Rotinas administrativas Departamento de RH

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Apresentação em tema: "Rotinas administrativas Departamento de RH"— Transcrição da apresentação:

1 Rotinas administrativas Departamento de RH
Profa. Maria Augusta Constante Puget

2 Rotinas Administrativas do Departamento de RH
Recrutamento e Seleção. Integração de funcionários. Comunicação entre RH e colaborador. Relações humanas entre os funcionários. Palestras motivacionais.

3 Rotinas Administrativas do Departamento Pessoal
Responsável pela parte burocrática, relativa à legislação trabalhista e previdenciária: Admissão. Registro das carteiras dos funcionários. Folha de pagamento. Cálculo das guias do INSS e FGTS para pagamento. Gestão de Ponto e Horas Extras. Benefícios. Férias. Desligamento.

4 Departamento de RH X Departamento Pessoal
RH e DP são dois departamentos distintos, com atribuições bem diferentes: O primeiro é responsável por trabalhar as relações sócio- afetivas dos funcionários. Voltam- se para o lado psicológico e do bom relacionamento dos funcionários da empresa. O segundo é responsável pela parte burocrática (relativo a legislação Trabalhista e Previdenciária). 

5 Recrutamento e Seleção
A área de Recrutamento e Seleção é responsável por quatro grandes atividades dentro do departamento de Recursos Humanos de uma empresa: ATRAIR. TRIAR. SELECIONAR. CONTRATAR candidatos.

6 Recrutamento O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização comunica as oportunidades de emprego e atrai candidatos para abastecer o seu processo seletivo. Consiste em um conjunto de técnicas e procedimentos que visa ATRAIR candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

7 Recrutar melhor... Recrutar melhor significa: contratar o melhor candidato para a sua vaga. Isto é, com o perfil mais adequado para aquela função ou com maior probabilidade de performar na empresa. O recrutamento é a porta de entrada das pessoas nas empresas, e ter este processo bem desenvolvido está diretamente ligado ao sucesso da organização.

8 Recrutamento interno. Recrutamento externo. Recrutamento misto.
Tipos de Recrutamento Recrutamento interno. Recrutamento externo. Recrutamento misto.

9 Recrutamento Interno Busca pelo profissional que trabalha na própria empresa, através de remanejamento de colaboradores, promoções ou transferências. Canais de divulgação: Intranet. Cartazes. Jornal interno.

10 Recrutamento Interno

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12 Recrutamento Externo Vagas abertas ao público externo.
Feita pela própria empresa ou agências especializadas. Canais de divulgação: Internet. Jornais. Rádio. TV. Cartazes.

13 Recrutamento Externo

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15 Canais de divulgação de vagas
Portais de vagas. Mídias sociais. Páginas de carreiras. Recrutamento interno.

16 Job Description Para aumentar a atratividade dos anúncios de vagas, deve-se investir tempo na criação de um job description completo, claro, transparente e que desperte o interesse dos candidatos. O texto deve ser amigável e veiculado em um canal adequado para a vaga. Essa publicação carrega consigo a marca, os valores, a visão e a identidade da empresa.

17 Job Description: Elementos importantes
Descrição da empresa: Revelar aspectos da cultura da empresa é fundamental para conseguir os candidatos mais apropriados. Tão importante quanto a qualificação técnica, é a adequação do perfil comportamental do profissional aos valores da organização. Responsabilidades do cargo: Caso o candidato seja contratado para aquela vaga, que tarefas ele executará no seu dia a dia? Quais serão as cobranças exercidas sobre ele? Qualificações obrigatórias: Escolaridade. O seu candidato precisa ter concluído a universidade? Quais experiências ele precisa ter? Alguma certificação é obrigatória? Conhecimentos técnicos? Benefícios oferecidos: Vale-refeição? Vale-transporte? Academia? Horário flexível?... Além do salário... Job Description: Elementos importantes

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19 Considerem os seguintes sites de divulgação de vagas de emprego:
Façam um levantamento de 5 ofertas de emprego em diferentes áreas. Para cada uma delas identifique: Descrição da empresa. Responsabilidades do cargo. Qualificações obrigatórias. Benefícios oferecidos. Exercício 1

20 Escreva um job description para uma vaga de emprego de Secretária Bilingue, contendo todos os elementos mencionados anteriormente, isto é: Descrição da empresa. Responsabilidades do cargo. Qualificações obrigatórias. Benefícios oferecidos. Para tanto, pesquise em ofertas de emprego para este cargo, a fim de ter uma noção dos requisitos exigidos. Exercício 2

21 Processo Seletivo Recrutamento: disponibiliza a vaga.
Seleção: escolhe a melhor opção entre os candidatos interessados.

22 O recrutamento e seleção como partes do processo de agregar pessoas

23 Seleção como uma comparação

24 O Processo de Seleção de Pessoas

25 Exercício 3 Elabore o seu currículo.


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