A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA Metodologia da Pesquisa Prof. Ms. Edilacir Larruscain COLETA DE MATERIAL O tipo de material vai depender da natureza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA Metodologia da Pesquisa Prof. Ms. Edilacir Larruscain COLETA DE MATERIAL O tipo de material vai depender da natureza."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA Metodologia da Pesquisa Prof. Ms. Edilacir Larruscain COLETA DE MATERIAL O tipo de material vai depender da natureza do problema levantado! REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 1º contato com os autores que versam sobre o assunto (autores consagrados e/ou especialistas); 2º leitura das obras – confrontar posições dos autores, levantar dificuldades, comparar opiniões e discordâncias; ainda não aprofundar mas ter uma visão geral do problema; Utilizar: livros, periódicos, publicações especializadas, revistas, teses, dissertações; vasculhar a Internet; Importante: “Nenhum investigador deve partir de uma realidade completamente desconhecida, do ponto zero [...] esta revisão da literatura poderá oferecer novos parâmetros para olhar o mesmo tema que queremos nos debruçar” (THUMS, 2000)

2 Pesquisar nos “repertórios gerais” : enciclopédias, dicionários especializados, códigos legais, catálogos, anuários, anais, almanaques, entre outros; “garimpar” bibliotecas; “Pesquisar é um trabalho árduo!”

3 Leitura “A leitura do mundo precede a leitura da palavra [...] linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto” (Paulo Freire) Eliminar elementos que possam interferir negativamente em nossa leitura: má postura; barulhos e ruídos externos; ambiente inadequado, iluminação insuficiente; cansaço físico; vocabulário muito restrito e rebuscado; problemas de visão.

4 Diferentes tipos de leitura (Hühne, 1989) a) Exploratória: fase em que se lê tudo; o texto inteiro e completo para perceber o todo; b) Analítica: identificar ideia central, ideias secundárias, partes significativas (mais fortes), o tema, os diferentes enfoques, a problematização, argumentos, relações; c) Interpretativa: compreender o conjunto, olhar o texto “de cima”, interpretar, colocar vivências pessoais junto ao texto, elaborar nosso ponto de vista, questionando-o, avaliando-o, criticando-o; d) Problematização: retirar do texto os problemas e as dúvidas apresentadas; e) Crítica: confrontar as ideias – as minhas e as do texto, formulando juízos.

5 Tipos de pesquisa PESQUISA BIBLIOGRÁFICA É o manuseio de obras literárias visando a elaboração de novos olhares sobre determinado problema. Demanda leituras exaustivas da bibliografia disponível. Orientações: Sublinhar e anotar Copiar trechos que poderão servir de citações – identificar a fonte (autor, obra, ano, página) Ex: (FREIRE, 1999, p. 26), ou: segundo Freire (1999, p.26) Comparar as linhas de pensamento Não alterar a ideia do outro; há de haver o máximo de fidelidade possível

6 PESQUISA DE CAMPO Busca conhecer aspectos importantes e peculiares do comportamento humano em sociedade. Envolve estudos de satisfação, interesses, opiniões de grupos ou pessoas sobre aspectos de sua realidade. Instrumentos mais indicados: questionários, entrevistas, protocolos verbais, observações, entre outros. Coleta, tabulação e estudo dos dados. Vantagem: traz sempre elementos atuais e novidades recentes. Cuidado: que os elementos coletados sejam o mais fidedignos possível, sem qualquer tipo de alteração ou interferência. Pode-se (ou deve-se!) registrar, gravar, fotografar, escrever detalhes, observar situações curiosas ou inusitadas. Utilizar, se necessário, o Termo de Consentimento.

7 PESQUISA EXPERIMENTAL Ligada às Ciências Naturais, é a manipulação de variáveis sob um controle adequado com a finalidade de observar, analisar e interpretar reações e alterações ocorridas no objeto de pesquisa. Instrumentos: técnicas especiais, laboratórios. Necessita repetição dos experimentos.

8 ESTUDO DE CASO É um estudo criterioso de algum caso em particular, de pessoa ou de instituição, para analisar as circunstâncias específicas que o envolver. Casos clínicos, médicos, psicanalíticos, psiquiátricos, jurídicos, educacionais, culturais, que necessitem esclarecimentos objetivos e exclusivos. PESQUISA-AÇÃO Envolve o engajamento social e/ou político em alguma causa popular em questão. Desempenha-se um papel ativo na resolução de algum problema estabelecido em determinada comunidade. ETNOGRAFIA Estudo de uma cultura diferente que consiste numa permanência maior de tempo do pesquisador em uma determinada realidade, convivendo e seguindo os mesmos passos dos sujeitos pesquisados.

9 Outros tipos de pesquisa:


Carregar ppt "UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA Metodologia da Pesquisa Prof. Ms. Edilacir Larruscain COLETA DE MATERIAL O tipo de material vai depender da natureza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google