Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCarlos Eduardo Sabala Alterado mais de 4 anos atrás
1
AS CARACTERÍSTICAS E HABILIDADES QUE SE ESPERA ENCONTRAR EM UM BOM PROFESSOR
28º Congresso do SINPEEM Outubro/2017 – SP Profª Isabel Parolin
2
Mundo Complexo Mentes Complexas
3
Os diferentes níveis de realidade são acessíveis ao conhecimento humano graças à existência de diferentes níveis de percepção, que se acham em correspondência biunívoca com os níveis de realidade. (Basarab Nicolescu, 1999)
4
Complexidade do Ser Humano
Ser Integral Ética Estética Cósmica Orgânica Afetiva Cognitiva Religiosa DIMENSÕES Subjetividade Emocional Corporal Sensibilidade Social Espiritual Ecológica Desiderativa Energética Complexidade do Ser Humano
5
Código da LINGUAGEM
6
A complexa formação de um sujeito, capaz de aprender ao longo de sua vida, se faz em meio a uma trama social, em um clima afetivo emocional, em diferentes dimensões e em múltiplas direções.
7
Construir pessoas INSTRUMENTALIZADAS PARA INSERÇÃO SOCIAL– o cidadão!
Função social da escola
8
As relações centradas no compromisso de mediar aprendizagens, investem no enfrentamento de
situações problemas e/ou complexas, associadas a uma proposta de desenvolvimento da consciência para a partilha e intervenção social, cujo foco seja o respeito à diversidade e aos direitos humanos.
9
Professor O que mobiliza o aluno - mediador
10
ENSINAR ENSINAR Aprendizagem
11
Formar sujeitos – Complexidade – o que é tecido junto
13
“Nós somos professores, não temos de educar menino mal criado...”
???
14
A aprendizagem é um ato relacional
15
Valorização da dimensão afetiva Elegemos com quem aprendemos
O par educativo
16
TEM SIDO DIFÍCIL... Comunidade educativa
17
A mudança do olhar
18
Sociedade Desorientada Distinguir REFERÊNCIAS AVALIAR ESCOLHer
Domênico De Masi ESCOLHer caminhos
19
Repercussão do gesto Efeito no outro
20
Autoridade Desempenho de papéis
21
Concretude
22
Noção de trabalho: Grupo
23
Inclusão Uai!Mas não é de todos?
24
Saber agregar...
25
Chave da aprendizagem
27
Essa produção só é possível pela mediação do outro e com
O aprendiz constrói-se a partir da tomada de consciência de sua história, sempre singular. A partir disso, autoriza-se á inserção social, num movimento em que ele produz cultura e produz a si mesmo. Essa produção só é possível pela mediação do outro e com sua ajuda. A intencionalidade será fundamental. Para tal, as mediações e a criação de condições objetivas é que oportunizam e possibilitam o processo de aprender Bernard Charlot
28
Construir-se professor... Formar-se para tranformar!
29
FORMAÇÃO INTEGRAL DA PESSOA HUMANA Eu-comigo/Eu-outro/Eu-cosmos
APRENDIZAGENS Sujeito desperto Tranascedência Aprendiz Ensinante Eu-comigo/Eu-outro/Eu-cosmos Resiliência
30
São os professores de sala de aula que dão luz e colorido ao dia a dia da escola e é, por intermédio dessa preciosa mediação, que o processo de aprender e ensinar acontece.
31
Não se perde Educação! Ela não é roubada, a inflação não a corrói, o fogo das paixões não a derretem, o tempo não aplaca, as tentações não a vencem e o senso comum não contamina uma pessoa bem formada.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.