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PublicouEliza Bento Alterado mais de 10 anos atrás
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MARKETING SINDICAL Entidades Pensando e Agindo como Empresas
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Apresentação Pessoal Considerado um dos melhores profissionais de Marketing do país, Edison Belini está trazendo com suas palestras sobre Marketing Sindical uma contribuição marcante nesta fase em que o desafio das Entidades é enfrentar e adaptar-se à irreversível transformação gerada pela Reforma Sindical em andamento no país. É especialista em Marketing há mais de 30 anos, com palestras e conferências desenvolvidas no Brasil e em vários países do exterior. É consultor de Entidades Sindicais e colaborador junto à veículos de comunicação, com mais de 300 artigos publicados e presença constante na mídia. Empresário do setor de serviços há mais de 20 anos, foi premiado com o Super Top de Marketing pela ADVB, nos anos de 1985 e Foi presidente e membro de conselhos de diversas Entidades de Classe. A Palestra “MARKETING SINDICAL – Entidades Pensando e Agindo como Empresas” vem causando grande impacto junto à comunidade sindical.
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Mudanças / Transformações
Mega Tendências Focalização Flexibilidade Competitividade Tecnologia Qualidade Total Velocidade Produtividade Parcerias
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BRASIL População Dados Gerais População – 187.733.530 (Ago/2006-IBGE)
Mulheres 50.8% Homens 49,2% Jovens (15 a 24 anos) 20,0%
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BRASIL Número de Empresas Formais
O total de empresas em atividade no Brasil alcança de unidades, nos setores da Indústria, Construção, Comércio e Serviços. As microempresas representam 93,6% do total de empresas, sendo o setor do comércio o mais representativo, com 95,4% das organizações desse porte. O conjunto das micro e pequenas empresas alcançam 99,2% do total. As empresas de grande porte (as que empregam 500 ou mais pessoas na indústria e 100 ou mais pessoas no comércio e serviços) representam 0,3% do total de empresas, com unidades. 10 milhões de pequenas atividades desenvolvidas na economia informal empregam 1,3 pessoas em média em cada unidade de negócio, gerando um quadro de 13 milhões de pessoas.
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BRASIL PEA por Ramo de Atividade TOTAIS 92.627.000 100% OUTRAS
ATIVIDADES 2,8% AGRÍCOLA 22,8% TOTAIS 100% ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 5,0% TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO 3,9% INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO 15,2% ÁREA SOCIAL 8,7% INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO 6,2% OUTRAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS 1,4% PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 21,2% COMÉRCIO 12,8%
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BRASIL Empregados com Carteira Assinada TOTAIS 33.238.617 100%
TEMPORÁRIOS/OUTROS (PEA) 5% CLT (PEA) 85,0% SERVIÇOS PÚBLICOS (PEA) 10,0% TOTAIS 100%
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ESTABELECIMENTOS INDUSTRIAIS
BRASIL 100 anos de Sindicalismo BRASIL 1907 – LEI 1637 14.614 ESTABELECIMENTOS INDUSTRIAIS TRABALHADORES
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18 mil 9.781 O MAPA DO SINDICALISMO I PERFIL DO TRABALHO
SINDICATOS NO PAÍS 92,6 milhões de pessoas É a população Economicamente Ativa (PEA) total 81,1 milhões É a PEA Ocupada 53,2 milhões São os trabalhadores assalariados 33 milhões São os assalariados com carteira de trabalho 20,2 milhões São os assalariados sem carteira de trabalho 18 mil É o número de entidades 9.781 Estão recadastrados pelo Ministério do Trabalho Perfil dos Sindicatos 70% TRABALHADORES 30% EMPREGADORES
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MINISTÉRIO DO TRABALHO
O MAPA DO SINDICALISMO II Dos sindicatos de trabalhadores, 43% São filiados a centrais sindicais Como é a Distribuição EM PORCENTAGEM 60 SINDICATOS Filiação declarada no recadastramento: 5 CONFEDERAÇÕES CUT Força Sindical Nova Central Sindical dos Trabalhadores CGT SDS CAT CGTB 1.340 536 308 136 38 15 15 FEDERAÇÕES 20 MINISTÉRIO DO TRABALHO
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AS PROPOSTAS PARA A REFORMA SINDICAL
O QUE QUEREM OS EMPRESÁRIOS O QUE O GOVERNO QUER Manter o sistema de unicidade sindical Após três anos, o sindicato que não for representativo poderia ser substituído por outro – mas sem pluraridade Manter o imposto sindical ou a mesma fonte de arrecadação que for criada para os sindicatos de trabalhadores Transferir o sistema confederativo a parcela de 20% do imposto sindical que atualmente vai para o Ministério do Trabalho. Fazer a arrecadação do imposto Conceder o registro sindical em parceria com governo e trabalhadores Lei para punir os empresários que não pagarem o imposto, como perder o direito de participar de licitações públicas Empresários têm de encontrar uma alternativa para o atual sistema de representação, já que os trabalhadores já fecharam acordo Se os empresários não fecharem acordo, o governo pode enviar projeto de lei ao Congresso pedindo o fim dos sindicatos patronais A idéia é que trabalhadores negociem diretamente com as empresas ou com as associações de empresas Reduzir o número de sindicatos e de centrais sindicais Dificultar a criação de sindicatos “fantasma” ou de “carimbo”, de patrões e de empregados, que têm pouca representatividade e sobrevivem com a arrecadação compulsória do imposto
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COMO FICA A SUSTENTAÇÃO FINANCEIRA
A distribuição desse total será feita da seguinte forma: 70% para os sindicatos 10% para as federações 10% para as centrais sindicais 5% para as confederações 5% para o Fundo Solidário (que será formado pelas centrais) Extinção do imposto sindical Extinção de taxas como as contribuições confederativa e assistencial – ambas previstas em lei, mas não obrigatórias Instituição da taxa negocial – taxa anual que corresponda a até 12% de um salário mensal do trabalhador para financiar os sindicatos
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Em porcentagem dos Trabalhadores
VARIAÇÃO NA TAXA DE SINDICALIZAÇÃO Entre países selecionados de 1992 a 2002 Em porcentagem dos Trabalhadores Cingapura China Turquia Noruega Finlândia 77 29,8 20,8 13,8 2,2 Estados Unidos Suécia Taiwan Coréia do Sul Japão Brasil -5 -5,2 -8,5 -9,6 -14,6 -17,8
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Marketing é conquistar e manter Sindicalizados
MARKETING DEFINICÕES CLÁSSICAS (Adaptado para Entidades Sindicais) Marketing é preencher um espaço na mente do Sindicalizado com a marca dos serviços prestados pela Entidade Sindical Marketing é conquistar e manter Sindicalizados (Levit)
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“STAKEHOLDERS” Formação de “DATABASE” C.N.A.E. –
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADES ECONÔMICAS EMPRESAS (CLIENTES) Governo Parceiros / Assessorias Entidades de Classe Formadores de Opinião Mídia Outros Federal / Estadual / Municipal Executivo / Legislativo / Judiciário Geral Especializada
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Sem jurisprudência pacífica
FONTES DE ARRECADAÇÃO (Faturamento) Contribuição Sindical Contribuição Confederativa Associativa Assistencial Compulsória Sem jurisprudência pacífica Convenção Coletiva de Trabalho / Assembléia Geral
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PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS I
Assessoria Sindical (INTERNA) Atendimento Administrativo Financeiro Jurídico Infra-Estrutura Personalizado / Gentil / Rápido / Alegre / Pró Ativo Documentos, Procedimentos, Artigos, Outros Documentos, Cobrança Amigável, Flexibilidade, Confiança / Parceria Preparo, Atualização, Disponibilidade, Retorno Instalações, Serviços, Sala de Apoio, Auditório
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PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS II
Capacitação (PROGRAMAS) Cursos Seminários Congressos FOCO: Gestão, Vendas, Tecnologia, Aspectos Legais, Outros Mínimo Semestral, Temas Ligados ao Negócio, Especialistas Anual, Parceria com Fornecedores, Figuras Públicas Notórias, Políticos Almoços / Eventos Especiais E-Learning, Cartilhas, Estudos Parcerias com Instituições de Ensino Parceria com Sindicato Laboral em Cursos Profissionalizantes
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PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS III
Assessorias Comunicação Jurídica Sindical Política Releases, Relação com a Mídia, Editoração, Redação, Pesquisas Setoriais Legislação, Suporte, Licitações, Ações, Relações Trabalhistas Relações com Entidades Laborais, Convenções, Câmaras, Conciliação Relações Governamentais, Entidades de Classe, Formadores de Opinião, Administração de Conflitos, Legislação
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COMUNICAÇÃO INTERNA I (Endomarketing) Montagem de DATABASE Marketing
“SOFTWARE” para envio de s, emissão de etiquetas para Mala-Direta, Ações de Telemarketing. Atualização permanente do Mailing-List ATIVOS INATIVOS “PROSPECTS” C.N.A.E.
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COMUNICAÇÃO INTERNA II
(Endomarketing) Circulares (Impresso / ) Newsletter (Mensal, Impresso / ) Site ( Interativo, Fácil Navegação, Atualizado, Área Restrita para Associados, Prestador de Serviços) Material Promocional (Selos, Folder, Banner, Certificado, Pesquisas, Estudos) Brindes Cartão de Aniversário Cartão de Natal Datas Especiais Clipping Eletrônico / Impresso
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COMUNICAÇÃO EXTERNA (Marketing de Relacionamento)
Newsletter Institucional Site Revista (Mínimo Trimestral) Folder (Anual) Pesquisa / Dados Setoriais Eventos Especiais Assessoria de Imprensa Anúncios Institucionais Mala-Direta Marketing Porta-Voz (Relações Públicas) Diferenciação Social / Institucional Agência
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PERFIL DO SINDICATO COMPETITIVO
É uma Comunidade Humana. Otimiza Pessoas, e não apenas o Capital. Desenvolve Potenciais Humanos voltados para Resultados. O Trabalho é desenvolvido como uma missão. Combina Diversidade Intelectual e Humana. Promove a retenção de Talentos com base nas Competências alinhadas ao Negócio. Promove o Desenvolvimento constante de Lideranças. Mantém o Foco em Times Auto Gerenciáveis Atua com base na Gestão do Conhecimento / Informação. Estimula a Criatividade e a Inovação (Sobrevivência) Têm como objetivo principal ser Rico, Próspero. Os Sistemas Organizacionais são integrados aos Negócios. O poder é compartilhado. É Pró-Ativo. O valor agregado é Continuadamente buscado. Possui alto grau de Profissionalismo. Busca ter Sucesso todos os dias.
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DITOS POPULARES (Desatualizados para o Mundo Empresarial)
QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA CADA MACACO NO SEU GALHO QUEM TUDO QUER NADA TEM ANTES TARDE DO QUE NUNCA OS ÚLTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS O APRESSADO COME CRÚ SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE AS APARÊNCIAS ENGANAM MAIS VALE UM PÁSSARO NA MÃO DO QUE DOIS VOANDO
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SINTONIA EXISTEM TRÊS TIPOS DE PESSOAS:
1 – AQUELAS QUE FAZEM AS COISAS ACONTECEREM 2 – AQUELAS QUE OBSERVAM AS COISAS ACONTECENDO 3 – AQUELAS QUE NEM MESMO SABEM QUE AS COISAS ACONTECEM
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