A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA CIENTÍFICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA CIENTÍFICA"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA CIENTÍFICA
TQ-729 60 HORAS 3 CRÉDITOS Professora Sônia Haracemiv Arte: Eduardo Ulysséa

2 Ementa Ciência. Método. Conhecimento Científico. Teoria do Conhecimento e Teoria da Ciência. A Ciência e a Sociedade. Métodos de Pesquisa. Componentes de um projeto de pesquisa. Etapas da Pesquisa Científica. Publicações Científicas e Redação Científica. Arte: Eduardo Ulysséa

3 Objetivos Proporcionar ao aluno o embasamento teórico e a vivência dos processos de aprendizagem e pesquisa, bem como a metodologia para a realização de trabalhos científicos. Pretende-se desenvolver hábitos de estudo, pesquisa, experimentação, comprovação, organização e raciocínio lógico. Arte: Eduardo Ulysséa

4 Conteúdo Programático
Tema 1: Competências para a Pesquisa Tema 2: Ciência Tema 3: Método Tema 4: Teoria do conhecimento Tema 5: Teoria da Ciência Tema 6: Conhecimento Científico Tema 7: A Ciência e a Sociedade Tema 8: Métodos de pesquisa Tema 9: Etapas da Pesquisa Científica Tema 10: Componentes de um Projeto de Pesquisa Tema 11: Elaboração do Projeto de Pesquisa Tema 12: Publicações Científicas e Redação Científica Tema 13: Seminário de Apresentação do Projeto de Pesquisa Arte: Eduardo Ulysséa

5 Metodologia de Ensino No desenvolvimento das aulas, prevê-se o envolvimentodos alunos no processo ensino-aprendizagem, através do uso dos seguintes meios: Aulas expositivas; Discussões de trabalhos em grupo; Apresentação de textos e artigos complementares; Participação dos alunos na aula; Utilização de multimídia e; Utilização de aparelhos de TV e vídeo. Arte: Eduardo Ulysséa

6 Recursos Necessários Para plena atividade didática são necessários os seguintes recursos e materiais didáticos: Computador Canhão multimídia TV/Vídeo Arte: Eduardo Ulysséa

7 Processo de Avaliação A avaliação dos alunos se dará através de:
Participação nas aulas; Trabalhos em equipe e/ou individuais; Apresentação da redação científica do projeto de pesquisa; Apresentação do projeto de pesquisa no seminário final Arte: Eduardo Ulysséa

8 Tema 1: Competências para a Pesquisa
Perfil do Pesquisador: Predisposição à enfrentar e vencer vários desafios Busca, testa ou cria novos conhecimentos, procedimentos e soluções de problemas Arte: Eduardo Ulysséa

9 Tema 1: Competências para a Pesquisa
Perfil do Pesquisador: Predisposição à enfrentar e vencer vários desafios Busca, testa ou cria novos conhecimentos, procedimentos e soluções de problemas Atitudes do Pesquisador: Paciência Autonomia intelectual Criatividade Espírito crítico e empreendedor Raciocínio lógico Persistência Consciência e responsabilidade ética, social e política Coragem para enfrentar desafios e romper paradigmas Humildade Arte: Eduardo Ulysséa

10 Tema 1: Competências para a Pesquisa
Princípio da Competência “Tudo aquilo que você fizer, seja na área pessoal ou profissional, faça da melhor maneira que for capaz. Estabeleça um tipo de relação tão boa com os outros, tanto no nível pessoal quanto social, que parta deles a iniciativa de associar-se a você.” (SECRETAN, Lance H. K. Os Passos do Tigre p.19-20). Arte: Eduardo Ulysséa

11 Tema 1: Competências para a Pesquisa
A Construção, criação ou transformação de conhecimentos: o grande desafio de pesquisa Pesquisar é: Exercício de hipotetizações Predições Transferências Deduções Argumentação criativa e segura Buscar divergências, contradições, convergências, novas formas de explicar situações e relações Arte: Eduardo Ulysséa

12 Sentido da palavra “Ciência”
Tema 2: Ciência Sentido da palavra “Ciência” Sentido amplo: conhecimento como na expressão “tomar ciência” disto ou daquilo. Sentido restrito: conhecimento apreendido, registro de fatos e demonstração das causas determinantes ou constitutivas. Sentido estrito e global: realidade una e total, não como especialidade em áreas delimitadas. Arte: Eduardo Ulysséa

13 Tema 2: Ciência Definições de Ciência
“ Conhecimento certo do real pelas suas causas.” “ Conjunto orgânico de conclusões certas e gerais metodicamente demonstradas e relacionadas com objeto determinado.” “Atividade que se propõe demonstrar a verdade dos fatos experimentais e suas aplicações práticas.” “Conhecimento sistemático dos fenômenos da natureza e das leis que os regem, obtido através da investigação, pelo raciocínio e pela experimentação intensiva.” “Estudo de problemas solúveis, mediante método científico.” Arte: Eduardo Ulysséa

14 Características da Ciência
Tema 2: Ciência Características da Ciência Conhecimento pelas causas Profundidades e generalidades de suas conclusões Finalidade teórica e prática Objetos: formais e factuais Método e controle Exatidão Aspecto social Arte: Eduardo Ulysséa

15 Classificação das Ciências Sintetiza e explica os MATEMÁTICA
Tema 2: Ciência Classificação das Ciências FILOSOFIA (LÓGICA) FORMAIS (PURAS) Sintetiza e explica os MATEMÁTICA fatos e princípios descobertos Sobre o universo e seus habitantes Arte: Eduardo Ulysséa

16 Tema 2: Ciência Classificação das Ciências
FÍSICA NUCLEAR, MINERALOGIA, LOGÍSTICA MILITAR, PETROGRAFIA, GEOLOGIA, COMPUTAÇÃO, FACTUAIS ENGENHARIA, ASTRONOMIA (Aplicadas) NATURAIS Utiliza os fatos e princípios científicos QUÍMICA ORGÂNICA, INORGÂNIGA, FÍSICO-QUÍMICA, para fazer coisas FARMÁCIA E BIOQUÍMICA úteis aos homens BIOLOGIA BOTÂNICA, MEDICINA, ZOOLOGIA, VETERINÁRIA, AGRICULTURA, TEC. ALIMENTOS, ENFERMAGEM, ECOLOGIA SOCIAIS SOCIOLOGIA, PSICOLOGIA SOCIAL, ANTROPOLOGIA CULTURAL, GEOGRAFIA, DIREITO, ADMINISTRAÇÃO COMUNICAÇÃO SOCIAL, ECONOMIA, HISTÓRIA EDUCAÇÃO BUNGE, Mário. La Ciencia, Su Metodo y Su Filosofia. Buenos Aires: Sigioveinte, Cap. 1. Arte: Eduardo Ulysséa

17 Tema 2: Ciência Espírito Científico ou Atitude Científica
Disposição subjetiva adequada à sociedade do trabalho científico. Espírito Crítico ou Consenso Criticar é analisar, questionar, submeter a exame, julgar a validade e a fundamentação das soluções estabelecidas. Espírito de Confiança na Ciência O homem que cultiva o espírito científico de confiança na ciência caminha a igual distância entre dois extremos: do ceticismo e da docilidade ingênua à dogmatismos. Espírito de Análise Decomposição ou desdobramento de um todo complexo em elemntos ou componentes simples. Arte: Eduardo Ulysséa

18 Tema 2: Ciência Espírito Positivo de apego à objetividade
Ciência não é literatura de ficção. Espírito Criativo Criatividade Científica versa sobre a elaboração de hipóteses, de instrumentos e de processos de pesquisa. Espírito Indagador “Não aceitar nada como verdadeiro sem saber evidentemente o que é”. (DESCARTE) Arte: Eduardo Ulysséa


Carregar ppt "METODOLOGIA CIENTÍFICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google