LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 Literatura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 Literatura."— Transcrição da apresentação:

1 LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 Literatura Vanguardas Europeias e 1ª fase do Modernismo PROFESSOR: FÁBIO COELHO

2 LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 1. (Enem) Soneto VII Onde estou? Este sítio desconheço: Quem fez tão diferente aquele prado? Tudo outra natureza tem tomado; E em contemplá-lo tímido esmoreço. Uma fonte aqui houve; eu não me esqueço De estar a ela um dia reclinado: Ali em vale um monte está mudado: Quanto pode dos anos o progresso! Árvores aqui vi tão florescentes, Que faziam perpétua a primavera: Nem troncos vejo agora decadentes. Eu me engano: a região esta não era; Mas que venho a estranhar, se estão presentes Meus males, com que tudo degenera! COSTA, C. M. Poemas. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 7 jul. 2012. No soneto de Cláudio Manuel da Costa, a contemplação da paisagem permite ao eu lírico uma reflexão em que transparece uma a) angústia provocada pela sensação de solidão. b) resignação diante das mudanças do meio ambiente. c) dúvida existencial em face do espaço desconhecido. d) intenção de recriar o passado por meio da paisagem. e) empatia entre os sofrimentos do eu e a agonia da terra.

3 LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 2. (Enem PPL) Sermão da Sexagésima Nunca na Igreja de Deus houve tantas pregações, nem tantos pregadores como hoje. Pois se tanto se semeia a palavra de Deus, como é tão pouco o fruto? Não há um homem que em um sermão entre em si e se resolva, não há um moço que se arrependa, não há um velho que se desengane. Que é isto? Assim como Deus não é hoje menos onipotente, assim a sua palavra não é hoje menos poderosa do que dantes era. Pois se a palavra de Deus é tão poderosa; se a palavra de Deus tem hoje tantos pregadores, por que não vemos hoje nenhum fruto da palavra de Deus? Esta, tão grande e tão importante dúvida, será a matéria do sermão. Quero começar pregando-me a mim. A mim será, e também a vós; a mim, para aprender a pregar; a vós, que aprendais a ouvir. VIEIRA, A. Sermões Escolhidos, v. 2. São Paulo: Edameris, 1965. No Sermão da sexagésima, padre Antônio Vieira questiona a eficácia das pregações. Para tanto, apresenta como estratégia discursiva sucessivas interrogações, as quais têm por objetivo principal a) provocar a necessidade e o interesse dos fiéis sobre o conteúdo que será abordado no sermão. b) conduzir o interlocutor à sua própria reflexão sobre os temas abordados nas pregações. c) apresentar questionamentos para os quais a Igreja não possui respostas. d) inserir argumentos à tese defendida pelo pregador sobre a eficácia das pregações. e) questionar a importância das pregações feitas pela Igreja durante os sermões.

4 LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 3. (Enem) LXXVIII (Camões, 1525?-1580) Leda serenidade deleitosa, Que representa em terra um paraíso; Entre rubis e perlas doce riso; Debaixo de ouro e neve cor-de-rosa; Presença moderada e graciosa, Onde ensinando estão despejo e siso Que se pode por arte e por aviso, Como por natureza, ser fermosa; Fala de quem a morte e a vida pende, Rara, suave; enfim, Senhora, vossa; Repouso nela alegre e comedido: Estas as armas são com que me rende E me cativa Amor; mas não que possa Despojar-me da glória de rendido. CAMÕES, L. Obra completa. Rio de janeiro: Nova Aguilar, 2008.

5 LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 A pintura e o poema, embora sendo produtos de duas linguagens artísticas diferentes, participaram do mesmo contexto social e cultural de produção pelo fato de ambos a) apresentarem um retrato realista, evidenciado pelo unicórnio presente na pintura e pelos adjetivos usados no poema. b) valorizarem o excesso de enfeites na apresentação pessoa e na variação de atitudes da mulher, evidenciadas pelos adjetivos do poema. c) apresentarem um retrato ideal de mulher marcado pela sobriedade e o equilíbrio, evidenciados pela postura, expressão e vestimenta da moça e os adjetivos usados no poema. d) desprezarem o conceito medieval da idealização da mulher como base da produção artística, evidenciado pelos adjetivos usados no poema. e) apresentarem um retrato ideal de mulher marcado pela emotividade e o conflito interior, evidenciados pela expressão da moça e pelos adjetivos do poema.

6 LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 4. (Enem) Bons dias! 14 de junho de 1889 Ó doce, ó longa, ó inexprimível melancolia dos jornais velhos! Conhece-se um homem diante de um deles. Pessoa que não sentir alguma coisa ao ler folhas de meio século, bem pode crer que não terá nunca uma das mais profundas sensações da vida, – igual ou quase igual à que dá a vista das ruínas de uma civilização. Não é a saudade piegas, mas a recomposição do extinto, a revivescência do passado. ASSIS. M. Bons dias! (Crônicas 1885-1839). Campinas Editora da Unicamp, São Paulo: Hucitec, 1590. O jornal impresso é parte integrante do que hoje se compreende por tecnologias de informação e comunicação. Nesse texto, o jornal é reconhecido como a) objeto de devoção pessoal. b) elemento de afirmação da cultura. c) instrumento de reconstrução da memória. d) ferramenta de investigação do ser humano. e) veículo de produção de fatos da realidade.

7 LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 5. (Enem) Abatidos pelo fadinho harmonioso e nostálgico dos desterrados, iam todos, até mesmo os brasileiros, se concentrando e caindo em tristeza; mas, de repente, o cavaquinho de Porfiro, acompanhado pelo violão do Firmo, romperam vibrantemente com um chorado baiano. Nada mais que os primeiros acordes da música crioula para que o sangue de toda aquela gente despertasse logo, como se alguém lhe fustigasse o corpo com urtigas bravas. E seguiram-se outras notas, e outras, cada vez mas ardentes e mais delirantes. Já não eram dois instrumentos que soavam, eram lúbricos gemidos e suspiros soltos em torrente, a correrem serpenteando, como cobras numa floresta incendiada; eram ais convulsos, chorados em frenesi de amor música feita de beijos e soluços gostosos; carícia de fera, carícia de doer, fazendo estala de gozo. AZEVEDO, A. O cortiço. São Paulo: Ática, 1983 (fragmento). No romance O Cortiço (1890), de Aluizio Azevedo, as personagens são observadas como elementos coletivos caracterizados por condicionantes de origem social, sexo e etnia. Na passagem transcrita, o confronto entre brasileiros e portugueses revela prevalência do elemento brasileiro, pois a) destaca o nome de personagens brasileiras e omite o de personagens portuguesas. b) exalta a força do cenário natural brasileiro e considera o do português inexpressivo. c) mostra o poder envolvente da música brasileira, que cala o fado português. d) destaca o sentimentalismo brasileiro, contrário à tristeza dos portugueses. e) atribui aos brasileiros uma habilidade maior com instrumentos musicais.

8 LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 6. (Enem cancelado) Ouvir estrelas “Ora, (direis) ouvir estrelas! Certo perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto, que, para ouvi-las, muita vez desperto e abro as janelas, pálido de espanto... E conversamos toda noite, enquanto a Via-Láctea, como um pálio aberto, cintila. E, ao vir o Sol, saudoso e em pranto, inda as procuro pelo céu deserto. Direis agora: “Tresloucado amigo! Que conversas com elas?” Que sentido tem o que dizem, quando estão contigo?” E eu vos direi: “Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas”. BILAC, Olavo. Ouvir estrelas. In: Tarde, 1919. Ouvir estrelas Ora, direis, ouvir estrelas! Vejo que estás beirando a maluquice extrema. No entanto o certo é que não perco o ensejo De ouvi-las nos programas de cinema. Não perco fita; e dir-vos-ei sem pejo que mais eu gozo se escabroso é o tema. Uma boca de estrela dando beijo é, meu amigo, assunto p’ra um poema. Direis agora: Mas, enfim, meu caro, As estrelas que dizem? Que sentido têm suas frases de sabor tão raro? Amigo, aprende inglês para entendê-las, Pois só sabendo inglês se tem ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas. TIGRE, Bastos. Ouvir estrelas. In: Becker, I. Humor e humorismo: Antologia. São Paulo: Brasiliense, 1961.

9 LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 A partir da comparação entre os poemas, verifica-se que, a) no texto de Bilac, a construção do eixo temático se deu em linguagem denotativa, enquanto no de Tigre, em linguagem conotativa. b) no texto de Bilac, as estrelas são inacessíveis, distantes, e no texto de Tigre, são próximas, acessíveis aos que as ouvem e as entendem. c) no texto de Tigre, a linguagem é mais formal, mais trabalhada, como se observa no uso de estruturas como “dir-vos-ei sem pejo” e “entendê-las”. d) no texto de Tigre, percebe-se o uso da linguagem metalinguística no trecho “Uma boca de estrela dando beijo/é, meu amigo, assunto p’ra um poema.” e) no texto de Tigre, a visão romântica apresentada para alcançar as estrelas é enfatizada na última estrofe de seu poema com a recomendação de compreensão de outras línguas.

10 LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 7. (Enem PPL) A pintura Napoleão cruzando os Alpes, do artista francês Jacques Louis-David, produzida em 1801, contempla as características de um estilo que a) utiliza técnicas e suportes artísticos inovadores. b) reflete a percepção da população sobre a realidade. c) caricaturiza episódios marcantes da história europeia. d) idealiza eventos históricos pela ótica de grupos dominantes. e) compõe obras com base na visão crítica de artistas consagrados.

11 LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 8. (Enem (Libras)) Pertencente ao Romantismo, a obra de Victor Meirelles caracteriza-se como uma a) descrição dramática da guerra. b) inclinação ao retrato nacionalista. c) estilização das revoltas populares. d) construção da identidade brasileira. e) representação das obras francesas.

12 LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 9. (Enem) Cárcere das almas Ah! Toda a alma num cárcere anda presa, Soluçando nas trevas, entre as grades Do calabouço olhando imensidades, Mares, estrelas, tardes, natureza. Tudo se veste de uma igual grandeza Quando a alma entre grilhões as liberdades Sonha e, sonhando, as imortalidades Rasga no etéreo o Espaço da Pureza. Ó almas presas, mudas e fechadas Nas prisões colossais e abandonadas, Da Dor no calabouço, atroz, funéreo! Nesses silêncios solitários, graves, que chaveiro do Céu possui as chaves para abrir-vos as portas do Mistério?! CRUZ E SOUSA, J. Poesia completa. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura / Fundação Banco do Brasil, 1993. Os elementos formais e temáticos relacionados ao contexto cultural do Simbolismo encontrados no poema Cárcere das almas, de Cruz e Sousa, são a) a opção pela abordagem, em linguagem simples e direta, de temas filosóficos. b) a prevalência do lirismo amoroso e intimista em relação à temática nacionalista. c) o refinamento estético da forma poética e o tratamento metafísico de temas universais. d) a evidente preocupação do eu lírico com a realidade social expressa em imagens poéticas inovadoras. e) a liberdade formal da estrutura poética que dispensa a rima e a métrica tradicionais em favor de temas do cotidiano

13 LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 10. (Enem) Irerê, meu passarinho do sertão do Cariri, Irerê, meu companheiro, Cadê viola? Cadê meu bem? Cadê Maria? Ai triste sorte a do violeiro cantadô! Ah! Sem a viola em que cantava o seu amô, Ah! Seu assobio é tua flauta de irerê: Que tua flauta do sertão quando assobia, Ah! A gente sofre sem querê! Ah! Teu canto chega lá no fundo do sertão, Ah! Como uma brisa amolecendo o coração, Ah! Irerê, solta teu canto! Canta mais! Prá alembrá o Cariri! VILLA-LOBOS, H. Bachianas Brasileiras n. 5 para soprano e oito violoncelos (1938-1945). Disponível em: http://euterpe.blog.br. Acesso em: 23 abr. 2019. Nesses verbos, há uma exaltação ao sertão do Cariri em uma ambientação linguisticamente apoiada no(a) a) uso recorrente de pronomes. b) variedade popular da língua portuguesa. c) referência ao conjunto da fauna nordestina. d) exploração de instrumentos musicais eruditos. e) predomínio de regionalismos lexicais nordestinos.

14 LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 11. (Enem PPL) TEXTO I TEXTO II Ao ser questionado sobre seu processo de criação de ready-mades, Marcel Duchamp afirmou: – Isto dependia do objeto; em geral, era preciso tomar cuidado com o seu look. É muito difícil escolher um objeto porque depois de quinze dias você começa a gostar dele ou a detestá-lo. É preciso chegar a qualquer coisa com uma indiferença tal que você não tenha nenhuma emoção estética. A escolha do ready-made é sempre baseada na indiferença visual e, ao mesmo tempo, numa ausência total de bom ou mau gosto. CABANNE, P. Marcel Duchamp: engenheiro do tempo perdido. São Paulo: Perspectiva, 1987 (adaptado). Relacionando o texto e a imagem da obra, entende-se que o artista Marcel Duchamp, ao criar os ready-mades, inaugurou um modo de fazer arte que consiste em a) designar ao artista de vanguarda a tarefa de ser o artífice da arte do século XX. b) considerar a forma dos objetos como elemento essencial da obra de arte. c) revitalizar de maneira radical o conceito clássico do belo na arte. d) criticar os princípios que determinam o que é uma obra de arte. e) atribuir aos objetos industriais o status de obra de arte.

15 LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 12. (Enem PPL)Inovando os padrões estéticos de sua época, a obra de Pablo Picasso foi produzida utilizando características de um movimento artístico que a) dispensa a representação da realidade. b) agrega elementos da publicidade em suas composições. c) valoriza a composição dinâmica para representar movimento. d) busca uma composição reduzida e seus elementos primários de forma. e) explora a sobreposição de planos geométricos e fragmentos de objetos.

16 LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 13. (Enem) TEXTO I TEXTO II Na sua produção, Goeldi buscou refletir seu caminho pessoal e político, sua melancolia e paixão sobre os intensos aspectos mais latentes em sua obra, como: cidades, peixes, urubus, caveiras, abandono, solidão, drama e medo. ZULIETTI, L. F. Goeldi: da melancolia ao inevitável. Revista de Arte, Mídia e Política. Acesso em: 24 abr. 2017 (adaptado).

17 LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 O gravador Oswaldo Goeldi recebeu fortes influências de um movimento artístico europeu do início do século XX, que apresenta as características reveladas nos traços da obra de a) b)c) d) e)

18 LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 14. (Enem 2ª aplicação) Descobrimento Abancado à escrivaninha em São Paulo Na minha casa da rua Lopes Chaves De sopetão senti um friúme por dentro. Fiquei trêmulo, muito comovido Com o livro palerma olhando pra mim. Não vê que me lembrei que lá no norte, meu Deus! Muito longe de mim, Na escuridão ativa da noite que caiu, Um homem pálido, magro de cabelos escorrendo nos olhos Depois de fazer uma pele com a borracha do dia, Faz pouco se deitou, está dormindo. Esse homem é brasileiro que nem eu... ANDRADE, M. Poesias completas. São Paulo: Edusp, 1987. O poema “Descobrimento”, de Mário de Andrade, marca a postura nacionalista manifestada pelos escritores modernistas. Recuperando o fato histórico do “descobrimento”, a construção poética problematiza a representação nacional a fim de a) resgatar o passado indígena brasileiro. b) criticar a colonização portuguesa no Brasil. c) defender a diversidade social e cultural brasileira. d) promover a integração das diferentes regiões do país. e) valorizar a Região Norte, pouco conhecida pelos brasileiros.

19 LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 15. (Enem) Certa vez minha mãe surrou-me com uma corda nodosa que me pintou as costas de manchas sangrentas. Moído, virando a cabeça com dificuldade, eu distinguia nas costelas grandes lanhos vermelhos. Deitaram-me, enrolaram-me em panos molhados com água de sal – e houve uma discussão na família. Minha avó, que nos visitava, condenou o procedimento da filha e esta afligiu-se. Irritada, ferira-me à toa, sem querer. Não guardei ódio a minha mãe: o culpado era o nó. RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1998. Num texto narrativo, a sequência dos fatos contribui para a progressão temática. No fragmento, esse processo é indicado a) pela a alternância das pessoas do discurso que determinam o foco narrativo. b) utilização de formas verbais que marcam tempos narrativos variados. c) indeterminação dos sujeitos de ações que caracterizam os eventos narrados. d) justaposição de frases que relacionam semanticamente os acontecimentos narrados. e) recorrência de expressões adverbiais que organizam temporalmente a narrativa.

20 LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 16. (Enem (Libras)) Da humana condição Custa o rico entrar no céu (Afirma o povo e não erra). Porém muito mais difícil É um pobre ficar na terra. QUINTANA, M. Melhores poemas. São Paulo: Global, 2003. Mário Quintana ficou conhecido por seus “quintanares”, nome que o poeta Manuel Bandeira deu a esses quartetos com pequenas observações sobre a vida. Nessa perspectiva, os versos do poema Da humana condição ressaltam a) a desvalorização da cultura popular. b) a falta de sentido da existência humana. c) a irreverência diante das crenças do povo. d) uma visão irônica das diferenças de classe. e) um olhar objetivo sobre as diferenças sociais.

21 LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 17. (Enem PPL) O exercício da crônica Escrever prosa é uma arte ingrata. Eu digo prosa fiada, como faz um cronista; não a prosa de um ficcionista, na qual este é levado meio a tapas pelas personagens e situações que, azar dele, criou porque quis. Com um prosador cotidiano, a coisa fia mais fino. Senta-se diante de sua máquina, acende um cigarro, olha através da janela e busca fundo em sua imaginação um fato qualquer, de preferência colhido no noticiário matutino, ou da véspera, em que, com duas artimanhas peculiares, possa injetar um sangue novo. MORAES, V. Para viver um grande amor: crônicas e poemas. São Paulo: Cia. das Letras, 1991. Nesse trecho, Vinicius de Moraes exercita a crônica para pensá-la como gênero e prática. Do ponto de vista dele, cabe ao cronista a) criar fatos com a imaginação. b) reproduzir as notícias dos jornais. c) escrever em linguagem coloquial. d) construir personagens verossímeis. e) ressignificar o cotidiano pela escrita.

22 LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 18. (ENEM) As imagens representam, respectivamente, as obras “Futebol”, do artista plástico Nelson Leirner; e “Superhomens”, de Rubens Gerchman. São obras representativas de um movimento denominado Pop Art, que ecoou no Brasil na década de 1960, no qual artistas se apropriaram de imagens da vida diária e da cultura de massa, tornando-as objetos de arte. A partir de uma perspectiva ampliada e crítica sobre o esporte, interpretada como um elemento da cultura corporal de movimento, as imagens a)banalizam o esporte ao misturar o futebol e a pintura em um mesmo campo. b)deixam transparecer a preferência de ambos os artistas pelo futebol enquanto esporte. c)permitem refletir sobre como as artes visuais se apropriaram do futebol como uma tradição nacional. d)fazem uma reflexão crítica sobre o futebol e a violência como temas circulantes na sociedade. e)destacam a importância do esporte como atividade física de lazer para a sociedade.

23 LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 Gabarito: Resposta da questão 1: [E] Resposta da questão 2: [A] Resposta da questão 3: [C] Resposta da questão 4: [C] Resposta da questão 5: [C] Resposta da questão 6: [D] Resposta da questão 7: [D] Resposta da questão 8: [B] Resposta da questão 9: [C] Resposta da questão 10: [B] Resposta da questão 11: [D] Resposta da questão 12: [E] Resposta da questão 13: [A] Resposta da questão 14: [C] Resposta da questão 15: [B] Resposta da questão 16: [D] Resposta da questão 17: [E] Resposta da questão 18: [C]


Carregar ppt "LIMITADOR DE LARGURA LIMITADOR DE ALTURA LIMITADOR DE TÍTULO FONTES - TÍTULOS: Calibri (Títulos) CORPO: Calibri (Corpo) TAMANHO DA FONTE: 22 Literatura."
Anúncios Google