A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA Professora Marta Cibele

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA Professora Marta Cibele"— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA Professora Marta Cibele
REVISÃO PG 1 HISTÓRIA Professora Marta Cibele

2 INTRODUÇÃO À HISTÓRIA Função da história:
Estudar o passado para compreendermos o presente. Trabalho do historiador: Analise cientifica do passado por meio de fontes históricas e construção de uma versão dos fatos ocorridos. (Não existe verdade absoluta na história). Fontes históricas: Vestígios do passado estudados pelo historiador. (Textuais ; Orais; Materiais e Visuais) . O tempo na história: -Calendário Ocidental- Cristão -O tempo está ligado a fenômenos da natureza- Sol; lua; rotação da terra... Contagem dos séculos a cada 100 anos Se o ano termina com 00: 2000 século XX Se o ano terminar com números diferentes de 1752: século XVIII

3 Questões de PG Anteriores
01. Pode-se afirmar que a História: a) elabora explicações sobre o passado que nunca são desmentidas. b) utiliza unicamente fontes textuais para produzir conhecimentos. c) cria a ilusão de que o passado sempre terá sido melhor que o presente. d) constitui um relato fantasioso sobre as aspirações da humanidade. e) possibilita a compreensão do presente pela análise do passado. 02. Estamos no ano de O calendário sobre o qual se baseia essa afirmação é o: a) cristão b) hindu c) chinês d) judaico e) islâmico 03. Considerando ainda que estamos no ano de 2016, é correto afirmar que nos situamos cronologicamente: a) Na segunda metade do século XIX. b) Na primeira metade do século XX. c) NA segunda metade do século XX. d) Na primeira metade do século XXI. e) Na segunda metade do século XXI. 04. Assinale a alternativa eu apresente todos os grupos de fontes históricas: a)Fontes físicas e artísticas b)Fontes visuais, textuais e materiais c)Fontes descritivas e orais d) Fontes escritas, orais e artísticas e)Fontes textuais, visuais, materiais e orais.

4 Pré- História Os primeiros Hominídeos Surgiram no Continente Africano.
O mais antigo é o Australopithecus. O ser humano atual pertence à espécie Homo Sapiens. O Homo sapiens desenvolveu a fala e o andar ereto liberou as mão para produzir utensílios. Algumas características da evolução e do raciocínio humano. Diminuição da mandíbula e amento do cérebro; andar sobre os membros inferiores; uso do polegar opositor.

5 Questões de PG Anteriores
01. Estudos de cientistas apontam que o surgimento da capacidade de raciocínio na espécie humana pode ser diretamente relacionado: a) à diminuição do tamanho do cérebro. b) à locomoção sobre os membros inferiores. c) ao posicionamento lateral dos olhos. d) ao desenvolvimento da vida em sociedade. e) ao desaparecimento do polegar opositor. 02. A partir de seus conhecimentos sobre a evolução do homem, é possível afirmar que: a) a humanidade de hoje descende dos australopitecos. b) nenhuma espécie de hominídeos sofreu extinção. c) o ser humano atual pertence à espécie Homo sapiens. d) a origem da humanidade ocorreu no continente europeu. e) o ser humano atual teria surgido há 5 milhões de anos. 03. Assinale a alternativa que apresente como o Homo Sapiens aumentou a capacidade de sobrevivência: a) O Homo Sapiens passou a usar o fogo, machados de pedra e construir choupanas. b) O Homo Sapiens desenvolveu a fala, e o andar ereto liberou as mãos para produzir utensílios. c) O Homo Sapiens partilhava coletivamente os alimentos que cultivava. d) O Homo Sapiens foi o primeiro a produzir instrumentos de pedra. e) O Homo Sapiens explorou recursos do ambiente de maneira eficiente, desenvolvendo o uso do fogo.

6 Período Paleolítico e Neolítico
Os homens produziram objetos de pedra, madeira ou ossos. Ao final do Paleolítico, os homens haviam se tornado excelentes caçadores, capazes de abater até mesmo animais como os mamutes devido sua capacidade de organização e de trabalho em equipe. A descoberta do fogo possibilitou a habitação de cavernas (iluminação), cozimento dos alimentos, espantar animais e aquecer do frio. Neolítico Revolução Neolítica: -Surgimento da agricultura e do pastoreio, assegurando a produção de alimentos e a sedentarização. - Consequências: Contínuo crescimento populacional, crescente divisão e especialização do trabalho, e desenvolvimento de novas técnicas (metalurgia)

7 Questões de PG anteriores
01. Durante o período pré-histórico denominado Paleolítico, os homens: a) produziram objetos de pedra, madeira ou ossos. b) inventaram e divulgaram o uso do alfabeto. c) formaram cidades com milhares de habitantes. d) desenvolveram a agricultura em larga escala. e) ignoraram por completo a existência do fogo. 02. A expressão “Revolução Neolítica” costuma ser utilizada para se designar o conjunto das consequências do surgimento do (a): a) divisão de tarefas. b) controle do fogo. c) fabricação de objetos. d) produção de tecidos. e) pastoreio e da agricultura. 03. Um estudioso da Pré-História costuma dispor, apenas, de fontes: a) textuais e orais. b) materiais e visuais. c) orais e materiais. d) textuais e materiais. e) visuais e orais.


Carregar ppt "HISTÓRIA Professora Marta Cibele"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google