A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 FORMAS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
DESENHO À MÃO LIVRE 1.1. MATERIAL- PARA DESENHAR... - Esferográfica!!! - Lápis de carvão: verificar dureza... - Mais duro: lapizeiras, linhas rigorosas, menos livres - Mais mole: linhas mais livres, com menor rigor. - Demasidado duro, fere o papel (não dá para apagar, etc...) - Borracha - De preferência branca, tipo Rotring. Não fere o papel. - Afia llápis - dos que não partem os bicos...

2 FORMAS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
DESENHO À MÃO LIVRE 1.1. MATERIAL- PARA COLORIR... - Marcadores (COPIC, LETRASET - em extinção...). Usar recargas!!! $$$ - 6 níveis de cinza, 3 quentes, 3 frios: 3, 6, 9, por exemplo. - Cores à escolha e preto. Não há preto mais preto que o preto... - Pastel (alternativa, o brush do photoshop., por sobreposição de layers) - Espalhar com cotonetes, papel higiénico, algodão... - Criar a cor desejada, raspando stick de pastel com x-acto. - Lápis de cor - para definir linhas coloridas nas zonas pintadas - Esferográfica ou caneta tipo rotring de ponta fina (o,25) - para delimitar cotornos bem definidos e em sombra. - Corrector de tinta - para marcar brilhos muito intensos

3 FORMAS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
DESENHO À MÃO LIVRE 1.2. MATERIAL - SUPORTES: - Papel fotocópia!!! - Papel claro: para uma representação normal (representa-se a sombra, a luz e a cor como no papel branco). - Papel colorido: é útil para aproveitar a cor do papel para preencher a cor principal do objecto. Representa-se só a luz e a sombra. - Papel muito escuro: Representa-se só a luz e alguma cor. - Papel canson: A rugosidade pode ajudar para definir certas texturas. É um suporte com alguma rigidez e onde os riscadores deslizam bem...

4 FORMAS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
DESENHO À MÃO LIVRE 1.2. MATERIAL - SUPORTES Usar um desenho muito trabalhado, tem dois riscos: 1 - O lápis ou caneta podem “borrar” ao passar o marcador por cima. 2 - Se foi apagado, a zona onde passou a borracha não reage bem aos marcadores ou aos traços mais precisos. Usar folhas com alguma transparência, ajuda para passar por cima desenhos menos bons ou para aproveitar e limpar só as linhas que interessam. Mesa de luz: ajuda a fazer desenhos mais limpos a partir do do sketch, quando se está a usar folhas mais espessas e menos transparentes - melhores para colorir. Nota: Para apresentação, abaixo de A3 é um selo!! Nos desenhos grandes, a difgitalização e posterior redução, dá grandes resultados. (Como na BD!)

5 FORMAS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
DESENHO À MÃO LIVRE 1.3. MATERIAL - OUTROS: - K-LINE: Para montar de forma lisa e profissional os desenhos. Se bem cortado, as margens podem servir de moldura. Preto ou branco, 3 a 10mm... - Cola Spray 3M preta: Para montar de forma lisa e profissional os desenhos. - X-acto: para recortar os suportes, para recortar os desenhos e cola-los num fundo mais limpo. - Escantilhões e curvilíneas ajudam a a produzir um traço mais seguro. Nota: Para apresentação, abaixo de A3 é um selo!! Nos desenhos grandes, a difgitalização e posterior redução, dá grandes resultados. (Como na BD!)

6 FORMAS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
DESENHO À MÃO LIVRE 2. FASES 1. Decompor as formas em volumes elementares e contornos principais 2. Representar (a linha muito leve) os contornos ou volumes elementares. Organizar a sua disposição no espaço do papel. a) Definir eixos de simetria b) Transportar proporções 3. Acrescentar detalhes de forma com o apoio das linas de eixo e de outros volumes e formas elementares. 4. Definir linhas de contorno, secções auxiliares.

7 FORMAS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
DESENHO À MÃO LIVRE 2. FASES 5. Reforçar traços principais. Realçar linhas mais correctas. Eventualmente, desenhar por cima, em nova folha se o desenho está sobrecarregado. 6. Definir direcção da luz, zonas de luz e sombra. a) Tracejar zonas mais escuras, com linhas paralelas. b) Definir projecção de sombras c) Definindo o contorno das zonas de luz e sombra, para pintura

8 FORMAS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
DESENHO À MÃO LIVRE 2. FASES 7. Colorir: Primeiro zonas mais escuras, depois mais claras. a) Primeiro os marcadores, nas zonas de maior contraste. Na dúvida, deixar sem cor (branco, luz) b) Passar zonas a pastel, nas zonas de menor contraste. 8. Definir contornos: a) usar o lápiz na transição entre maior e menor contraste, para delimitar zonas a pastel, para definir juntas com luz. b) caneta fina para contornos mais escuros ou juntas sem luz.

9 FORMAS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
DESENHO À MÃO LIVRE 2. FASES 9. Acabamentos: a) Limpar excesso de pastel ou lápiz com a borracha b) passar lápiz preto para reforçar sombras c) lápiz branco para reforçar luz d) corrector de tinta nos vértices com muito brilho. 10. Olhar o desenho final à distância e retocar as vezes que for preciso até estar satisfeito...

10 FORMAS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
DESENHO À MÃO LIVRE 3. TREINO 1. Linhas e volumes: Desenhar objectos reais a) vistas b) tridimensional 2. Cores e materiais: Desenhar a partir de fotografias a) interpretar como se pode representar cada material b) ler a luz c) ler os reflexos. 3. Desenhar a partir de objectos 4. Desenhar sem objectos! (e sem rede) nota1: não utilizar outros desenhos: têm os erros e artifícios dos outros desenhadores

11 FORMAS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
DESENHO À MÃO LIVRE 3. TREINO Utilizar sempre que possível fotos de estúdio: já têm a preocupação de utilizar a luz e reflexos certos para definir os contornos.

12 FORMAS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
DESENHO À MÃO LIVRE 3. TREINO LUZ E REFLEXOS: Os elementos ou espaços em redor do objecto vêm reflectidos no mesmo: - Se a reflectividade é baixa (tecidos, borrachas, superfícies rugosas) com sombras escuras de contornos mal definidos. A fonte de luz resulta em zonas de material um pouco mais claras...

13 FORMAS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
DESENHO À MÃO LIVRE 3. TREINO LUZ E REFLEXOS: Os elementos ou espaços em redor do objecto vêm reflectidos no mesmo: - Para reflectividade média, (chapa, plástico, superfícies lisas) com sombras na cor do material com contornos bem definidos. A de fonte luz resulta em zonas de material em cor muito mais clara. Foco em branco. - Para muita reflectividade, (cromados, vidros, superfícies muito lisas) com contornos e cores bem definidos. A luz resulta em zonas de material branco.


Carregar ppt "FORMAS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google