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Visão Geral dos Tipos de Pesquisa

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Apresentação em tema: "Visão Geral dos Tipos de Pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Visão Geral dos Tipos de Pesquisa
Universidade de São Paulo - USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA Disciplina: Metodologia de Pesquisa Aplicada à Administração I – EAD-5822 Profa. Bernadete Marinho

2 Classificação dos Tipos de Pesquisas

3 Classificação das Pesquisas quanto:
À natureza das variáveis pesquisadas ou Abordagem: Qualitativas (Método ou Processo) Quantitativas (Método ou Processo) À natureza do relacionamento entre as variáveis estudadas: descritivas causais Mattar (1997)

4 Classificação das Pesquisas quanto:
Ao objetivo e ao grau em que o problema de pesquisa está cristalizado: exploratória Conclusiva (descritiva e explicativa) À forma utilizada para a coleta de dados primários: por comunicação por observação Mattar (1997)

5 Classificação das Pesquisas quanto:
Ao escopo da pesquisa em termos de amplitude: estudo de casos estudos de campo levantamentos amostrais; à dimensão da pesquisa no tempo: ocasionais evolutivas Mattar (1997)

6 Classificação das Pesquisas quanto:
à possibilidade de controle sobre as variáveis em estudo: experimentais de laboratório experimentais de campo Ex ­post facto ao ambiente de pesquisa: de campo de laboratório por simulação Mattar (1997)

7 Exploratória e Conclusiva
Grau de estruturação da pesquisa Objetivo imediato Funil de Investigação de Aaker Problema (pouco estudado) Pesquisa Exploratória Possíveis causas do problema Causas prováveis Descritiva Causal

8 Exploratória – objetivos
Maior conhecimento sobre o tema Enriquecer o tema / problema de pesquisa / questionário / projeto final Gerar Hipóteses  pesquisa Causal Evidenciar variáveis importantes Clarificar conceitos

9 Conclusiva Pesquisa Conclusiva Survey Observação Experimentação
Descritiva Causal Malhotra (2001)

10 Objetivos bem estabelecidos Conhecimento do tema a ser estudado
CONCLUSIVA Descritiva Objetivos bem estabelecidos Conhecimento do tema a ser estudado Saber exatamente o que se deseja medir quando e onde realizará este levantamento como e por que

11 CONCLUSIVA :Tipos Descritiva Causal
Levantamentos de campo ou Estudos de campo Podem ser: Ocasionais (medição única da amostra) Evolutivas (medições ao longo do tempo) Painéis (mesma amostra) Causal Identificar relação de causa-efeito entre variáveis (causalidade)

12 Referências Bibliográficas
AAKER, D. A.; Kumar, V.; Day, G. S. Pesquisa de Marketing. 2. ed. São Paulo, Atlas, 2004 KIRK, J.; MILLER, M. Reliability and validity in qualitative research. Beverly Hills: Sage Publications, 1986. MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: edição compacta. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001 __________ Pesquisa de Marketing – Vol 1. São Paulo, Editora Atlas, 1997. __________ Pesquisa de Marketin – Vol 2. São Paulo, Editora Atlas, 1997 BOYD, H. W., WESTFALL, R. Pesquisa Mercadológica – Vol 1. Rio de Janeiro: CPTA, 1964. MARCONI, M. A., LAKATOS E. M. Fundamentos de Metodologia Científica 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003


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