A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rio de Janeiro, 18 de Agosto de 2011

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rio de Janeiro, 18 de Agosto de 2011"— Transcrição da apresentação:

1 Rio de Janeiro, 18 de Agosto de 2011
MERCADO FINANCEIRO Rio de Janeiro, 18 de Agosto de 2011 1

2 Principais produtos do mercado financeiro
As instituições financeiras se utilizam de diversos tipos de produtos financeiros tanto para realizarem captação de recursos quanto para realizarem aplicação destes recursos. Portanto existem diversos tipos de produtos financeiros (ativos e passivos) no mercado financeiro.

3 Principais produtos do mercado financeiro
Os produtos que serão abordados nesta aula têm como principal característica serem baseados em rendimentos que provêm de títulos de renda fixa. Isto porque nas aulas 5, 6 e 10 estaremos tratando de títulos que circulam no mercado de capitais que têm como característica principal serem de renda variável.

4 Principais produtos do mercado financeiro
Podem ser classificados em títulos de dívida, seja pública ou privada, e títulos de crédito, como notas promissórias, debêntures e letras hipotecárias. São títulos que pagam uma remuneração que pode ser determinada no momento da aplicação (prefixados) ou no momento do resgate (pós-fixados).

5 Principais produtos do mercado financeiro
Comprar um título de renda fixa é equivalente a emprestar dinheiro ao emissor do título, que pode ser um banco, uma empresa ou o governo, recebendo os títulos como garantia. Os juros cobrados são a remuneração do dinheiro e podem ser pagos periodicamente ou no final.

6 Principais produtos do mercado financeiro
Estes títulos possuem características fundamentais , tais como: Data de emissão que corresponde à data onde começa a contar o tempo para fins de juros e correção do valor nominal na conta do comprador Valor nominal que corresponde ao valor de resgate do título. Juros acruados que é o valor acumumuladodos juros entre a data de emissão e a data atual. Valor nominal atualizado que é o valor do título pós-fixado corrigido pelo indexador ao qual está referenciado (valor de emissão + juros acruados).

7 Principais produtos do mercado financeiro
Estes títulos possuem características fundamentais tais como: Preço Unitário (PU) - é o preço de negociação e liquidação do título em determinada data. Corresponde ao valor presente do fluxo de caixa futuro proporcionado pelo título, descontado pela taxa de juros de mercado.

8 Principais produtos do mercado financeiro
No mercado de títulos emitidos pelas Instituições Financeiras existem duas formas de remuneração : Títulos com remuneração pré-fixada e títulos com remuneração pós-fixada.

9 Principais produtos do mercado financeiro
Na remuneração pré-fixada a rentabilidade é conhecida no momento da aplicação, isto é, o aplicador sabe quanto vai receber na data do resgate.

10 Principais produtos do mercado financeiro
Na remuneração pós-fixada o investidor só saberá a sua remuneração na data do resgate pois ao aplicar o investidor sabe apenas que o rendimento do título está vinculado a um indexador mais uma taxa de juros prefixada.

11 Principais produtos do mercado financeiro
Os títulos são emitidos de forma escritural e registrados em sistemas de custódia. Existem no Brasil dois grandes sistemas de custódia: SELIC e CETIP, os quais já foram devidamente abordados na aula 2 .

12 Principais produtos do mercado financeiro
Segundo o Fundo Garantidor de Crédito o valor máximo, por instituição, é de R$ ,00 (setenta mil reais) por depositante ou aplicador, independentemente do valor total e da distribuição em diferentes formas de depósito e aplicação.

13 Principais produtos do mercado financeiro
No tocante à questão da tributação, os títulos de renda uma tributação regressiva de acordo com o prazo de aplicação no título conforme abaixo: Títulos Públicos, CDB, Debêntures, Notas Promissórias e outros títulos de renda fixa: Tempo de Aplicação Alíquota Até 180 dias ,5% De 181 dias a 360 dias ,0% De 361 dias a 720 dias ,5% Acima de 720 dias ,0%.

14 Principais produtos do mercado financeiro
A instituição financeira na qual o investidor/aplicador realizou a operação é responsável tributário pelo pagamento dos rendimentos e pela retenção e recolhimento dos tributos.

15 Principais produtos do mercado financeiro
Certificado de Depósito Bancário – CDB É um título de renda fixa emitido por um banco comercial, múltiplo ou de investimento que pode ser visto como um depósito bancário, já que ao comprar o CDB o aplicador está na verdade está emprestando o dinheiro para o banco por um prazo determinado e recebendo em troca o pagamento de juros, destinado em grande parte a lastrear operações de financiamento de capital de giro. Os CDBs são escriturais, nominativos, negociáveis e transferíveis.

16 Principais produtos do mercado financeiro
Certificado de Depósito Bancário – CDB Para investidores que acreditam na tendência de queda da taxa de juros o CDB com rentabilidade prefixada é a aplicação mais indicada. O investidor conhece, no momento da aplicação, o valor bruto do rendimento que será pago no vencimento.

17 Principais produtos do mercado financeiro
Certificado de Depósito Bancário – CDB No caso em que o investidor queira buscar uma proteção contra a alta de juros ou indexador inflacionário, a melhor opção é o CDB com rentabilidade pós-fixada indexada à um percentual do CDI diário ou outro indexador como a TR ou o IGP-M mais uma taxa fixa. Nesse caso o investidor só conhece o rendimento no momento do resgate.

18 Principais produtos do mercado financeiro
Recibo de Depósito Bancário - RDB O RDB é um recibo de depósito bancário (RDB), que tem as mesmas características de um CDB, com a diferença de que não admite negociação antes de seu vencimento.

19 Principais produtos do mercado financeiro
Certificado de Depósito Interfinanceiro – CDI Os CDIs são títulos de emissão de instituições financeiras que lastreiam operações do mercado monetário ou mercado interfinanceiro (entre elas mesmas), geralmente por um dia, apesar de poderem ser de prazos maiores. Estão isentos de IR e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e os juros são definidos pela denominada taxa over, geralmente expressa linear mensal e capitalizada pelos dias úteis previstos na operação.

20 Principais produtos do mercado financeiro
Certificado de Depósito Interfinanceiro – CDI Quando de um dia essas operações são denominadas de Depósito Interfinanceiro e são tão importantes para o mercado que estabelecem um padrão de taxa média diária, utilizada como o custo básico da taxa de juros no mercado, conhecido como CDI over, que refletirá a expectativa de custo das reservas bancárias em D + 1 (dia seguinte).

21 Principais produtos do mercado financeiro
Certificado de Depósito Interfinanceiro – CDI O CDI serve também como principal benchmark para os fundos de renda fixa e como indexador de aplicações e empréstimos ao setor privado.

22 Principais produtos do mercado financeiro
Commercial Papers São títulos de crédito emitidos pelas empresas com o objetivo de financiamento do seu capital de giro. Como vantagem sobre as operações convencionais de empréstimos bancários podemos citar o baixo custo financeiro e a maior agilidade em tomar recursos no mercado, explicados pela eliminação da intermediação bancária.

23 Principais produtos do mercado financeiro
Commercial Papers O título é negociado junto a investidores do mercado de capitais. Existe a necessidade de registro da operação na Comissão de Valores Mobiliários –CVM e na maioria dos casos oferecem garantia de fiança bancária. São emitidos por Companhias de Capital Aberto e oferecem a possibilidade de serem recomprados pelas mesmas.

24 Principais produtos do mercado financeiro
Debêntures Títulos de dívida de médio ou longo prazo, emitidos pelas sociedades anônimas, que conferem aos seus detentores o direito de crédito contra a empresa, nos termos da escritura de emissão e do certificado, conforme art.52 da Lei nº 6.404/76.

25 Principais produtos do mercado financeiro
Debêntures Vantagens comparativas das debêntures para a empresa diante de empréstimos bancários: Custo baixo Custo Dedutível Manutenção do Controle Fluxo adequado aos projetos

26 Principais produtos do mercado financeiro
Debêntures As debêntures podem ser de duas espécies diferentes, simples ( não conversíveis ) ou conversíveis em ações. São nominativas podendo ser escriturais ou não.

27 Principais produtos do mercado financeiro
Debêntures Podem oferecer quatro tipos de garantias: Com garantia real Com garantia flutuante Sem gozar de preferência Subordinadas

28 Principais produtos do mercado financeiro
Debêntures Os Limites de Emissão: O montante do capital social. Se existirem garantias reais, o limite pode ser de até 80% do valor das garantias; ou Se a garantia for flutuante (total dos ativos), o limite poderá ser de até 70% do ativo contábil líquido, ou seja, subtraído do ativo total as dividas com garantias reais.

29 Principais produtos do mercado financeiro
Títulos Públicos A responsabilidade pela administração da dívida pública federal é de competência do Tesouro Nacional. O Banco Central é responsável pela execução da política monetária e utiliza sua estrutura para operacionalizar a emissão de títulos pelo Tesouro Nacional.

30 Principais produtos do mercado financeiro
Títulos Públicos O Tesouro Nacional emite os títulos públicos de duas formas: emissão direta ou oferta pública. As emissões diretas destinam-se, principalmente, à securitização de dívidas da União, à realização de operações financeiras estruturadas e refinanciamento das dívidas de estados, municípios e estatais. Já as ofertas públicas são as emissões de títulos por meio de leilão eletrônico competitivo.

31 Principais produtos do mercado financeiro
Títulos Públicos Letra Financeira do Tesouro (LFT) Letra do Tesouro Nacional (LTN) Nota do Tesouro Nacional - série B (NTN-B) NTN-B Principal


Carregar ppt "Rio de Janeiro, 18 de Agosto de 2011"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google