Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Marco Aurélio Ubiali.

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1 Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Marco Aurélio Ubiali

2 Dicotomias na Neurologia Mente x Cérebro Farmacoterapia x Psicoterapia Genes x Ambiente

3 Genes X Ambiente As doenças mentais são causadas pela genética ou pelo ambiente?

4 Plasticidade Genética Genes e o cérebro são plásticos: influenciados pelo ambiente se expressam mais ou menos. Determinismo genético é influenciado pelo ambiente. Genes podem aumentar a produção de receptores na vigência de uma medicação que bloquei alguns deles. A plasticidade genética : bases para a terapia genética. Genes apresentam plasticidade. podem ser influenciados pelo ambiente a se expressarem mais ou menos. o Genes podem aumentar a produção de receptores de membranas celulares na vigência de uma medicação que bloqueie estes receptores. A plasticidade genética elimina o determinismo genético.

5 As mutações gênicas podem ocorrer por transformação temporária de uma base nitrogenada outra ou por perda ou adição de pares de nucleotídios num determinado trecho de DNA: adenina (A) e guanina (G), citosina (C), uracila (U) e timina (T). O fenômeno de permutação ou crossing-over que pode ocorrer durante a meiose, no qual os cromossomos homólogos trocam pedaços (e, portanto, genes) entre si. Plasticidade Genética

6 Influência Dos Genes Sobre As Doenças Autismo SQZF, Dç Coronariana Depressão CA de mama 60% 40% 50% 30% 5% 10% 15% 10% Gêmeos Monozigóticos Gêmeos Dizigóticos

7 Fases Principais do Desenvolvimento do Sistema Nervoso Central purinas, adenina (A) e guanina (G

8 Fases Principais do Desenvolvimento do Sistema Nervoso Central

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10 (a) (b) (a) (b) Método de coloração fluorescente: (a) soma e árvore dendrítica de um neurônio da retina no gato pré-natal, 8 dias antes do nascimento. (b) soma e árvore dendrítica de um neurônio dessa mesma estrutura no gato adulto. Fases Principais do Desenvolvimento do Sistema Nervoso Central

11 Desenvolvimento e Plasticidade Cerebral Nos cegos a imagem de ressonância magnética funcional mostra ativação do córtex visual (V) quando o individuo realiza uma leitura em Braile ao contrário do vidente que praticamente só apresenta ativação das regiões somestésicas do córtex cerebral.

12 As células estaminais (giro denteado, hipocampo e córtex pré- frontal) se dividem em duas células: o uma célula estaminal o e uma célula que se transformará em neurônio que migrará para as áreas onde for necessário. Neurogênense

13 Período Crítico e Aprendizado Atividade-dependente Dois conceitos igualmente importantes: Período Crítico Aprendizado atividade-dependente 1981 - David Hubel e Torsten Wiesel

14 Período Crítico Para alguns aspectos do desenvolvimento cerebral, o tempo do estimulo ambiental é crucial e habilidade importantes serão perdidas ou afetadas se a estimulação não ocorrer no tempo certo (por exemplo visão, audição, tato, linguagem)

15 Aprendizado Atividade-dependente As influências ambientais psicológicas ou biológicas causam mudanças no cérebro o Fibras podem se expandir até novos dendritos, novas sinapses podem ser formadas e a concentração de mensageiros químicos pode aumentar ou diminuir.

16 Maturação cerebral

17 TDAH

18 O que é TDAH? Padrão persistente de déficit de atenção e/ou hiperatividade, impulsividade, em dois ou mais ambientes, desproporcional a outras pessoas semelhantes da mesma idade. Transtorno neurobiológico de desenvolvimento cerebral antes dos 12 anos, persistindo por toda a vida. TDAH = ADD, ADHD ou AD/HD. Diferenciar: Déficit de educação Déficit de socialização/ Déficit de interação social

19 Pouca atenção para atividades rotineiras; Atividade excitante, jogo emocionante é capaz de prender a atenção. Consegue ver TV pois não é necessário atitude ativa de colocar atenção. Distratibilidade medível em testes de computador; Problemas para organização do ESPAÇO/TEMPO; Dificuldade de seguir os processos (procrastinação) Pouca supervisão interna e aprendizado com seus erros. Como identificar TDAH?

20 O que é TDAH? Incidência mundial 6 a 9% Incidência na escola média americana 20% Incidência na França, cultura rígida e alimentação diferente 5% Mais em meninos (13,2%) que meninas (5,6%); Adultos (2,0 a 4,4%) 64,1% X 35,9%. Desenvolvem mecanismos adaptativos a sua limitação funcional e estes mecanismos adaptativos são incorporados a sua personalidade.

21 DSM-IV Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade o Predominantemente Desatento o Predominantemente Hiperativo- Impulsivo o Combinado DSM V – TDAH 314.00 / 314.01 CID-X : F90.0 / F90.1 Transtorno Hipercnético Transtorno da Atividade e da Atenção Hiperatividade e Desatenção

22 Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Critérios Diagnósticos DSM-IV TDAH

23 DESATENTO HIPERATIVO COMBINADO TDAH predominantemente desatento TDAH predominantemente hiperativo/impulsivo TDAH combinado (desatenção + hiperatividade / impulsividade ) Critérios Diagnósticos DSM-IV TDAH

24 Critérios do DSM – IV: Quando há sintomas suficientes do déficit de atenção e impulsividade. Podem estar presentes só do tipo 1 ( Déficit de atenção) ou só do tipo 2 (Hiperatividade ) isolados. Critérios do DSM - V: pessoas com padrão persistente ( > 6 meses) de déficit de atenção e/ou hiperatividade que interfere com funcionamento ou desenvolvimento Sintomas presentes antes do 12 anos; ( critério anterior era antes do 7 anos) Sintomas presentes em 2 ou mais ambientes e não pode ser explicado por outra doença. TDAH

25 HIPERFOCADO = Déficit de atenção, distraivel, dificuldade de mudar o pensamento, obsessivo, opositor e argumentador, pode ou não ser hiperativo. Tipos de TDAH 1 2 3 CLÁSSICO = Déficit de atenção, distraivel, desorganizado, hiperativo, inquieto e impulsivo. DÉFICIT SÓ DE ATENÇÃO = Déficit de atenção, distraivel, desorganizado, procrastinador mas não é hiperativo. Dr. Daniel G. Amen MD

26 Tipos de TDAH 4 5 6 7 TEMPORAL = Déficit de atenção, distraivel, desorganizado, irritável, pavio curto, humor instável e problemas de aprendizado. Pode ou não ser hiperativo. LÍMBICO = Déficit de atenção, distraivel, desorganizado, deprimido, pouca energia, isolado, desesperançado. Pode ou não ser hiperativo. RODA DE FOGO = Déficit de atenção, distraivel, desorganizado, supersensível a estímulos externos, humor cíclico, intensamente ativo. ANSIOSO = Déficit de atenção, distraivel, desorganizado, ansioso, tenso, nervoso, negativo, ansiedade de antecipação e social, somatização por estresse e problemas de integração social. Pode ou não ser hiperativo. Dr. Daniel G. Amen MD

27 TDAH DESENVOLVIMENTO TÍPICO: controle TDAH RNMf

28 Comparação de Níveis de Ativação Neuronal: Cérebro Normal e Cérebro TDAH As áreas de menor ativação (“buracos”) indicam menor consumo de energia (glicose). Em descanso as diferenças são poucas, acentuando-se durante a concentração. TDAH SPECT - Gama Câmera

29 Comparação de Níveis de Ativação Neuronal: Cérebro Normal e Cérebro TDAH TDAH PEtscan

30 Comparação de Níveis de Ativação Neuronal: Cérebro Normal e Cérebro TDAH Neurofeedback TDAH

31 Comorbidades: 50 a 80% das crianças com TDAH apresenta um segundo diagnóstico: 20 a 60%: Transtorno Opositivo-Desafiante. 20%: Depressão. 25%: Ansiedade. 50%: Transtornos do Aprendizado. 25 a 40%: Transtorno de conduta (quadro comportamental grave). TDAH

32 Genético / hereditário : Hiperativo desde os 2 ou 3 anos. Pais com TDAH: 25% dos que tem / 5% dos que não tem. Estudo de gêmeos: monozigóticos 82% / dizigóticos 38%. Gens de dopamina DAT1 e DRDA apresentam polimorfismos simples, micro duplicações e deleções com número variáveis de cópias. TDAH

33 É mais comum quando há exposição a cigarro e álcool durante a gestação. Apresenta baixo peso ao nascer e se tiver infecções virais intra-útero. É frequente em mães com hipotireoidismo subclínico. TDAH

34 TRAUMATISMO CRANIANO TCE - 30% das crianças desenvolvem TDAH. TDAH

35 INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO Restrição dos aditivos e colorantes repercutem positivamente no déficit de atenção No TDAH o “Fator Dieta” já é uma verdade cientifica. (diferente do autismo que ainda não esta definido se os glúteos ou não glúteos funciona.) TDAH

36 DÉFICIT DE INGESTÇÃO DE OMEGA 3 transtorno posterior. Atraso na maturação cerebral, na formação dos receptores e na mielinização do cérebro. 50% do cérebro é gordura e 50% desta gordura é ômega 3 Em ratos, dieta com carência de ômega 3 gera filhos com déficit de atenção. Níveis séricos de ômega 3 estão associados com a performance intelectual, cognitiva e com o processamento emocional. Uso de pelo menos 6 meses de ômega 3 aumenta a “memória trabalho”. TDAH

37 PRESENÇA DE CORANTES E ADITIVOS Melhora com a Dieta de Feingold: retirada de corantes, aditivos e salicilatos. Crianças Atópicas (alergia alimentar) tem resultados melhores com dieta apropriada. Dieta de Eliminação: restrição de alimentos alergênicos (leite, gluten, ovos,...) Dessensibilização Alimentar: faz reduzir os sintomas. TDAH

38 INGESTÃO DE AÇUCAR Doces e refrigerantes: consumo excessivo piora os sintomas. Sensibilidade maior a hipoglicemia: sem TDAH sintomas de baixo rendimento cerebral somente acontecem < 54mg/dL / com TDAH < 75mg/dL. Quando o TDAH esta associado a convulsões deve-se usar dieta Cetogênica. TDAH

39 ASSOCIADO A DEFICIÊNCIA DE MICRONUTRIENTES: Ferro: cofator para a síntese de dopamina. Zinco: cofator de inúmeras enzimas e do ômega 3. Magnésio: regula o metabolismo do açúcar e de outros minerais. Mais de 400 enzimas são dependentes de magnésio. Vitamina B6: tem efeito sinérgico com o magnésio. TDAH

40 DIETA OCIDENTAL Dieta ocidental é indutora de déficit de atenção por ser rica em açúcar, gordura saturada, refinados e sódio e deficiente em fibras, ômegas e folatos. Dieta saudável deve ser rica em peixes, vegetais, frutas, legumes e grãos integrais. Família disfuncional : a dieta é um sintoma. A família não consegue organizar um plano alimentar para seus filhos. Verificar a estrutura mental dos pais. TDAH

41 TOXIDADE AMBIENTAL: Chumbo : é o mais comprovado na literatura. Mercúrio : há uma correlação direta com o nível sérico. Esta presente em adultos com amalgama, com o consumo de peixes de rios onde há extração de ouro e vacinas. Manganê s: encontrado no leite de soja, água e na gasolina. Bifenilpoliclorados (PCB) e Ftalatos ( politereftalato de etileno) : Neurotóxicos e tireotóxicos havendo correlação direta com metabólitos encontrados na urina. Organofosforados : exposição ambiental. TDAH

42 CAUSAS PSICOLÓGICAS – podem agravar: Estresse crônico principalmente na infância, abuso, abandono, separações, etc. Dialogo Interno negativo: baixa autoestima. Desesperança aprendida. Nunca grite com uma criança com TDAH pois provocará um susto com consequente liberação de adrenalina que dá conforto a ele, que tentará provocar novamente situações para obter o mesmo resultado. TDAH

43 CAUSAS SOCIAIS – podem agravar: TV : atividade visual passiva e que não estimula o desenvolvimento cerebral. O tempo na TV reduz à atenção própria. Não há pró atividade. Excesso de videogames : leva a uma depleção de dopamina e adrenalina levando, no tempo que se segue até a recuperação, a falta de atenção. Sedentarismo e imobilidade: Falta de atividade física espontânea. TDAH

44 TOC TEPT ESQUIZOFRENI A ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO RETARDO MENTAL AUMENT0 DA CENSURA DOENÇAS CRÔNICAS TDAH AUTISMO DEPRESSÃO ANSIEDADE GENERALIZADA EPILEPSIA T. BIPOLAR HIPERATIVIDADE

45 Tratamento Integral do TDAH REGIÕES CEREBRAIS AFETADAS Sistema Atencional Anterior: neurotransmissor é a dopamina Áreas na região frontal: córtex pré-frontal; córtex cingulado anterior; gânglios da base; corpo estriado. Sistema Atencional Posterior: transmissor é a noradrenalina Tálamo; lobo parietal.

46 Tratamento Farmacológico PSICOESTIMULANTES: Excelentes resultados, mas não trata a causa. RITALINA, CONCERTA ( metilfenidato) = aumentam a dopamina. STRATTERA ( Atomoxetina) = inibidor seletivo da receptação de noradrenalina. ZETRON (bupropiona) e VENLIFIT ( Venlafaxina) = inibidores seletivos da receptação de serotonina e noradrenalina. ATENSIANA (Clonidina) = agonista alfa- adrenérgico que estimula receptores de adrenalina

47 Neurofeedback TDAH

48 Sistema de Estimulação do Nervo Trigêmeo Monarch externo (eTNS) Pulso elétrico de baixo nível para as partes do cérebro responsáveis ​​pelos sintomas de TDAH. Um pequeno adesivo colocado na testa da criança. Durante o sono, o aparelho fornece uma espécie de "formigamento", que é uma estimulação elétrica para ramos do nervo craniano trigêmeo, que proporciona sensações da face para o cérebro NeuroSigma

49 Tratamento Sócio-Pegagógico ESCOLA Verificar a forma de aprendizagem da criança: auditiva visual, cinética, lateral,.. Pedagogia adaptada a nova época: movimento, computador, artes, teatro, pequenas turmas Medidas pedagógicas adequadas: reforço positivo, não castigar o negativo Verificar se esta havendo bulling, traumas escolares e fobias sociais Evitar castigos e Gritos

50 Tratamento Sócio-Pegagógico FAMILIA Tratar a família Escola para país: busca de estratégias efetivas Relação pai-filhos: a relação com o remédio Evitar castigos e Gritos Explicar que o comportamento: déficit de atenção e a hiperatividade ) não é por que quer Evitar a criação de rótulos negativos: você é burro; tem o capeta no corpo, distraído, desatento, etc. GRUPO DE APOIO Informação útil e apoio mútuo.

51 Tratamento Psicológico Pensamentos negativos automáticos como auto estimulação. Romper padrões de crenças negativas. Aceitação da necessidade do tratamento (medicamentoso, etc) Focalizado nas necessidades evolutivas do cérebro. Personal coaching Terapia cognitiva comportamental

52 o O nível de desempenho atual do aluno, ou seja, as habilidades que ele possui; o A elaboração das metas anuais de curto e longo prazo, que devem ser mensuráveis; o Construir um processo avaliativo baseado na meta do progresso da criança; o Fazer relatórios periódicos das metas propostas e seus resultados; o Buscar dos serviços especializados e complementares sugestões e ideias; o Quando as metas não forem atingidas fazer modificações no programa; o Adaptar os materiais e recursos pedagógicos de acordo com as necessidades específicas de cada criança. PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI)

53 WWW.DRUBIALI.COM.BR (16) 3720-2018 Marco Aurélio Ubiali


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