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DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA – USP

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Apresentação em tema: "DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA – USP"— Transcrição da apresentação:

1 DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA – USP
FSL 0204 – MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA II PROFª. BIANCA FREIRE-MEDEIROS PROF. MURILLO MARSCHNER (1) Parizot; Isabelle. "A Pesquisa por questionário". In: Paugam, Serge (org.). A pesquisa sociológica. Petrópolis, Vozes, 2015, pp

2 A Pesquisa por questionário
. Grande quantidade de informações – a possibilidade de inferir sobre o conjunto de uma dada população (amostragem e representatividade); . Padronização e comparabilidade; . Há uma receita? Os princípios e a elaboração.

3 Diferentes tipos de pesquisa por questionário
Questionários aplicados por pesquisador/a; Questionários autoadministrados . A percepção do ambiente com a presença física do pesquisador; . Interação pesquisador-pesquisado: quais os efeitos? . Pesquisa por telefone; . Cada pesquisa uma situação ideal para obtenção de informação (o exemplo sobre violência doméstica) – o lugar e as condições de realização da coleta de dados; . Como transmitir confiança e suscitar respostas sinceras?

4 A construção de um questionário
. O questionário enquanto expressão da construção do problema e da problemática de pesquisa; . Conhecimento prévio da população estudada e do domínio da pesquisa; . Como traduzir questões de pesquisa em indicadores? . Ex: a relação com o bairro e a situação socioeconômica da população residente; . A imperfeição da medida e a imperfeição do indicador; . E como coletar as informações? Questões abertas e questões fechadas;

5 A construção de um questionário
. “O conjunto das questões não deve ser somente compreensível para cada entrevistado, mas sê-lo da mesma forma para todos.”; . Quanto mais acessível for o vocabulário melhor para a padronização da compreensão das questões; formulações breves e simples; . O questionamento constante sobre as diferenças nas interpretações das questões; . O exemplo da coleta da informação sobre renda; . Privilegiar termos neutros na elaboração das perguntas; .

6 A construção de um questionário
. A ordenação das perguntas: aquelas mais delicadas ficam mais para o final, quando já está melhor estabelecido o clima de confiança entre entrevistador e entrevistado; . Agrupar também as questões em temas (o exemplo dos questionários da PRMBH, da PNAD, da OIT-TET e da DSD); . Evitar a obliquidade da desejabilidade social: como evitar que respondam o que acham que queremos ouvir? . A lista das possibilidades de resposta devem refletir tanto opiniões favoráveis quanto opiniões desfavoráveis à proposição; . As respostas nuançadas;

7 A construção de um questionário
. Mas nem sempre as pessoas sabem responder às questões que fazemos a elas; . “Fatias” de respostas; . “Redigir um questionário, seja qual for para o pesquisador, supõe fazer concessões recíprocas entre, de um lado. seus desejos relativos à amplitude e precisão das informações a obter e, de outro, a realidade daquilo que as pessoas entrevistadas podem - e também aceitam -- desvelar.”; . Essencial que a pesquisa que utiliza de questionários estruturados como instrumento de coleta contem, a priori, com hipóteses e informações sobre o objeto de estudo.

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