A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cuidados de Enfermagem a Saúde da Mulher e RN ENF06701 Professoras: Alcione Souza, Camila Marcondes, Clenise Schmidt, Graciela Gehlen e Ida Vaz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cuidados de Enfermagem a Saúde da Mulher e RN ENF06701 Professoras: Alcione Souza, Camila Marcondes, Clenise Schmidt, Graciela Gehlen e Ida Vaz."— Transcrição da apresentação:

1 Cuidados de Enfermagem a Saúde da Mulher e RN ENF06701 Professoras: Alcione Souza, Camila Marcondes, Clenise Schmidt, Graciela Gehlen e Ida Vaz

2 EMENTA DA DISCIPLINA Conceitos de saúde da mulher. Saúde reprodutiva e saúde materna. Gênero, saúde sexual e reprodutiva, direitos reprodutivos. Assistência integral à saúde da mulher. Políticas de atenção à saúde da mulher. Embriologia. Cuidados e orientações pré-conceptivas. Semiologia e semiotécnica aplicados à mulher. Assistência em pré-natal, parto e puerpério. Aleitamento materno. Prevenção de câncer cervico- uterino e mamas. Abortamento. Climatério. Saúde mental da mulher. Violência contra a mulher. Cirurgias ginecológicas. Consulta de enfermagem em saúde da mulher.

3 CARGA HORÁRIA: 200H/A  Carga horária total: 200 horas aulas e 167 horas relógio DIVISÃO DA DISCIPLINA - NÚCLEO  Teóricas: 67 horas relógio e 80 horas aula  Aulas práticas: 67 horas relógio 80 horas aula  Síntese:33 horas relógio e 40 horas aula  Situação problema 33 horas relógio e 40 horas aula

4 GRUPOS DE PRÁTICA GRUPO AGRUPO BGRUPO C 1. Edineli 2. Ana Paula T. 3. Fernanda 4. Kethleen 5. Juliana Rosa 1. Jéssica 2. Claudia 3. Pâmela S. 4. Naiane 5. Kátia 1. Eduarda 2. Cássia 3.Dionara 4. Lucinara

5 PRÁTICAS EM CAMPO As aulas práticas serão divididas em dois momentos Na atenção básica: Planejamento da Assistência de Enfermagem à mulher; Participação e desenvolvimento de atividades de educação em saúde junto às famílias/comunidade (Programa de imunização; Aleitamento materno; pré-natal; planejamento familiar; prevenção de câncer de mama e de colo uterino); Realização de consultas de enfermagem; Execução de técnicas e procedimentos de enfermagem; Realização de visita domiciliar para busca de gestantes faltosas às consultas de enfermagem; Realização de visita domiciliar para acompanhamento do binômio mãe-filho no puerpério.

6 No ambiente hospitalar: Assistência de Enfermagem Sistematizada à mulher durante o parto e puerpério; Execução de técnicas e procedimentos de enfermagem direcionados à mulher e RN; Interação com a equipe de enfermagem e outros profissionais; Orientação familiar e preparo para alta. PRÁTICAS EM CAMPO

7 ORIENTAÇÕES SOBRE AS PRÁTICAS  Nas práticas em campo os alunos deverão comparecer no horário estipulado com jaleco, cabelos presos, unhas curtas, conforme pactuado com professores.  Registros fotográficos, áudio e vídeos das aulas somente serão permitidos mediantes a autorizações prévia do professor.  O não cumprimento das orientações acima inviabiliza a realização das práticas

8 GRUPOS DE SÍNTESE E SITUAÇÃO PROBLEMA Grupo AGrupo B 1.Edineli 2.Kátia 3.Claudia 4.Pâmela S. 5.Naiane 6.Eduarda 7.Ana Paula T. 1. Cássia 2. Dionara 3. Fernanda 4. Kethleen 5. Juliana Rosa 6. Jéssica 7. Lucinara

9 ATIVIDADES DE SÍNTESE Serão realizados grupos com articulações e contextualizações de artigos científicos, previamente selecionados e informados ao grupo. Os artigos abordarão temas relacionados à assistência de saúde à criança e adolescente e à saúde da mulher e recém-nascido, em todos os seus contextos, e servirão para complementar os conteúdos abordados nas aulas teóricas e práticas. Além da leitura e aprofundamento teórico do artigo, o aluno deverá expor ao grupo o aprendizado adquirido com o mesmo demonstrando raciocínio crítico-reflexivo estabelecendo relação entre teoria e prática. Cada encontro terá duração de 2horas.

10 ATIVIDADES DE SITUAÇÃO PROBLEMA Cada grupo terá um facilitador que terá a função de problematizar o caso a ser trabalhado em dois momentos: Primeiro momento (encontro): O problema é apresentado aos estudantes e é realizada a discussão de um problema para que estes formulem os objetivos de aprendizado a partir da discussão do mesmo. Segundo momento (encontro): após estudo individual realizado fora do grupo tutorial, cada aluno trará seus estudos para rediscutir com o grupo o problema à luz dos novos conhecimentos adquiridos. Cada encontro terá duração de 2horas.

11 AVALIAÇÃO POR CONCEITO

12 Significados dos conceitos A = 90 A 100% Aluno que atinge os níveis: - CONHECIMENTO e COMPREENSÃO; APLICAÇÃO; ANÁLISE. B= 89 A 71% Atinge parcialmente os 4 níveis acima C= 70 A 50% Aluno conhece, compreende e aplica e ou/analisa, tem dificuldade nas correlações D= < 50% Aluno que lembra, compreende em parte, porém não interpreta, não aplica e não analisa. Enfim não realiza correlações PLENO PARCIALMENTE PLENO SUFICIENTE INSUFICIENTE

13 CENÁRIOS DAS AVALIAÇÕES  ?????

14 RECUPERAÇÃO PARALELA  ????

15 Nada que acontece é invalido em tudo que passamos se aprende! Ou seja mesmo quando não ganhamos aprendemos! Alcione Souza !


Carregar ppt "Cuidados de Enfermagem a Saúde da Mulher e RN ENF06701 Professoras: Alcione Souza, Camila Marcondes, Clenise Schmidt, Graciela Gehlen e Ida Vaz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google