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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.

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1 A BNCC e os Desafios para uma Educação Básica Inclusiva e de qualidade Social

2 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.

3 Desenvolvimento de Competências
Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Por meio da indicação clara do que os alunos devem “saber” (conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, do que devem “saber fazer” ( conhecimentos , habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho).

4 BNCC X Educação Integral
Visa à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, não privilegiando a dimensão intelectual ou a dimensão afetiva. Independentemente da duração da jornada escolar, o conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere a processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea, considerando as diferentes infâncias e juventudes, as diversas culturas juvenis e seu potencial de criar novas formas de existir.

5 Igualdade, Diversidade e Equidade.
No Brasil, um país com acentuada diversidade cultural e profundas desigualdades sociais, os currículos construídos pelas redes e sistemas de ensino devem assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica . Considerando os desafios para uma Educação Inclusiva e de qualidade Social devemos levar em conta uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Ela pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gêneros inerentes aos seres humanos.

6 Implica a transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes na escola e nos sistemas de ensino, de modo a garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos, sem exceção. Devemos considerar que a educação inclusiva, orientada pelo direito à igualdade e o respeito às diferenças, deve considerar não somente as pessoas tradicionalmente excluídas, mas todos os estudantes, educadores, famílias, gestores escolares, gestores públicos, etc.

7 BNCC X Currículo X Articulado com Estado
Em trabalho articulado entre as redes (Estado e Município) as discussões estão fluindo de maneira organizada, com propostas e uma continuidade de agendas para a re(elaboração) do currículo. As ações sobre Base e Currículo se fortalecem através de encontros e de um cronograma já em andamento. Temos ações estruturadas que reforçam a elaboração de um documento onde os princípios de uma política educacional inclusiva e com caráter social seja a meta para os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de todo o Estado.

8 E-mail: educacaoventurosa@ig.com.br
Contato: Obrigada !


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