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Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade João Konart Lina Marins Rafael Gonçalves Ricardo Velasque Ruan Monteiro Thiago Pazetto William Carvalhal.

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1 Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade João Konart Lina Marins Rafael Gonçalves Ricardo Velasque Ruan Monteiro Thiago Pazetto William Carvalhal

2 Definição  Transtorno neurocomportamental crônico  (Associação Americana de Psiquiatria) Desatenção Hiperatividade Impulsividade

3 EPIDEMIOLOGIA  Transtorno mental mais prevalente em crianças nos Estados Unidos  Prevalência mundial: 5%  3 a 7% das crianças em idade escolar  Sua incidência aumenta 3% a cada ano desde 1997  1,5 – 3 : 1  Persistência da idade adulta: 60% a 65%

4 apresentações clínicas  Desatenção Primária  Hiperatividade e Impulsividade Primária  Combinada

5 Diagnóstico: DSM-V  A: 6 sintomas: Desatenção, hiperatividade e impulsividade >17 anos: 5 sintomas Por 6 meses  B: Sintomas antes dos 12 anos  C: 2 ambientes diferentes  D: Prejuízo social, acadêmico ou ocupacional  E: Não ocorrem na vigência de outro transtorno ou são melhores explicados por outra doença

6 Critérios diagnósticos DesatençãoHiperatividade e impulsividade

7 DX DIFERENCIAL E COMORBIDADES  Transtorno de desafiador de oposição  Desordens de conduta  Condições de ansiedade e depressão  Crise de ausência (crise generalizada)  Síndrome de Asperger  Distúrbios de sono  Problemas auditivos e visuais  Tiques

8 DDX E COMORBIDADES Singh, 2008 >50% com comorbidades ADAMOWICZ, Taísa. Uso cro ̂ nico de metilfenidato e ritmicidade circadiana no TDAH,, 2014

9 ETIOLOGIA MULTIFATORIAL  Genética  Transportador de dopamina  Receptores D4 e D5  Enzima dopamina beta- hidroxilase  Gene de receptores de 5-HT  HMF=5x risco  Cromossomo 16  Ambiental  Problemas gestacionais  Exposição a álcool e tabaco  Complicações no parto: toxemia, baixo peso, estresse

10 FISIOPATOLOGIA

11 ATRASO NO DESENVOLVIMENTO CORTICAL (IMATURIDADE) NO TDAH

12 Manejo Clínico  Individualizado  Objetivo: Atingir 3 metas práticas delimitadas por família, escola e paciente como: Autoestima positiva Sucesso acadêmico Habilidades sociais apropriadas Melhorar relacionamento familiar.


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