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PublicouStella Cabreira Alterado mais de 4 anos atrás
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Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Brasil
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Emissões de Energia e PIUP em 2017 (MtCO2e)
Emissões fugitivas 24 Mt (5%) Fugitivas de petróleo e gás natural 14 Mt (3%) Carvão mineral 25 Mt (5%) Gás natural 75 Mt (14%) Transporte 209 Mt (39%) Derivados de petróleo 298 Mt (56%) Energia 431 Mt (81%) Emissões por queima de combustíveis 406 Mt (77%) Geração de energia elétrica 59 Mt (11%) Indústria 166 Mt (31%) Biomassa 13 Mt (3%) Destaque para a participação dos derivados de petróleo (entre as fontes) e dos transportes (entre os setores). Carvão mineral, rochas carbonatadas, derivados de petróleo, gás natural, etc. Produção de combustíveis Processos industriais 81 Mt (15%) PIUP 99 Mt (19%) 54 Mt (10%) Residencial, comercial e público 28 Mt (5%) Uso de produtos 18 Mt (3%) Agropecuário 15 Mt (3%) gasolina C e óleo diesel (CH4 e N2O) 5 Mt (1%)
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Emissões de Energia e PIUP, principais atividades
Δ Transporte +4,8 Mt (+2%) Indústria +3,7 Mt (+2%) Geração de energia elétrica +3,0 Mt (+9%) -0,1 Mt Produção de combustíveis Destaque para manutenção dos transporte como principal responsável pelas emissões ao longo de todo o período, pelo acelerado ritmo de crescimento nos últimos anos, porém para a estabilidade das emissões nos últimos anos; Entre 2009 e 2014, as emissões dessa atividade cresceram 41,0%
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GASOLINA C, ÓLEO DIESEL E ÁLCOOL HIDRATADO
Emissões de GEE nos Transportes Energia Primária Energia Secundária Modo Veículos Função PETRÓLEO 199 Mt (95%) DIESEL MINERAL 115 Mt (55%) GASOLINA AUTOMOTIVA 72 Mt (34%) RODOVIÁRIO 193 Mt (92%) FERROVIÁRIO 3 Mt (1,5%) HIDROVIÁRIO(*) 3 Mt (1,5%) AÉREO 10 Mt (5%) ÓLEO COMBUSTÍVEL 2 Mt (1%) GÁS NATURAL 4 Mt (2%) GASOLINA C, ÓLEO DIESEL E ÁLCOOL HIDRATADO (CH4 e N2O) 6 Mt (3%) CAMINHÕES 84 Mt (40%) ÔNIBUS 21 Mt (10%) COM. LEVES 15 Mt (7%) AUTOMÓVEIS 67 Mt (32%) MOTOCICLETAS AERONAVES LOCOMOTIVAS EMBARCAÇÕES CARGA 105 Mt (50,2%) PASSAGEIROS 104 Mt (49,8%) Total: 209 MtCO2e** Fonte de dados: Balanço Energético Nacional (MME) e Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários (MMA) (*) Uma parcela do uso de combustíveis em embarcações decorre do transporte de passageiros. Devido a ausência de informações fundamentadas e a sua pouca importância no conjunto das emissões, optou-se por alocar as emissões deste modal no transporte de cargas (**) Incluídas as emissões do consumo de gasolina de aviação no transporte aéreo que correspondem a 0,2 Mt. QUEROSENE DE AVIAÇÃO 10 Mt (5%) Destaque para a predominância do consumo de derivados de petróleo (diesel mineral e gasolina automotiva) nas emissões do setor, para a participação majoritária do transporte rodoviário nas emissões (92% em 2017). No transporte rodoviário de passageiros, destaque para a predominância do transporte individual (automóveis e motocicletas) frente ao coletivo de passageiros (ônibus): 35% contra 10% das emissões de transportes no Brasil, em 2017.
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Consumo de combustíveis nos Transportes
Δ Diesel mineral +1,9% Gasolina Automotiva +2,6% Etanol -0,2% QAV Biodiesel +14,1% O consumo de diesel mineral continua crescendo desde 2008, ainda que o ritmo de crescimento econômico tenha diminuído; Entre 2012 e 2013, o crescimento no consumo de etanol foi capaz de manter constante o consumo de gasolina, porém entre 2013 e 2014, o consumo de ambos os combustíveis aumentaram. O consumo de etanol diminuiu novamente, enquanto o de gasolina aumentou novamente. O consumo de biodiesel aumentou devido ao aumento obrigatório do teor de biodiesel no diesel (8% a partir de março de 2017). Gás natural Óleo combustível
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Oferta de energia elétrica por tipo de geração
Total Hidrelétricas 2001: Apagão Térmicas a combustíveis fósseis Usinas eólicas, térmicas a biomassa e geração solar Geração de fontes renováveis não-hídricas: Biomassa: 51,3 TWh (8,9% da geração total) -> variação = 0,5% Eólica: 42,4 TWh (7,3% da geração total) -> variação = 26,5% Solar: 0,8 TWh (0,1% da geração total) Térmica nuclear
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energiaeambiente.org.br seeg.eco.br observatoriodoclima.eco.br
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Obrigado! Marcelo dos Santos Cremer
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