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PublicouThalita Amado Alterado mais de 10 anos atrás
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UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS
Proposição de metodologia de apuração de custos de unidades escolares para fins de produção de indicadores de gestão de Escolas do Ensino Fundamental (de 1º ao 4º ano): um estudo a partir da experiência da cidade de Londrina-PR Londrina, 2012
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EQUIPE Alunos Docentes Prof. Dr. Sérgio Carlos de Carvalho
Izabely Regina Gibelato Letícia Fernanda de Negreiros Walter Kunihiro Irikuchi Leila Sayuri Shimamoto Miriany Paula M. de Andrade Rafael Casemiro Fiorin Nadia Castro Silveira Iraú Neto Regiane Souza Mattos Natali Carriça Bruno Koiti Sakai Laís de Oliveira Souza Maria Gorett Freire Vitiello Mariana Kesa Balan Marina Machado de Rezende Docentes Prof. Dr. Sérgio Carlos de Carvalho Prof. Dr. Benilson Borinelli Profa. Dra. Vera Lucia Tieko Suguihiro Prof. Dr. Saulo Fabiano Amâncio Vieira
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CONTEXTUALIZAÇÃO A maior preocupação com a qualidade da educação em um contexto democrático vem promovendo no país novas frentes de compreensão do sistema educacional e de sua dinâmica, assim como ampliando o controle, a participação e a mobilização social em torno do setor. A preocupação com os gastos em educação e a sua efetividade é uma variável recorrente nas avaliações em todos os níveis de ensino. Contudo, a complexidade do tema, a especificidade das áreas de conhecimento da contabilidade e finanças públicas, a inacessibilidade aos dados a grande maioria da população, bem como o baixo empenho para criar mecanismos de disseminação e compreensão dos gastos no setor de educação e seu potencial para gestão e promoção de avaliações e reformas das políticas públicas, fazem com que se tenha avançado muito pouco no estudo dos dados disponíveis. Nesse sentido, esta pesquisa pretende contribuir com uma primeira aproximação da temática sobre o potencial da avaliação que relaciona gastos públicos realizados pelas escolas e desempenho escolar, desenvolvendo, a partir da análise da experiência de Londrina, uma proposta de metodologia de apuração de gastos por unidade escolar e os respectivos indicadores de desempenho.
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OBJETIVO Geral Desenvolver uma metodologia de apuração de custos de unidades escolares para fins de produção de indicadores de gestão de Escolas de Ensino Fundamental (de 1º ao 4º ano), tomando como estudo de caso o município de Londrina.
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OBJETIVOS Específicos
1)Indicadores educacionais do município de Londrina; 2)Descrever as políticas de alocação/demonstração de gastos em escolas municipais; 3)Propor um modelo de alocação de gastos por escola; 4)Definir um conjunto de indicadores de gastos; 5)Desenvolver um modelo de agregação de contas para apurar o gasto; 6)Realizar workshop para a apresentação dos resultados.
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PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Classificação geral da pesquisa Quanti-Qualitativa/ Descritiva/ Exploratório Coleta dos Dados Entrevistas / Documental Unidade de Análise Secretaria de Educação de Londrina / PR Análise dos dados Limitações da pesquisa
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APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS
1) INDICADORES EDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO DE LONDRINA
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INDICADORES EDUCACIONAIS
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APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS
2) DESCREVER AS POLÍTICAS DE ALOCAÇÃO/DEMONSTRAÇÃO DE GASTOS EM ESCOLAS MUNICIPAIS
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APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS
3) PROPOR UM MODELO DE ALOCAÇÃO DE GASTOS POR ESCOLA
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MODELO DE ALOCAÇÃO
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MODELO DE ALOCAÇÃO
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4) ALGUNS INDICADORES DE GASTOS
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TOTAL ANUAL (ALUNO + ADM)
ALGUNS INDICADORES TOTAL MENSAL ESCOLA ALUNO TOTAL ANUAL ADM / ESCOLA ADM / ALUNO TOTAL (ALUNO + ADM) TOTAL ANUAL (ALUNO + ADM) IDEB 45.612,23 485,24 5.822,84 915,05 9,73 494,97 5.939,65 - 92.621,72 307,71 3.692,56 2.930,11 317,45 3.809,38 5,8 71.676,57 354,83 4.258,01 1.966,39 364,57 4.374,83 6,5 87.804,47 330,09 3.961,10 2.589,40 339,83 4.077,92 5,5 93.649,53 289,04 3.468,50 3.154,01 298,78 3.585,32 5,3 ,89 280,60 3.367,19 3.572,60 290,33 3.484,00 6,6 87.636,09 200,54 2.406,48 4.254,02 210,27 2.523,30 5,2 ,72 320,94 3.851,32 3.309,76 330,68 3.968,13 6
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APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS
5) MODELO DE AGREGAÇÃO DE CONTAS PARA APURAR O GASTO REAL POR UNIDADE ESCOLAR
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CUSTO DAS ESCOLAS ENSINO FUNDAMENTAL
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IDEB DAS ESCOLAS ENSINO FUNDAMENTAL
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CUSTO VS IDEB DAS ESCOLAS
LEGENDA: Cinza escuro – Ideb Cinza Claro – Custo da Escola
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RESTRIÇÕES, IMPLICAÇÕES E PESQUISAS FUTURAS
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CONSIDERAÇÕES FINAIS
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