A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED"— Transcrição da apresentação:

1 11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Estudo de uma Metodologia de Capacitação de Professores no Uso de Tecnologias Educacionais ANA LÚCIA R. MENDONÇA MARTA DE CAMPOS MAIA PAULO GÓES

2 Introdução Novo papel dos professores
Mudança mentalidade perante a educação Aumento significativo da utilização do ensino mediado por computador Projeto Pioneiros I e II

3 Objetivos O principal objetivo deste paper é apresentar o desenvolvimento de um programa de capacitação para facilitar a adoção de tecnologia de ensino por professores que possuam experiência com o formato de curso presencial.

4 Metodologia da Pesquisa
A estratégia de pesquisa utilizada para este trabalho foi a exploratória. A análise do caso foi feita através da observação direta no processo de capacitação dos professores. Questão básica da pesquisa: “Como desenvolver um programa de capacitação para facilitar a adoção de tecnologia de ensino por professores que possuam experiência com o formato de curso presencial?

5 Projeto Pioneiros I CEDEA e DTA Grupo de 12 professores Remuneração
Objetivo: produção de conteúdo on-line, sem efetiva implementação Plataforma utilizada: WebCT Duração: 8 meses ( )

6 Capacitação no PPI Palestras Apresentação dos projetos
Apresentação dos princípios de desenho instrucional Treinamento na utilização do WebCT o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"

7 Resultado e Constatações
61% concluíram seus projetos Motivação: professores tornaram-se evangelizadores no uso dos recursos Conteúdo: transcrição do conteúdo presencial WebCT: ferramenta de difícil uso Servidor utilizado era deficiente o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"

8 Projeto Pioneiros II CEDEA e DTA Grupo de 15 professores
Nova abordagem: desenvolvimento de uma metodologia pedagógica Objetivo: repensar o novo papel do professor e do aluno no processo de E +A e implementar o projeto Plataforma utilizada: Blackboard Duração: 8 meses ( )

9 Capacitação no PPII Palestra de Abertura Workshop de análise
Workshop de projeto Workshop de desenvolvimento Entrevista de avaliação com professores Remuneração era efetivada de acordo com a entrega de tarefas determinadas o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"

10 Resultado e Constatações
93% concluíram seus projetos Ao final do projeto professores tinha uma disciplina desenvolvida no ambiente Todos afirmaram que metodologia de ensino-aprendizagem contribuiu para melhor qualidade de aulas 70% sentiram-se mais preparados para utilizarem recursos de tecnologia 95% aprovaram formato e temas do workshop 80% solicitaram mais workshops em metodologia Todos aprovaram a plataforma Blackboard o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"

11 Conclusões O processo de capacitação continua a ser aprimorado, adaptado às necessidades dos professores e cursos das escolas da FGV-SP Média de 20 disciplinas até o final de 2002, 79 disciplinas no final de 2003, 128 disciplinas no início de 2004, 250 disciplinas em agosto de 2004, atingindo mais de 1800 alunos o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"

12 Conclusões Necessidade de desenvolver um processo de avaliação da efetividade do aprendizado no novo ambiente, com as disciplinas desenvolvidas com a metodologia adotada. o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"


Carregar ppt "11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google