A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEARNING, WORKING, NETWORKING Avaliação OCDE – Projecto do IMHE Supporting Quality Teaching in Higher Education Iniciativas de inovação pedagógica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEARNING, WORKING, NETWORKING Avaliação OCDE – Projecto do IMHE Supporting Quality Teaching in Higher Education Iniciativas de inovação pedagógica."— Transcrição da apresentação:

1 LEARNING, WORKING, NETWORKING Avaliação OCDE – Projecto do IMHE Supporting Quality Teaching in Higher Education Iniciativas de inovação pedagógica

2 Projecto OCDE– Quality teaching A avaliação consistiu em: Analisar iniciativas orientadas para a qualidade e para a melhoria do ensino Auscultar as percepções de docentes e estudantes quanto ao apoio da instituição a estas iniciativas Aprofundar a relação entre ensino e aprendizagem Investigar as formas de avaliar o impacto do ensino Avaliadores: Fabrice Hénard – analista da OCDE Gabor Halasz – Professor Catedrático em Ciências da Educação da Universidade de Budapeste

3 As 3 iniciativas em avaliação Serviço Comunitário (1º ciclo de Psicologia) PIC Portefolio de Competências (1º ciclo Economia e Gestão) Um Enfermeiro na Escola (1º ciclo de Enfermagem) As três iniciativas são muito distintas entre si mas partilham algumas características comuns: Envolvem esforço das Direcções mas partem sobretudo de docentes empenhados em modelos enriquecidos de ensino e aprendizagem; Investem em perfis alargados de competências, aliando às competências científicas as competências transversais desenvolvidas em contextos de trabalho reais; Apostam numa ligação muito estreita com o mercado de trabalho e com a sociedade em geral.

4 As 3 iniciativas - descrição Portfolio of Individual Competences - PIC (School of Economics and Management) This is a complex curriculum innovation of the School of Economics and Management which aims at improving the quality and effectiveness of teaching and learning of its degree programs. The innovation consists of including intensive competence development into the curriculum though collective project work, internship in workplaces and individualised coaching. Community Service (School of Education and Psychology) In this project students do voluntary work in various community service centres in Porto, tutored by the staff of the School of Education and Psychology. The aim of this program is to enhance the personal and social development of students, to promote the values of empathy, solidarity, cooperation, gratitude, responsibility and commitment, to allow students to have a first experience with the reality of professional life and also to contribute to meeting the needs of various community institutions. Nurses at schools: a project for more health (Institute of Health Sciences) In this project students of the 4th year of the Nursing Undergraduates Program of the Institute of Health Sciences, tutored by teachers, are placed to basic and secondary schools of one of the District (Oporto) of Porto. They work as nurses in these school providing various health related services to pupils and, sometimes, to teachers. This program is part of the formal curriculum of students in the Nursing Degree Program. (caixa pág. 19)

5 A visita A visita procurou responder a um conjunto central de questões: Como é que a qualidade de ensino é conceptualizada dentro da instituição? Como é feita a articulação entre a qualidade de ensino com outras políticas e estratégias institucionais? Qual é a percepção de valor acrescentado do apoio às iniciativas de qualidade de ensino? Em que medida se pode confiar na avaliação dos seus impactos? Em que medida a instituição é capaz de difundir e sustentar a qualidade de ensino? Como é feito o envolvimento dos alunos no apoio ao ensino de qualidade dentro da instituição? Como é que a instituição verificar o impacto do ensino na aprendizagem dos alunos? A visita durou 3 dias, um dia dedicado a cada uma das iniciativas em avaliação. Os avaliadores estiveram em intensa actividade durante os três dias. Foi organizada de modo a que os avaliadores contactassem com todos os actores envolvidos: as equipas docentes e os seus líderes, as Direcções Académicas, os estudantes, os parceiros externos envolvidos (incluiu duas visitas a instituições parceiras).

6 A AVALIAÇÃO FEITA

7 3 iniciativas – para lá dos objectivos formais, exercem 4 funções comuns Criar um espaço diversificado para aprender e praticar Criar novas formas de trabalho nas organizações parceiras Desenvolver cooperação intensa com organizações externas Criar um vasto espaço para acções de voluntariado na comunidade Observa-se uma intensa dinâmica de transferência de conhecimento nos dois sentidos. Os estudantes trazem para a Universidade informação e vivência do mercado profissional que os acolhe (muitas vezes em forma de problemas a resolver); ao levarem soluções construídas com os docentes, fazem o segundo movimento de transferência de conhecimento levando inovação aos parceiros desta colaboração. Uma das consequências que ocorre é a criação de novos postos de trabalho após a experiência de ter um voluntário ou um estagiário, acompanhados pelos docentes, na organização.

8 LEARNING, WORKING, NETWORKING Formas gráficas

9 Perfis de competências alargadas dos estudantes Alargamento conhecimento dos docentes e serviços de apoio ao ensino sobre as diversas realidades profissionais Inovação pedagógica Currículos renovados – centrados no aluno, no desenvolvimento das suas competências específicas e transversais de forma integrada Reforço da confiança entre Universidade-Estudantes-Empregadores - Alumni Criação de contextos de prática (reflectida) - Rede de conexões intensa com organizações externas/meio envolvente Enriquecimento das formas de trabalho nas organizações Integração conhecimento especializado, do corpo docente, na resolução de problemas reais Reforço da capacidade de desenvolvimento de todos e da Empregabilidade dos diplomados da Católica.Porto universidade parceiros

10 Inovação pedagógica Licenciados novos conhecimentos, novas práticas, perfis alargados Corpo docente experimentação e domínio de novas metodologias Criação de valor acrescentado para as comunidades envolventes O desenvolvimento de cada estudante, educação integral Relação de confiança Estudante – universidade – alumni - empregadores Missão da Universidade

11 Algumas conclusões sobre a própria Universidade Tem uma liderança (Prof. Joaquim Azevedo) claramente orientada para a qualidade e para a inovação; Assumiram os desafios colocados pelo Processo de Bolonha como desafios de crescimento e de competitividade (porque dependem das propinas); Assume a empregabilidade dos seus diplomados como um impacto muito importante da sua actividade; É uma Universidade da Igreja o que se manifesta não numa religiosidade presente no dia a dia mas sim nos valores que assume no seu Plano Estratégico, no conceito de educação disseminado e nas suas práticas pedagógicas (incluindo nestes iniciativas inovadoras). O eixo estratégico Promoção da inovação social e cultural" merece atenção especial, pois demonstra perfeitamente o compromisso da universidade com a inovação, tanto na sua organização interna e no seu ambiente social. Os testemunhos de parceiros e empregadores, na visita, integram claramente estas três iniciativas neste eixo.

12 Algumas conclusões sobre a própria Universidade Estes projectos levam a uma mudança dramática do trabalho dos docentes e das competências que desenvolvem na sua profissão, ao centrarem o processo de ensino- aprendizagem no estudante e ao colocarem a aprendizagem num ambiente complexo e aberto. Também aumenta muito a carga de trabalho de todos. Na UCP, melhorar a aprendizagem e reforçar a empregabilidade estão intimamente articuladas; aparentemente melhoram a aprendizagem para melhorarem a empregabilidade. A inovação nos processos de ensino-aprendizagem é liderada pelos docentes e não por processos burocráticos de controlo de qualidade.

13 Recomendações Reforçar fortemente a comunicação destes processos de inovação e dos seus impactos tanto dentro como fora da organização; Este reforço da comunicação deve englobar os valores e princípios educacionais que defendem enquanto Universidade Católica – por exemplo através das iniciativas de voluntariado que têm; inclusivamente este deve ser um factor de internacionalização e acolhimento de estudantes internacionais; Reforçar os mecanismos de apoio ao sucesso escolar daqueles que demonstrem dificuldades (estão reforçados os mecanismos de diagnóstico através destes modelos de ensino mas falta este complemento importante); Avaliar se os recursos educacionais que utiliza são suficientes para as necessidades presentes e futuras do ensino em oferta; Reforçar as condições para o clima interno que possibilita a inovação e o forte empenho dos docentes que dão corpo a estas iniciativas – responsabilidades claras na qualidade do ensino que permitam iniciativas a partir dos docentes; Reforçar a capacidade do ambiente recompensar os docentes mais empenhados em projectos inovadores Sigiq como instância interna que prepara a instituição para a avaliação sistemática da qualidade de ensino, que apoia a consolidação de conceitos de aprendizagem e ensino alargados e a reflexão interna sobre estas dimensões Reforçar o papel dado às Associações de Alumni para apoiar estes processos abertos de ensino- aprendizagem.


Carregar ppt "LEARNING, WORKING, NETWORKING Avaliação OCDE – Projecto do IMHE Supporting Quality Teaching in Higher Education Iniciativas de inovação pedagógica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google