno

23 Pilares da Estratégia de Comercialização
Pacote de soluções para o Cliente Estratégia Comercial Posicionamento Competitivo Produtos e Serviços Portfólio de Atendimento Diferenciado

24 Ações Posicionamento da imagem Foco no cliente
Marketing de relacionamento Força de Vendas Adequação da estrutura de vendas segmentação com foco setor/cliente Intensificação da Sinergia com a Cosipa

25 Empresa voltada para o cliente
Programação e Produção Pesquisa Logística Assistência Técnica Marketing Vendas INTEGRAÇÃO ATENDIMENTO DO Setor/Cliente

26 Logística do Sistema Usiminas
II / USISTAMP I USICORT/ USIBLANKS IMBIRUÇÚ JIT CAP. EDUARDO USIMINAS JIT NORDESTE USIAL PORTO PRIVATIVO DE PRAIA MOLE UTINGA PORTO PRIVATIVO DE CUBATÃO DUFER FASAL TAUBATÉ JIT COSIPA RIO NEGRO PIRES DO RIO TESP RIO DE JANEIRO JIT JIT CURITIBA PORTO ALEGRE JIT Centros de Serviço Centros de Distribuição Centros de Distribuição em estudo JIT Usinas Portos

27 Atuações setoriais complementares da Usiminas e Cosipa
58,9 31,7 43,9 80,8 35,7 26,1 39,0 21,3 8,5 12,6 10,5 19,2 43,8 33,3 22,8 23,1 32,6 55,7 45,6 20,5 40,6 38,2 55,6 Automotivo Utilidades Domésticas Eletrônico Tubos Gde. Diâmetro Tubos Peq. Distribuição/ Relaminação C.Civil/ Perfis Outros 1.574 253 319 458 686 2.848 1.025 1.414 Cosipa Usiminas FOCO DA USIMINAS Segmentos de Alto Valor Agregado FOCO DA COSIPA Segmentos de Baixo MERCADOS EM DESENVOLVIMENTO TOTAL 8.576 Demanda Em %

28 Estratégias de Comercialização
Cria Satisfação do Cliente Gera Valor ao Acionista

29 Considerações Finais

30 A existência de uma siderurgia moderna e atualizada contribui de forma importante para a expansão industrial e econômica de um país. No Brasil, o setor siderúrgico tem sido um componente fundamental para o aumento da competitividade de vários segmentos da indústria, que têm o aço como matéria prima.

31 O Brasil possui uma vocação natural para a produção siderúrgica
O Brasil possui uma vocação natural para a produção siderúrgica. A indústria é competitiva em termos de matérias primas, mão de obra, atualização tecnológica e escala de produção. Esta competitividade está traduzida na significativa contribuição que esta indústria traz para a balança comercial do país.

32 A Usiminas, através dos investimentos realizados em sua planta industrial em Ipatinga - MG, nas unidades de beneficiamento e distribuição espalhadas pelo país e da reestruturação da Cosipa, está buscando consolidar um moderno e competitivo complexo siderúrgico na América Latina.

33 Com a consolidação do Sistema Usiminas:
Liderança na produção de aço no país; Competitividade em custos e logística; Liderança no mercado interno de produtos planos; Destaque entre os 20 maiores grupos siderúrgicos do mundo.

34 FIM Muito Obrigado


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