A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Daniel Todtmann Montandon | ONU-Habitat

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Daniel Todtmann Montandon | ONU-Habitat"— Transcrição da apresentação:

1

2 Daniel Todtmann Montandon | ONU-Habitat
IUC LAC Webinars: Pacto Global de Prefeitos pelo o Clima e a energia (GCoM) 25 julho e 1 de agosto | 2019 Governança para a ação climática efetiva: Quem deve estar envolvido? Como envolver as partes interessadas? Qual é a proposta de valor? Daniel Todtmann Montandon | ONU-Habitat 2

3 Eixos de ação de uma governança para ação climática efetiva
Gestão integrada de riscos e desastres: previnir mortes e perdas econômicas. Mobilidade urbana sustentável (transporte, espaços públicos e regulação urbana): a principal medida para reduzir o consumo de energia poluente. Outras medidas para reduzir o consumo de energia poluente, além da mobilidade urbana. O potencial da regulação do uso do solo na ação climática: forma urbana compacta, evitar a expansão urbana, etc. Preservação, proteção e qualificação ambiental: como gerir a água no meio urbano, a preservação da biodiversidade e a expansão da cobertura vegetal nas cidades.

4 Gestão integrada de riscos e desastres
Envolver todas as organizações públicas de Defesa Civil em todos os níveis do governo. Envolver todos os organismos públicos responsáveis pelo o mapeamento e planejamento urbano (identificar áreas de risco e suscetíveis a eventos extremos). Envolver os principais organismos públicos relacionados ao previsão do tempo. Promover uma forte integração entre os sistemas de previsão meteorológica e a Defesa Civil. Envolver os principais órgãos públicos envolvidos com a infraestrutura urbana (prevenção e a exposição da população a situações de risco).

5 Gestão integrada de riscos e desastres
Fuente: Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais | Brasil Fuente: Ejemplo de carta geotécnica de aptitud a la urbanización

6 Mobilidade urbana sustentável
Envolver todos os órgãos públicos responsáveis pelo planejamento e gestão do serviço de transporte público. Envolver todos os órgãos públicos responsáveis pelo planejamento urbano (regular o uso do solo). Envolver os principais organismos públicos relacionados com o desenho e manutenção dos espaços públicos. Promover uma forte integração entre o planejamento urbano e a mobilidade urbana.

7 Mobilidade urbana sustentável: integração entre uso do solo e o transporte público (DOT)
Fuente: Plan Director de Curitiba, 1965

8 O potencial da regulação do uso do solo na ação climática
Explorar o Desenvolvimento Orientado para o Transporte Sustentável (DOT). Explorar a forma urbana compacta. Promover a mistura de usos no território. Evitar a expansão da urbanização. Desenvolver estruturas de apoio à mobilidade urbana sustentável e ao desestímulo ao uso intensivo de carros. Adotar mecanismos e instrumentos para a gestão da valorzação do solo.

9 Os múltiplos benefícios da forma urbana compacta
X CIDADE 3C compacta + conectada + coordenada maximização e racionalização da infraestrutura: mobilidade urbana sustentável CIDADE 3D dispersa + desconectada + distante maiores custos de urbanização e pior desempenho da mobilidade urbana Fuente: WRI

10 Os múltiplos benefícios da forma urbana compacta
Comparação de emissões e a forma urbana Fuente: LSE Cities 2014.

11 Estruturas de apoio a mobilidade urbana ativa
Fonte: WRI (diversos autores). DOTS nos planos diretores: Guia para inclusão do Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável no planejamento urbano. WRI Brasil, 2018.

12 Preservação, proteção e qualificação ambiental
Envolver todos os organismos públicos do Meio Ambiente em todos os níveis de governo: vigilância ambiental, gestão de parques e unidades de conservação, gestão da água, etc. Explorar não apenas os mecanismos tradicionais de proteção da biodiversidade, mas também mecanismos de melhora da qualidade ambiental do entorno construído: redução de ilhas de calor e melhoria da drenagem das águas. Fomentar a intensa arborização urbana

13 Outras ações e elementos transversais
Implantar infraestrutura inteligente para reduzir o consumo de energia poluente (lâmpadas LED). Instituir sistemas de monitoramento e avaliação com o uso da tecnologia da informação. Promover a participação cidadã: sensibilizar e mobilizar a sociedade. Garantir a transparência das informações. Promover a integração de organismos públicos e políticas urbanas: a resposta à ação climática efetiva não é setorial, mas holística e deve ser integrada.

14 Daniel Todtmann Montandon
Obrigada! Daniel Todtmann Montandon ONU-Habitat Brasil onuhabitatbrasil


Carregar ppt "Daniel Todtmann Montandon | ONU-Habitat"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google