A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI

2 PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI
O QUE É EDUCAÇAO FÍSICA ? Wikipedia :“Educação Física é um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos.” PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI

3 PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI
Segundo Palafox, de acordo com a perspectiva Marxista “Educação Física é uma atividade humana e manifesta-se como uma prática social.” Outros autores: Walter Bracht Hugo Lovisolo Silvino Santim Paulo Guiraldelli Junior Micheli Escobar Celi Taffarel Gaya Entre outros PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI

4 PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI
“Educação Física pode ser considerada uma ciência sim (não da Motricidade Humana nem da saúde). Ela é uma CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO que superou epistemologicamente sua fase pré-pragmática e precisa de uma adequada organização curricular em que possam ser confrontados os diferentes campos de reflexão, capacitação docente e atuação profissional em condições de disputa equilibrada para poder encontrar seu verdadeiro sentido/significação social.” (PALAFOX 1996) PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI

5 PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI
Para uma formação adequada do professor de Educação Física precisamos enfocar: diferentes temáticas advindas da cultura corporal, que constituem o seu corpo de conhecimentos; formação filosófica e científica do professor; e ação profissional do professor na realidade concreta. PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI

6 REPRESENTA OS VALORES DE UMA CLASSE SOCIAL
MOVIMENTO CULTURA CORPORAL PEDAGOGIA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA POLÍTICA ENSINO-APRENDIZAGEM REPRESENTA OS VALORES DE UMA CLASSE SOCIAL INSTRUÇÃO/TREINAMENTO DE HABILIDADES E HÁBITOS PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI

7 PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI
JOGO CULTURA CORPORAL ESPORTE GINÁSTICA PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI

8 NA ATUALIDADE A EDUCAÇÃO FÍSICA
DOMINAÇÃO IDEOLÓGICA IDEOLOGIA REPRODUTORA E ALIENANTE DOMINAÇÃO CULTURAL PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI

9 PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI
Segundo Palafox (1996) “A Educação Física é uma prática política que não é neutra e reflete concepções simbolicamente criadas e estruturadas para sustentar, conscientemente ou não , um determinado modelo de sociedade que, por sua vez, favorece a presença das várias práticas existentes na realidade, como são os casos daqueles professores que por “n” fatores se limitam diariamente, na escola, a entregar a bola aos alunos e esperar o final da aula(…)” PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI

10 Visão de homem, mundo , sociedade e formas de interação humana
A atuação profissional do professor de Educaçã0 Física, bem como o seu planejamento ou a falta dele representam Visão de homem, mundo , sociedade e formas de interação humana Refletem uma forma de organização sócio-política-econômica PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI

11 O PROFESSOR É UM AGENTE POLÍTICO -PEDAGÓGICO
PROJETO DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE EMANCIPAÇÃO HUMANA PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI

12 Que pessoas/cidadãos se deseja formar?
RESPONSÁVEIS – com seus deveres individuais e sociais. CRIATIVOS – para resolver problemas de todo tipo. AUTÔNOMOS – que saibam agir por si mesmos assumindo a RESPONSABILIDADE das CONSEQUÊNCIAS daquilo que se diz e se faz. PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI

13 PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI
ATIVOS – diante dos desafios que a vida coloca. SENSÍVEIS – aos problemas e dificuldades da vida social. SOLIDÁRIOS/COOPERATIVOS – com os outros. OTIMISTAS – diante dos obstáculos que a vida coloca. PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI

14 PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI
CRÍTICOS: Que conheçam seus direitos individuais e sociais, lutando com COMPETÊNCIA (técnica, social, emocional e comunicativa) para conquistá-los, buscando, sempre, igualdade de oportunidades para todos (sem exceção). B) Que reconheçam a injustiça, participando na luta contra ela, JUNTO COM os/as EXCLUÍDOS/AS, MARGINALIZADOS/AS do sistema social. PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI

15 PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI
EDUCAÇAO FÍSICA Não é aula de “esporte” nem de treinamento esportivo. Não é aula de “brincar” pelo “brincar”, pois tem CONTÉUDOS A ENSINAR igual as outras disciplinas da escola. Seu conteúdo tem a função de cumprir a obrigação da escola: ENSINAR e contribuir com a formação do CARÁTER DO ALUNO. Portanto, tem as mesmas funções e características das outras disciplinas. PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI

16 Tem um conteúdo TEÓRICO para ensinar.
Tem um conteúdo PRÁTICO para ensinar PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI

17 PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI
“Em síntese, não basta formar educadores que simplesmente saibam por que, como e onde fazer. Eles também precisam aprender e conhecer, políticopedagogicamente, a favor de quem e contra quem servem, para poder alcançar sua efetiva emancipação individual e social.” (PALAFOX 1996) PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI

18 "Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha."
( Confúcio - Kung Fu-Tzu /479a.C. ) PROF. MS. FERNANDA NASCIUTTI


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google