A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os títulos de dívida Um título de dívida é uma obrigação contratual, normalmente de longo prazo sob o qual o emissor (tomador do empréstimo) concorda em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os títulos de dívida Um título de dívida é uma obrigação contratual, normalmente de longo prazo sob o qual o emissor (tomador do empréstimo) concorda em."— Transcrição da apresentação:

1 Os títulos de dívida Um título de dívida é uma obrigação contratual, normalmente de longo prazo sob o qual o emissor (tomador do empréstimo) concorda em pagar juros e devolver o valor principal em datas específicas ao titulares dos títulos. 1 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

2 Os títulos de dívida Em 15 de janeiro de 2012, a Duratex S.A tomou emprestado 99 milhões por meio da emissão de 777 mil títulos de dívida. Com isso, acordou em fazer pagamentos anuais (6% ao ano mais índice de inflação) e amortizar o valor total ao final do contrato. 2 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

3 Os títulos de dívida Os investidores têm a disposição uma série de títulos de dívida (públicos e privados) comercializados no mercado. De maneira geral, cada título apresenta diferentes características em relação ao retorno oferecido e ao risco. 3 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

4 Principais características dos títulos de dívida Os títulos de dívida apresentam diferentes características uma vez que não apresentam as mesmas cláusulas contratuais. Diferenças nessas cláusulas levam a diferenças no risco desses títulos e nos seus retornos. 4 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

5 Principais características dos títulos de dívida Para compreender melhor como esses títulos são comercializados no mercado financeiro, o entendimento de alguns termos é fundamental. 5 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

6 Valor nominal Corresponde ao valor de face do título de dívida. As sociedades anônimas costumam assumir valores de 1.000 ou múltiplos. Esse valor acaba representando a quantia de recursos financeiros que a sociedade anônima toma emprestado. 6 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

7 Taxa de juros cupom Os títulos de dívida da Duratex S.A exigem que a sociedade pague um valor monetário fixo a cada período anual (também poderia ser semestral) além do pagamento da inflação do período. 7 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

8 Taxa de juros cupom Assim, por conta deste pagamento de juros, define-se como taxa de juros cupom o valor dos juros dividido pelo valor nominal do título. 8 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

9 Taxa de juros cupom Considerando que o valor dos juros é de 7,64 e o valor nominal corresponde a 127,41 a taxa de juros cupom é definida por 7,64 ÷ 127,41 que corresponde a 6% ao ano. 9 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

10 Taxa de juros cupom Os títulos de dívida também podem ser oferecidos no mercado com um desconto sobre o seu valor nominal e, portanto, oferecem remuneração através do ganho de capital, uma vez que ao final do período, o investidor terá de volta o valor nominal. 10 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

11 Data de vencimento Os títulos de dívida apresentam uma data de vencimento específica na qual seus valores nominais são pagos ao investidor. No caso da Duratex S.A eles foram emitidos em janeiro de 2012 e serão resgatados em 2017. 11 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

12 Cláusulas de resgate antecipado Os títulos de dívida podem apresentar (ou não) uma cláusula de resgate antecipado permitindo que o emissor possa resgatar sua dívida antes do vencimento. 12 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

13 Cláusulas de resgate antecipado A cláusula geralmente estabelece que a sociedade deve pagar aos investidores uma quantia maior que o valor nominal caso sejam resgatados. Esse valor adicional é denominado como prêmio de resgate. 13 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

14 Cláusulas de resgate antecipado Essas cláusulas podem ser úteis para sociedades que tenham emitido seus títulos com base em taxas fixas mais a inflação do período. Assim, caso as condições da economia mudem, a sociedade poderia emitir outros títulos com base nessa nova realidade. 14 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

15 Classificações dos títulos de dívida As três principais agências de classificação de risco são a Moody´s Investors Service, Standard & Poor´s Corporation e a Fitch Investors Service. Assim, os títulos de dívida triplo A e duplo A são extremamente seguros. 15 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

16 Classificações dos títulos de dívida Os de único A e triplo B são também fortes para serem definidos como títulos de dívida para investimento. Já os títulos de duplo B ou inferiores são especulativos. 16 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

17 Classificações dos títulos de dívida Alguns critérios podem ser citados para termos ideia de como essas agências classificam os títulos de dívida. 17 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

18 Classificações dos títulos de dívida Endividamento, Cobertura de juros; Subordinação a outro título; Garantia por outra sociedade do mesmo grupo; 18 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

19 Classificações dos títulos de dívida Operações com o mercado estrangeiro; Confiabilidade dos seus produtos; Obrigações com o fundo de pensão; Turbulências trabalhistas além de políticas contábeis conservadoras. 19 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.


Carregar ppt "Os títulos de dívida Um título de dívida é uma obrigação contratual, normalmente de longo prazo sob o qual o emissor (tomador do empréstimo) concorda em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google