A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os elementos Químicos no corpo Humano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os elementos Químicos no corpo Humano"— Transcrição da apresentação:

1 Os elementos Químicos no corpo Humano

2 Elementos Químicos Denomina-se elemento químico um conjunto de átomos que têm o mesmo número de protões em seu núcleo, ou seja, o mesmo número atômico (Z). O termo elemento químico pode se referir também a elementos fundamentais da matéria, que não podem decompor-se em substâncias mais simples por métodos químicos, ou seja, elementos indivisíveis.

3 Existe uma série de elementos químicos que são considerados essenciais para a vida humana ou para algum outro organismo. Para que se considere um elemento químico essencial este deve cumprir quatro condições: A ingestão insuficiente do elemento provoque deficiências funcionais, reversíveis se o elemento voltar a ficar nas concentrações adequadas; Sem o elemento, o organismo não cresce e nem completa o seu ciclo vital; O elemento influi diretamente no organismo e está envolvido em seus processos metabólicos; O mesmo efeito no organismo não pode ser conseguido por nenhum outro elemento.

4 Há presença de diversos elementos químicos no corpo dos seres humanos
Há presença de diversos elementos químicos no corpo dos seres humanos. Eles são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. A ausência ou deficiência destes elementos podem gerar um funcionamento inadequado do organismo, gerar doenças ou até mesmo levar o indivíduo à morte. Muitos destes elementos químicos são obtidos através dos alimentos e da água que bebemos.

5 Tabela periódica

6 Qualquer elemento, essencial ou não, pode ser tóxico a partir de determinadas concentrações. Para cada elemento químico essencial existe uma faixa de concentração considerada ótima para um organismo. Nesta faixa de concentração o organismo consegue desenvolver corretamente as funções que dependem deste elemento : Abaixo desta faixa ocorre a deficiência deste elemento, podendo ocorrer como consequência efeitos patológicos, inclusive a morte do organismo. Acima desta faixa ótima também aparecem efeitos patológicos ou morte do organismo derivados da toxicidade do elemento.

7 casos em que o elemento é abundante mas não é essencial
Há casos em que o elemento é abundante mas não é essencial. Isto se explica pela dificuldade que o organismo apresenta em disponibilizá-lo. Por exemplo, o alumínio é um elemento muito abundante na crosta terrestre e não é essencial, seguramente porque forma compostos insolúveis em água e os organismos não podem captá-los facilmente.

8 Na atualidade, sabe-se que os elementos químicos são distribuídos em nosso corpo nas seguintes percentagens . Oxigênio (O) – 65% - constituinte da água e das moléculas orgânicas Carbono (C) – 18,5% - encontrado em toda a molécula orgânica Nitrogênio (N) – 3,2% - componente de todas as proteínas e ácidos nucleicos . Cálcio (Ca) – 1,5% - contribui para a rigidez de ossos e dentes; necessário para muitos processos corporais, por exemplo, coagulação sanguínea e contração muscular Fósforo (P) – 1,0% - é o guardião dos genes e forma a proteína que estoca energia no corpo. Potássio (K) – 0,4% - Na forma de cátion (K+) mais abundante dentro das células; importante na condução de impulsos nervosos e na contração muscular Enxofre (S) – 0,3% - elimina metais pesados, como mercúrio ou chumbo, altamente prejudiciais ao organismo Cloro (Cl) – 0,2% - o do contra. Neutraliza as cargas positivas dos fluidos, que sempre devem ser neutros. Sódio (Na) – 0,2% - é o controlador das águas mantendo o volume do sangue em circulação no organismo Iodo (I) – 0,1% - controla o fluxo de energia do corpo, ligando-se aos hormônios produzidos pela tireoide. Ferro (Fe) – 0,1% - Na forma de cátions (Fe+2 e Fe+3) são componentes da hemoglobina

9 Magnésio (Mg) – 0,1% - sem ele o ATP não poderia guardar energia na célula.
Zinco (Zn) – 0,0025% - ele contribui para que o gás carbônico fique no estado liquido, não permitindo a entrada de gás no sangue Cobre (Cu) – 0,0003% - não deixa você derreter, pois regula a liberação de energia, produzida pelo nosso organismo Alumínio (Al), Boro (B), Estanho (Sn), Silício (Si) e Vanádio (V) – São elementos traços em menor concentração. (Não encontrada a utilidade no corpo humano).

10 Fim Trabalho Realizado por : Tiago Santos , 8B , Nº19


Carregar ppt "Os elementos Químicos no corpo Humano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google