A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características e contexto histórico. CONTEXTO HISTÓRICO  Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características e contexto histórico. CONTEXTO HISTÓRICO  Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram."— Transcrição da apresentação:

1 Características e contexto histórico

2 CONTEXTO HISTÓRICO  Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram estabelecidas pelo romance "Os sofrimentos do jovem Werther", de Goethe, publicado na Alemanha em 1774.  Na Inglaterra, o Romantismo se manifesta nos primeiros anos do século XIX, com destaque para a poesia ultra-romântica de Lord Byron e para o romance histórico Ivanhoé, de Walter Scott.  Também figuram entre as primeiras obras do início da revolução romântica na Europa os livros Manon Lescut, do árabe Prévost (1731), e a História de Tom Joses, de Henry Fielding (1749).

3 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Na literatura, as principais características do romantismo são:  Oposição ao modelo clássico;  Estrutura do texto em prosa, longo;  Desenvolvimento de um núcleo central;  Narrativa ampla refletindo uma sequência de tempo;  O indivíduo passa a ser o centro das atenções;  Surgimento de um publico consumidor (folhetim)  Uso de versos livres e versos brancos;  Exaltação do nacionalismo, da natureza e da pátria;  Idealização da sociedade, do amor e da mulher;  Criação de um herói nacional;  Sentimentalismo e supervalorização das emoções pessoais;  Saudades da infância;  Fuga da realidade;

4 OPOSIÇÃO AO CLÁSSICO  No início, todos os movimentos em oposição ao clássico eram considerados românticos. Dessa maneira, os modelos da Antiguidade Clássica foram substituídos pelos da Idade Média quando surgiu a burguesia.  A arte, que antes era de caráter nobre e erudita, passa a valorizar o folclórico e o nacional. Ela extrapola as barreiras impostas pela Corte e começa a ganhar a atenção do povo.  A arte romântica, ao romper as muralhas da Corte e ganhar as ruas, liberta-se das exigências dos nobres que pagavam sua produção e passa a ter um público anônimo. É o surgimento do público consumidor, impulsionado no Brasil pelo folhetim, uma literatura mais acessível.  Na prosa, o aspecto formal do Classicismo é deixado de lado.  O mesmo ocorre com a poesia, com os versos livres, sem métrica e sem estrofação. A poesia também é caracterizada pelo verso branco, sem rima.

5

6 NACIONALISMO  Os românticos pregam o nacionalismo, incentivam a exaltação da natureza pátria, o retorno ao passado histórico e na criação do herói nacional.  Na literatura europeia, os heróis nacionais são belos e valentes cavalheiros medievais.  Na brasileira, são os índios, igualmente belos, valentes e civilizados.  A natureza também é exaltada no Romantismo.  Esta é vista como uma extensão da pátria ou refúgio à vida agitada dos centros urbanos do século XIX. A exaltação à natureza ganha contornos de prolongamento do escritor e de seu estado emocional.

7 Os sofrimentos do jovem Werther (1774)

8 SENTIMENTALISMO ROMÂNTICO  Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo.  É dessa maneira que os poetas se colocavam como o centro do universo.  Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustração e tédio. São características do movimento romântico:  As fugas da realidade por meio do abuso de álcool e ópio  A idealização da mulher, da sociedade e do amor bem como a saudade da infância  E a busca constante por casas de prostituição.

9 ROMANTISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL  O romantismo em Portugal tem como marco inicial a publicação, em 1825, do poema “Camões” escrito por Almeida Garrett.  A obra foi produzida durante seu exílio em Paris.  Os primeiros anos do Romantismo português coincidem com as lutas civis entre liberais e conservadores.  A renúncia de Dom Pedro ao trono brasileiro e sua luta pelo trono de Portugal ao lado dos liberais, veio intensificar esses conflitos.  No Brasil, duas publicações são consideradas o marco inicial do Romantismo.  Ambas foram lançadas em Paris por Gonçalves de Magalhães, no ano de 1836: “A Revista Niterói” e o livro de poesias “Suspiros Poéticos e Saudades”.

10 Romantismo: principais características e contexto Fontes: Toda Matéria


Carregar ppt "Características e contexto histórico. CONTEXTO HISTÓRICO  Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google