A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Aula 4 Prof.: Lucia Helena Porto

2 Instrumentos de Avaliação
Os instrumentos e as técnicas de avaliação só devem ser utilizadas se estiverem atreladas às atividades, objetivos e adequados ao conteúdo, ao nível de aprendizagem de alunos. Também os recursos materiais a serem utilizados devem estar disponíveis ao professor e alunos.

3 ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO - O que observar  Antes da elaboração de um roteiro é importante que o professor determine que tipo de atividade será objeto da observação, em que horário ela acontecerá, que atitudes farão parte da ficha de registro, que critérios serão utilizados para registro da avaliação .

4 Registro do comportamento dos alunos em um trabalho de grupo:
1- colaboração ao trazer material necessário 2- cuidado ao manusear os materiais 3- cooperação com os colegas 4- participação nas discussões 5- arrumação do local de trabalho. 6- uso adequado do tempo.

5 Com um instrumento de avaliação como o roteiro de observação, o professor terá condições de analisar comportamentos: do domínios cognitivo – eles reconhecem os tipos de folhas? do domínio afetivo – colaboram uns com os outros ? do domínio psicomotor : recortar, colar, distribuir, no espaço do cartaz, as folhas.

6 DINÂMICAS DE GRUPO - O uso de dinâmicas de grupo favorece, principalmente, interação entre professor e alunos, entre alunos e alunos; troca de conhecimentos; ampliação de conhecimentos, a discussão de novos temas; incentiva a criatividade, entre outros tipos de comportamentos, atitudes , habilidades.

7 Apresentação considerando a cultura local Qual o objetivo desta dinâmica ? Valorizar os símbolos ao longo do encontro. Que conteúdo pode ser explorado ? A cultura da comunidade onde está inserida a escola. Quais os critérios de avaliação ? Estabelecer o tipo de participação de cada grupo, quantos participantes falarão, quantos objetos poderão ser trazidos e apresentados.

8 O que pode ser avaliado ? - a abrangência do conteúdo sobre a cultura da região - a motivação para pesquisar um objeto regional - a elaboração de um texto para apresentar o objeto trazido - a cooperação na divisão de tarefas - a apresentação oral ; a criatividade

9 DEBATES / DISCUSSÕES podem ser utilizadas de vários formatos : fóruns, seminários, júri simulado,etc. podem servir como elementos de organização do estudo de determinado tema ou texto. Podem ser usados como espaços de socialização e fortalecimento de relações sociais

10 O que pode ser avaliado com esta atividade ?
- participação nos grupos - interesse pela pesquisa - capacidade de ouvir o outro - conhecimento do assunto - criatividade nas perguntas e respostas - uso de conhecimentos transversais

11 PAINEL INTEGRADO É uma das técnicas mais utilizadas pois é de fácil execução . permite a integração de conceitos, ideias. é útil porque introduz um assunto novo, integra o grupo, propicia a participação de todos. familiariza os participantes com um assunto, para que haja um aprofundamento .

12 A técnica deve ser usada quando quisermos obter uma visão do assunto sob vários ângulos; diluir o formalismo do grupo; elevar o nível de participação e comunicação. O que pode ser avaliado ? - a participação do aluno nas discussões - a análise do tema apresentado - a integração em diferentes grupos - a pertinência das ideias apresentadas

13 PORTFÓLIO É um instrumento que dá espaço à criatividade, à construção e que registra o percurso desse processo de construção do saber. O portfólio é o instrumento que reflete a trajetória desse saber construído. Também possibilita aos alunos e professores uma compreensão maior do que está sendo ensinado.

14 O portfólio é definido como uma coleção de itens que revelam, conforme o processo se desenvolve, a reflexão sobre os diferentes aspectos do crescimento e do desenvolvimento de cada aluno, ou de cada grupo de alunos. A avaliação baseada em portfólios concentra a atenção de alunos num processo que estimula o questionamento, a discussão, a análise e a reflexão.

15 O aluno deverá registrar as aprendizagens mais significativas , evidenciando reflexões sobre a sua construção, isto é, o que aprendeu, se ampliou seu conhecimento, seja por meio das aulas, textos, pesquisas, palestras, seminários, reportagens, vídeos, trabalhos de extensão à comunidade.

16 O aluno é orientado para ser claro e objetivo ao revelar, analisar e discutir sua própria aprendizagem e desenvolvimento durante o processo, por meio de comentários pessoais integrados em cada momento da produção do portfólio. Esses comentários constituem um importante instrumento de avaliação e de auto- avaliação.

17 JOGOS DIDÁTICOS / EDUCATIVOS
Jogo = competição = desafio A ideia de jogo tem as conotações de aprendizagem, conhecimento, mas também divertimento, atividade prazerosa. avalia-se a competitividade, a colaboração, o envolvimento, a obediência às regras , as relações interpessoais, a aquisição de novos conhecimentos,

18 O professor se coloca como o personagem principal na condução das regras . Ele vai mediar todo o comportamento dos alunos , estimulando boas práticas e reprimindo outras não condizentes à atividade proposta. jogos são um recurso didático que envolve ensinar, aprimorar relações interpessoais e, ainda, causar sensações de prazer, de alegria, de motivação.

19 Eles atendem ao desenvolvimento dos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor, mas nem todos ao mesmo tempo ou no mesmo jogo. Cabe ao professor decidir o que usar, como, quando, porque, onde , com que tipo de aluno. Cabe ao professor decidir o que usar, como, quando, porque, onde , com que tipo de aluno.

20 Um jogo é efetivamente educativo quando, além de promover alegria, desenvolver atributos conceituais , mentais, como : . estimular a memória; . promover a sociabilidade; . desenvolver diferentes linguagens; . exercitar níveis diferenciados de atenção; . explorar a criatividade.

21 Nota aprovação mediação fracasso Recuperação realidade sociedade alternativas construção
AVALIAÇÃO emancipação classificação objetivos diferenças comparação amorosa pesquisa medida testes exames transformação reprovação prova

22 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Atividade Profª Lucia Helena Porto

23 Escolha uma atividade de sala de aula e elabore um procedimento de avaliação que possa ser utilizada pelos alunos. Considere a participação, a colaboração dos alunos e , também, a pesquisa feita por eles.


Carregar ppt "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google