Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Escola Básica e Secundária Fernão do Pó
Segurança na Internet Estudo baseado nos inquéritos efectuados aos alunos dos vários ciclos de ensino da escola Básica e Secundária fernão do Pó Escola Básica e Secundária Fernão do Pó
2
2º Ciclo Podemos tirar algumas conclusões dos questionários efectuados aos 267 alunos deste ciclo de ensino, questionados sobre as suas práticas no uso da Internet: A grande maioria possui computador e Internet. A utilização feita por estes alunos, nem sempre é feita de forma segura, uma vez que muitos possuem o computador no seu quarto, e não num espaço comum à família, e a sua utilização é feita sem acompanhamento de um adulto, o que nestas idades é desaconselhado.
3
Verificamos que embora esta faixa etária de alunos corresponda a uma faixa ainda muito jovem, existem muitos alunos a utilizarem as redes sociais e a partilharem muitas informações sobre si por toda a rede. Podemos observar seguidamente alguns gráficos que ilustram estas informações recolhidas através dos questionários elaborados:
4
Divisão da casa onde possuem o computador:
5
Internet em casa?
6
Horas por dia na Internet:
7
Pais estão presentes quando navegam?
8
Tipo de sites utilizados:
Outros são na sua maioria Redes sociais.
9
Possuem ?
10
Dão o seu email a desconhecidos?
11
O que fazem quando abrem conteúdo inapropriados?
12
3º Ciclo Podemos inferir, dos 331 alunos questionados sobre as suas práticas no uso da Internet, de que a grande maioria possui computador e Internet. A utilização feita por estes alunos, que se encontram com idades entre os 12 e os 17 anos não é segura, uma vez que a grande maioria possui o computador no seu quarto, e não num espaço comum à família, e utiliza-o sem acompanhamento de um adulto.
13
Muitos respondem fechar as janelas quando surge algo que não pretendiam e não darem o seu a desconhecidos, mas existem muitos alunos a utilizarem as redes sociais e a partilharem muitas informações sobre si por toda a rede. Podemos observar seguidamente alguns gráficos que ilustram estas informações recolhidas através dos questionários elaborados:
14
Divisão da casa onde possuem o computador:
15
Internet em casa?
16
Horas por dia na Internet:
17
Pais estão presentes quando navegam?
18
Tipo de sites utilizados:
Outros são na sua maioria Redes sociais.
19
Possuem ?
20
Dão o seu email a desconhecidos?
21
O que fazem quando abrem conteúdo inapropriados?
22
Ensino secundário Dos 233 alunos questionados podemos tirar algumas conclusões das suas respostas, nomeadamente de que todos possuem computador, e de que o número de alunos sem Internet é diminuto. Mais uma vez constatamos, tal como nos outros ciclos de ensino que a utilização feita por estes alunos, embora tenham uma idade e maturidade mais elevada, não é segura. A grande maioria possui o computador no seu quarto, e não num espaço comum à família, e utiliza-o sem acompanhamento de um adulto.
23
A utilização das redes sociais e a divulgação de informação que estas permitem continuam a ser aqui uma constante. Existe cuidado na divulgação do seu a desconhecidos, mas por exemplo, utilizando as redes sociais este pode ser facilmente descoberto. Podemos observar seguidamente alguns gráficos que ilustram estas informações recolhidas através dos questionários elaborados:
24
Divisão da casa onde possuem o computador:
25
Internet em casa?
26
Horas por dia na Internet:
27
Pais estão presentes quando navegam?
28
Tipo de sites utilizados:
Outros são na sua maioria Redes sociais.
29
Possuem ?
30
Dão o seu email a desconhecidos?
31
O que fazem quando abrem conteúdo inapropriados?
32
Cursos CEFS Dos 40 alunos questionados podemos resumidamente analisando as suas respostas e os gráficos obtidos que estes alunos possuem práticas idênticas `s dos vários ciclos de ensino analisados, nomeadamente o hábito de utilizar o computador no seu quarto sem qualquer tipo de acompanhamento,
33
Divisão da casa onde possuem o computador:
34
Internet em casa?
35
Horas por dia na Internet:
36
Pais estão presentes quando navegam?
37
Tipo de sites utilizados:
Outros são na sua maioria Redes sociais.
38
Possuem ?
39
Dão o seu email a desconhecidos?
40
O que fazem quando abrem conteúdo inapropriados?
41
Em suma: A utilização da Internet possui muitas vantagens. Analisando os dados que dispomos podemos dizer que na generalidade os nossos alunos possuem acesso à utilização das Novas Tecnologias e mais nomeadamente da Internet, o que se torna uma grande vantagem para eles quando utilizada na forma correcta. Na sua grande maioria os alunos possuem contas de e navegam para pesquisa na Internet, o que lhes permite ter ao seu dispor um número quase ilimitado de informações, o que se torna uma mais-valia para os mesmos.
42
ESTUDO EFECTUADO PELO GRUPO DE INFORMÁTICA Ano Lectivo: 2010-2011
Segurança na Internet ESTUDO EFECTUADO PELO GRUPO DE INFORMÁTICA Ano Lectivo: Escola Básica e Secundária Fernão do Pó
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.