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INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA

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Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA
2019/2 Richard M. Stephan Objetivos do Curso Metodologia Material Bibliográfico Cronograma de Atividades Critérios de Avaliação Fundão: Meca da Tecnologia Conclusão

2 1. Objetivos do curso Amplos Motivar os estudantes, destacando suas perspectivas, direitos e deveres. Orientar na escolha profissional. Posicionar a engenharia elétrica no contexto nacional e internacional. Apresentar o mercado de trabalho para Engenheiros Eletricistas. Específicos Apresentar a estrutura do Curso de Engenharia Elétrica da UFRJ, suas regras acadêmicas, seus professores e laboratórios. Divulgar atividades estudantis. Exercitar a apresentação de seminários. Executar trabalhos em grupo. Incentivar o uso da biblioteca e do portal de periódicos CAPES. Exercitar o estudo de literatura técnica em inglês. Treinar o comportamento em seminários, aulas e discussão em grupo.

3 2. Metodologia Aulas expositivas, dadas pelo professor da disciplina. Participação de palestras apresentadas por conferencistas convidados. Demonstrações em laboratório e visitas. Apresentação de seminários, por parte dos alunos. 3. Material Bibliográfico Introdução à Engenharia Elétrica de Potência, Richard M. Stephan, DEE, 2016. Site:  Curso  Programa das Disciplinas  Introdução

4 4. Cronograma de Atividades
# DATA Assunto 1 08/08 Apresentação do curso. Formação de grupos. Aula: Eletromagnetismo 2 15/08 Aula: CC x CA; Potência Elétrica – Atividades Estudantis. 3 19/08 PARTICIPAÇÃO NO SENEL Os alunos devem participar de, no mínimo, 5 atividades do SENEL, com comprovação de presença. Sugere-se diversificar entre palestras, visitas, mesas redondas. 4 20/08 5 21/08 6 22/08 7 23/08 8 29/08 Aula: Monofásico x Trifásico– Atividades Estudantis 2 9 05/09 “The Triumph of Technology no 2” – Atividades Estudantis 3 10 12/09 Aula: Resposta em Frequência e Controle – Atividades Estudantis 4 11 19/09 Aula: Eletrônica de Potência e Supercondutividade – Ativ. Estud. 5 12 26/09 “The Triumph of Technology no 4 – Atividades Estudantis 6 13 03/10 Apresentação de seminário / 3 grupos Prazo final de entrega dos exercícios 14 10/10 Apresentação de seminário / 4 grupos 15 17/10 Apresentação de seminário / 3 ou 4 grupos 16 24/10 SNCT & (eventualmente) PROVA FINAL 4/13

5 5. Critério de Avaliação Grupos de 4 alunos (uma pequena firma de engenharia) A avaliação do grupo será feita através de: a) Relatórios sobre dois (2) textos do “The Triumph of Technology” (peso 30%). b) Solução dos 20 Exercícios do Livro Texto (peso 40%). c) Apresentação Oral de tema escolhido pelo grupo (peso 30%). Nota x número de alunos do grupo = pontos atribuídos. Caberá aos próprios alunos fazer a distribuição dos pontos atribuídos entre si. A nota da avaliação será comparativa entre os grupos, de modo que se espera uma disputa saudável entre as equipes, como ocorre em todo edital ético de obras de engenharia. A prova final, se necessária, será individual e consistirá de perguntas sobre “The Triumph of Technology”. O controle da presença será feito pelo professor, especialmente nos dias de visita, palestras e seminários ou quando perceber que a turma está esvaziada. Nos demais, quando não for feita chamada, a presença será considerada integral.

6 The Triumph of Technology.
- Só serão avaliadas 2 conferências e cada relatório deve conter: Título, componentes do grupo e número de identificação do grupo. Resposta para 10 perguntas formuladas pelo professor (ver site da disciplina). Dicionário de palavras. - Os relatórios devem ser entregues logo após a aula. - Os trabalhos devem ser manuscritos à caneta. Lista de Exercícios deve conter: Componentes do grupo e número de identificação do grupo. Solução dos exercícios apresentada de forma manuscrita pelo método KISS. Apresentação Oral deve necessariamente conter transparências com: Título, componentes do grupo e número do grupo. Índice da apresentação. Corpo da apresentação. Conclusão. Bibliografia com, no máximo, 20% de referência à “sites”. Tema com base bibliográfica diferente dessa não será aceito. A bibliografia deve ser relacionada respeitando um padrão técnico. Cópia das transparências (p&b, 6 por página, entregue antes da aula).

7 Referências Bibliográficas
Bazzo, W.A.; Pereira, L.T. (2006); Introdução à Engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos, Ed. UFSC, Florianópolis. Bennett, S. (1986); A History of Control Engineering, , Peter Peregrinius - IEE, London. Bodanis, D. (2008); Universo Elétrico, Ed. Record, Rio de Janeiro. Broers, A. (2005); The Triumph of Technology, BBC Radio 4, acessado em 10/03/2018. Patterson,D. (2010); The Trouble with Multi Core. IEEE Spectrum, Vol. 47, n.7, pp ,52-53. Schaeffer, J.; Burch, N.; Bjoernsson, Y.; Kishimoto, A.; Mueller, M.; Lake, R.; Lu, P.; Sutphen, S. (2007); Chekers is Solved. Science, Vol. 317, pp

8 Método KISS Keep It Simple, Stupid !!!
Antoine de Saint Exupéry: “Belo é o que se atinge quando nada mais pode ser retirado e qualquer adição se faz desnecessária”. Leonardo da Vinci: “Simplicidade é o último grau de sofisticação”. Mies Van Der Rohe: “Menos é mais”.  Albert Einstein: “Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso“.  Stefan Zweig: “Se elogiam os meus livros, a virtude provém unicamente do método sistemático de eliminação de todas as pausas supérfluas e de todos os ruídos colaterais, e se reconheço em mim uma espécie de arte, então é a arte de abrir mão, pois não me queixo quando de mil folhas escritas, oitocentas vão para o cesto de papel e só duzentas restam como essência filtrada”.  Jesus: “Amar ao próximo com a si mesmo e a Deus acima de tudo“.

9 6. Fundão: Meca da Tecnologia
5,2 km2 ~ 5km x 1km habitantes diurnos pessoas circulando por dia veículos circulando por dia Schlumberger, FMC, GE, B&G, Usiminas, V&M, Loreal, Embratel Haliburton, Siemens, AMBEV PARQUE TECNOLÓGICO Linha MagLev-Cobra, prevista no Plano Diretor da UFRJ 2020 BIO RIO CENPES 2 INCUBADORA IEN Linha de teste MagLev-Cobra CEPEL 9/13

10 7. Conclusão Um estudante responsável estuda. Ele honra e justifica o título que leva: estudante. Isso é mais do que estudar por obrigação, é estudar por amor. Amor próprio, amor aos próprios pais, amor ao País. Se o ensino for público, o compromisso deve ser maior ainda.

11 11/13

12 Viva como autor da sua história e não como vítima do destino.

13 Obrigado e bom trabalho !

14 Como aprendemos? “Ninguém ensina ninguém Ninguém aprende sozinho Homens e mulheres se educam, mediatizados pelo mundo.” Paulo Freire

15 WORKSHOP – 5 to 8 August 2019 Belo Horizonte

16 GCSP (Grand Challenges Scholars Program)
Talent Competency Multicultural Competency Multidisciplinary Competency Entrepreneuship Competency Social Consciousness Competency Ecological Consciousness Competency MISSION: “Continuation of life on the planet, making our world more sustainable, healthy, secure and joyful”

17 ATRIBUTOS DE UM BOM ENGENHEIRO

18 Cursos de Engenharia na UFRJ
Graduação (EP) O lugar do “Know why” (#1) O lugar do “Know how” é a Indústria ! Grupos Estudantis (#2, #3, #4, #5, #6) Pós-graduação (COPPE) O lugar do “Why not?” Engenheiros são contratados por possuírem a competência #1 Engenheiros são demitidos quando não possuem as demais.

19

20 The NAE 14 Grand Challenges for Engineering in the 21st Century 1. Advance Personalized Learning 2. Make Solar Energy Economical 3. Enhance Virtual Reality 4. Reverse-Engineer the Brain 5. Engineer Better Medicines 6. Advance Health Informatics 7. Restore and Improve Urban Infrastructure 8. Secure Cyberspace 9. Provide Access to Clean Water 10. Provide Energy From Fusion 11. Prevent Nuclear Terror 12. Manage the Nitrogen Cycle 13. Develop Carbon Sequestration Methods 14. Engineer the Tools of Scientific Discovery


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