Introdução ao Estudo da(s) Antropologia(s): Selvageria, Barbárie e Civilização como “metáfora” para compreensão do Homo sapiens Profa. Amélia Carolina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução ao Estudo da(s) Antropologia(s): Selvageria, Barbárie e Civilização como “metáfora” para compreensão do Homo sapiens Profa. Amélia Carolina."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao Estudo da(s) Antropologia(s): Selvageria, Barbárie e Civilização como “metáfora” para compreensão do Homo sapiens Profa. Amélia Carolina Lopes Fernandes

2

3 LEWIS MORGAN E A TEORIA DA EVOLUÇÃO CULTURAL

4

5

6

7

8

9 GALERA POVOANDO ESTE PEQUENO PLANETINHA AO LONGO DA HISTÓRIA

10

11

12 CARACTERÍSTICAS EVOLUTIVAS DOS PRIMATAS Tendências evolutivas: Polegar opositor agarrar objetos Visão binocular noção de profundidade Cuidado com a prole 1 filhote por parto longo tempo de cuidado

13 Sobre a coexistência de Sapiens e Neanderthais “Há evidência arqueológica de que o homem moderno interagiu com os Neandertais durante o tempo em que viveu na Europa: trocas de ferramentas para fazer tecnologia, rituais funerários e a decoração do corpo implicam um intercâmbio cultural entre os grupos. No entanto, temos poucos esqueletos desse período”

14 E o Denisova?

15 Quando EXATAMENTE saímos da Barbárie e entramos na “Civilização”, se levarmos em conta Morgan e a Antropologia Evolucionista? Primeiros registros de escrita (conhecidos): 3,4~3mil a.C Povo Sumério (mesopotâmia) Uso: contabilidade (é dificil decorar números!) Suporte: placas de argila Avanços em ~2,5mil a.C Escrita cuneiforme - sumérios Hieroglifos - egípcios

16

17

18

19

20

21

22 Primeiras organizações populacionais Primeiros impérios 2,2 mil a.C - 1ºimpério Acadiano um milhão de súditos 3,1mil a.C - 1ºreino Egípcio centenas de milhares de pessoas Primeiras cidades 7 mil a.C - cidade na Anatólia 5 a 10mil pessoas 8,5mil a.C - vilarejo de Jericó, Ur (2 mil anos mais novo) centenas de pessoas

23 Caça-coleta funcionou por ~2milhões de anos H. sapiens (e ancestrais) evoluíram nesse contexto Vida sedentária é menos de 1% do percurso No séc. XXI, ser humano ainda tem corpo e mente de caçador-coletor H.sapiens existe desde 200mil a.C Revolução cognitiva ~70mil a.C Só a partir dessa época há registros de: barcos, arcos, agulha, jóias estratificação social, 'religião', 'comércio' conquista de novos continentes extinção de animais e outros humanoides Os H. sapiens de 70mil a.C tinham a mesma capacidade cerebral que os dos tempos da pós-verdade. Só muda a cultura acumulada e sistemas econômicos.

24 “DETALHES” QUE FAZEM DO sapiens ALGO sapiente, diferindo dos demais primatas Linguagem Sistemas de signos e símbolos Criação de sistemas de crenças para explicar fenômenos aparentemente incognoscíveis

25

26 Aspectos diferenciais entre Antropologia e Sociologia A Antropologia se conformou como ciência no século XIX, no âmbito do positivismo nas Ciências Sociais, juntamente com a Sociologia. São ainda produtos da modernidade ocidental. A Sociologia se encarregou de estudar a sociedade na modernidade pós-modernidade e a Antropologia ficou a cargo de estudar o mundo pré-moderno em “extinção”.

27 Aspectos diferenciais entre Antropologia e Sociologia Enquanto a sociologia se encarrega dos problemas decorrentes da Revolução Industrial, a Antropologia se encarrega das sociedade exóticas e suas peculiaridades. Vinculação direta da Antropologia nascente com o colonialismo, exploração, a dominação, o subdesenvolvimento, a espoliação, a alienação, o massacre, o genocídio e o etnocídio praticados contra as populações estudadas. A Antropologia inicialmente não se preocupava em frear o processor de alienação cultural, religiosa, econômica ou física significa a própria opressão contra os povos colonizados.

28 Em diferentes ramos da Antropologia, nomes importantes Franz Boas; Bronislaw Malinowski; James Frazer; Claude Lévi- Strauss; Franz Boas contestou o evolucionismo e fundou a escola difusionista (as transformações da humanidade decorrem do contato entre os grupos e difusão de seus elementos culturais). Malinowski combateu o evolucionismo com o relativismo cultural (uma cultura não pode ser pensada em termos hierárquicos e evolucionista), e foi o primeiro a realizar o trabalho de campo através da observação participante (contato direto com o objeto de estudo). Propõe que a antropologia seja a ciência da alteridade, que estuda a lógica própria de cada cultura.

29 James Frazer (1854-1941) Frazer pesquisou a noção de “magia” entre os nativos com um determinado objetivo de pesquisa, que foi Perceber que a magia faz parte de uma etapa do desenvolvimento humano que é superada pela religião e, por fim, pela ciência. "O ramo de ouro" é uma obra onde o autor faz um estudo comparativo dos mitos e do folclore de várias sociedades, e levanta a tese de que o pensamento humano evoluiu de um estágio mágico para outro religioso, e daí para um nível científico.

30 Sobre a Antropologia Evolucionista e Cultural Contribuições teóricas como: análise da realidade social e conhecimento de diferentes sociedades, para o entendimento geral da humanidade. o Primeiros a empregar o conceito de cultura e a livrar este conceito de sua primitiva confusão com o de raça. o Enriqueceram o vocabulário com a introdução de termos como: exogamia e endogamia, magia, totemismo, clã, tribo, e tantos outros.

31 O homem não pode ser visto perspectivamente de um ou outro ângulo, exatamente porque nenhum ângulo ou parte exprime a totalidade do homem. O homem apresenta dimensão: SomáticaPolítica PsíquicaSapiencial RacionalEconômica IndividualErótica SocialEstética TécnicaÉtic a MULTIDIMENSIONALIDADE DO ESTUDO ANTROPOLÓGICO

32 “só pode ser considerada como antropológica uma abordagem integrativa que objetive levar em consideração as múltiplas dimensões do ser humano em sociedade. [..] uma das maiores vocações de nossa abordagem (antropológica) consiste em não parcelar o homem...” Laplantine (2007)

33

34 Na atualidade, as narrativas antropológicas focam suas observações em aspectos centrais das sociedades contemporâneas, nos feitos e representações da vida moderna: Antropologia Urbana, Antropologia Política, Antropologia Visual, Antropologia Multirracial, entre outras abordagens possíveis.

35 Projeto Tree of Life Site TOLweb (tree of life) http://tolweb.org/Hominidae/16299


Carregar ppt "Introdução ao Estudo da(s) Antropologia(s): Selvageria, Barbárie e Civilização como “metáfora” para compreensão do Homo sapiens Profa. Amélia Carolina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google