Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouErlisson de Souza Pinheiro Erlisson Alterado mais de 3 anos atrás
1
RIO BRANCO – AC, MARÇO/ABRIL DE 2020.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES DIRETORIA DE ENSINO – DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - DIVISÃO DE ENSINO MÉDIO CONSULTA PÚBLICA DA PROPOSTA DO CURRÍCULO E DA SERIAÇÃO DESTE PARA O ENSINO MÉDIO Rua Rio Grande do Sul nº Volta Seca - CEP (68) / RIO BRANCO – AC, MARÇO/ABRIL DE 2020.
2
OBJETIVOS GERAIS DA BNCC
Superar a fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento, o estímulo à sua aplicação na vida real, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida. Garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns – de norte a sul, nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país. Formar estudantes com habilidades e conhecimentos considerados essenciais para o século XXI, incentivando a modernização dos recursos e das práticas pedagógicas e promovendo a atualização do corpo docente das instituições de ensino.
3
OBJETIVOS Apresentar a proposta do Currículo de Referência Único do Acre para todas as áreas do conhecimento (LGG, CNT, MAT, CHS) da etapa de Ensino Médio; Apresentar a proposta de seriação do Currículo para cada área do conhecimento; Apresentar orientações para a consulta pública.
4
CRITÉRIOS UTILIZADOS NA PROPOSTA DE REESCRITA DO CURRÍCULO
Trabalhar todas as Habilidades com todos os componentes da área. Alinhar objetos de conhecimento dos componentes para cada habilidade. Sugerir objetos de conhecimento básicos/necessários de acordo com a habilidade. Sugerir propostas de atividades genéricas – que contempla todos os componentes. Sugerir propostas de atividades de acordo com a complexidade da habilidade - verbos.
5
CRITÉRIOS UTILIZADOS NA PROPOSTA DE SERIAÇÃO
Na divisão das habilidades, procurou-se: Distribuir as competências específicas das áreas nas séries. Considerar a carga horária anual dos componentes dentro da área – Matriz Curricular. Grau de complexidade das habilidades – verbos.
6
Objetos de conhecimento mobilizados na habilidade.
A competência evidencia o conjunto de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores. Objetos de conhecimento mobilizados na habilidade. As habilidades expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares. Propostas para as situações de aprendizagens que favorecem o desenvolvimento das habilidades. Verbos que explicitam o Processo Cognitivo.
7
APRESENTAÇÃO POR ÁREA ...
8
CURRÍCULO DE LINGAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
9
ESTRUTURA DO CURRÍCULO
A área de linguagens possui sete competências. Três das competências específicas definem aprendizagens relativas às especificidades e aos saberes historicamente construídos acerca das Línguas, da Educação Física e da Arte (competências específicas 4, 5 e 6, respectivamente). Enquanto as demais contemplam aprendizagens que atravessam os componentes da área. O quadro está estruturado de forma a apresentar as competências, habilidades, objeto de conhecimento e proposta de atividade para o ensino de Arte, Educação Física, Língua Espanhola, Língua Inglesa e Língua Portuguesa que dialogam entre si. A componente de Língua Espanhola no currículo do Acre se manteve, por conta da regionalidade, ao contrário do que está na BNCC onde só consta Língua Inglesa.
10
FORMAÇÃO GERAL - LGG Competências Específicas = 7 e Habilidades = 28
Competência Específica 1 = 5 habilidades Competência Específica 2 = 4 habilidades. Competência Específica 3 = 5 habilidades. Competência Específica 4 = 3 habilidades. Competência Específica 5 = 3 habilidades. Competência Específica 6 = 4 habilidades. Competência Específica 7 = 4 habilidades.
11
FORMAÇÃO GERAL – Língua Portuguesa
Competências Específicas = 7 e Habilidades = 54 TOTAL: 74 HABILIDADES Exemplo: EM13LP12 aparece nas competências 1 e 7 Competência Específica 1 = 25 habilidades Competência Específica 2 = 10 habilidades. Competência Específica 3 = 17 habilidades. Competência Específica 4 = 3 habilidades. Competência Específica 5 = 0 habilidades. Competência Específica 6 = 6 habilidades. Competência Específica 7 = 13 habilidades.
12
FORMAÇÃO GERAL – LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
Carga horária total da área = 800h - Matriz aplicada às turmas de 1º ano em 2020 – Escolas pilotos. Língua Espanhola – 2º série (80 horas) Língua Portuguesa (120h, 80h, 120h) e Educação Física (80 horas) – durante os três anos.
13
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO MÉDIO
1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. 4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza. 5. Compreender os processos de produção e negociação de sentidos nas práticas corporais, reconhecendo-as e vivenciando-as como formas de expressão de valores e identidades, em uma perspectiva democrática e de respeito à diversidade. 6. Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
14
ESPECIFICIDADES DE ÁREA
Língua Espanhola – A Base Nacional Comum Curricular cita o parágrafo 4 do artigo 35-A da LDBEN para ressaltar que os novos currículos a serem construídos pelos Estados poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino. Sendo assim, compreende-se que embora a Língua Espanhola não tenha sido inserida pela BNCC, na área de Linguagens e suas tecnologias, como componente obrigatório, os estados nacionais possuem autonomia para consolidar a inserção dessa língua estrangeira em seus currículos, levando em consideração a realidade e particularidade de cada região. Língua Portuguesa – A obrigatoriedade da oferta do ensino de Língua Portuguesa para os três anos do Ensino Médio, pressupõe a necessidade de uma progressão do ensino e aprendizagem em cada série e o desenvolvimento de habilidades singulares. Portanto, para efetivar essa necessidade, o componente Língua Portuguesa, apresenta, no quadro organizador, as mesmas competências voltadas para a área de Linguagens, porém, dispõe de um total de 54 habilidades específicas.
15
ESPECIFICIDADES DE ÁREA
Arte – O ensino das quatro Linguagens (artes visuais, dança, música e teatro) estão garantidas na BNCC e o Currículo de Referência Único do Acre as contempla de forma integrada.
16
CAMPOS DE ATUAÇÃO No componente Língua Portuguesa, as habilidades estão organizadas pela BNCC em cinco campos de atuação social, assim distribuídos: ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO MÉDIO ANOS INICIAIS ANOS FINAIS Campo da vida cotidiana Campo da vida pessoal Campo artístico-literário Campo das práticas de estudo e pesquisa Campo da vida pública Campo jornalístico-midiático Campo de atuação na vida pública
17
SERIAÇÃO DO CURRÍCULO DE REFERÊNCIA ÚNICO DE ENSINO MÉDIO DO ACRE – LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
SÉRIE/ANO COMPETÊNCIA HABILIDADE 1º ANO COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 1 Arte, Língua Inglesa EM13LGG101 EM13LGG102 EM13LGG103 EM13LGG104 EM13LGG105 Língua Portuguesa EM13LP03 EM13LP04 EM13LP06 EM13LP25 EM13LP26 EM13LP38 EM13LP44 EM13LP45 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 2 Arte, Educação Física, Língua Inglesa EM13LGG201 EM13LGG202 EM13LGG203 EM13LGG204 EM13LP20 EM13LP29 EM13LP36
18
SERIAÇÃO DO CURRÍCULO DE REFERÊNCIA ÚNICO DE ENSINO MÉDIO DO ACRE – LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
SÉRIE/ANO COMPETÊNCIA HABILIDADE 1º ANO COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 3 Arte, Educação Física, Língua Inglesa EM13LGG301 EM13LGG302 EM13LGG303 EM13LGG304 EM13LGG305 Língua Portuguesa EM13LP19 EM13LP20 EM13LP22 EM13LP25 EM13LP47 EM13LP51 EM13LP53 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 4 EM13LGG401 EM13LGG402 EM13LGG403 EM13LP09 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 5 EM13LGG501 EM13LGG502 EM13LGG503
19
SERIAÇÃO DO CURRÍCULO DE REFERÊNCIA ÚNICO DE ENSINO MÉDIO DO ACRE – LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
SÉRIE/ANO COMPETÊNCIA HABILIDADE 1º ANO COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 6 Arte, Educação Física, Língua Inglesa EM13LGG601 EM13LGG602 EM13LGG603 EM13LGG604 Língua Portuguesa EM13LP21 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 7 EM13LGG701 EM13LGG702 EM13LGG703 EM13LGG704 EM13LP12 EM13LP28 2º ANO COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 1 Língua Espanhola EM13LGG101 EM13LGG103 EM13LGG104 EM13LGG105 Educação Física EM13LGG102 EM13LP24 EM13LP53
20
SERIAÇÃO DO CURRÍCULO DE REFERÊNCIA ÚNICO DE ENSINO MÉDIO DO ACRE – LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
SÉRIE/ANO COMPETÊNCIA HABILIDADE 2º ANO COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 2 Língua Espanhola EM13LGG201 EM13LGG202 EM13LGG203 EM13LGG204 Educação Física Língua Portuguesa EM13LP25 EM13LP37 EM13LP38 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 3 EM13LGG301 EM13LGG302 EM13LGG303 EM13LGG304 EM13LGG305 EM13LP05 EM13LP17 EM13LP27 EM13LP28 EM13LP33 EM13LP54
21
SERIAÇÃO DO CURRÍCULO DE REFERÊNCIA ÚNICO DE ENSINO MÉDIO DO ACRE – LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
SÉRIE/ANO COMPETÊNCIA HABILIDADE 2º ANO COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 4 Língua Espanhola e Educação Física EM13LGG401 EM13LGG402 EM13LGG403 Língua Portuguesa EM13LP10 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 5 EM13LGG501 EM13LGG502 EM13LGG503 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 6 Língua Espanhola EM13LGG601 EM13LGG602 EM13LGG604 Educação Física EM13LP46
22
SERIAÇÃO DO CURRÍCULO DE REFERÊNCIA ÚNICO DE ENSINO MÉDIO DO ACRE – LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
SÉRIE/ANO COMPETÊNCIA HABILIDADE 2º ANO COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 7 Língua Espanhola e Educação Física EM13LGG701 EM13LGG702 EM13LGG703 Língua Espanhola EM13LGG704 Língua Portuguesa EM13LP17 EM13LP18 EM13LP30 EM13LP32 EM13LP39 EM13LP40 3º ANO COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 1 EM13LP02 EM13LP07 EM13LP08 EM13LP13 EM13LP14 EM13LP23 EM13LP48 EM13LP52
23
SERIAÇÃO DO CURRÍCULO DE REFERÊNCIA ÚNICO DE ENSINO MÉDIO DO ACRE – LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
SÉRIE/ANO COMPETÊNCIA HABILIDADE 3º ANO Currículo - LGG COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 2 Língua Portuguesa EM13LP01 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 3 EM13LP13 EM13LP15 EM13LP21 EM13LP52 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 4 EM13LP14 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 5 Educação Física EM13LGG501 EM13LGG502 EM13LGG503 EM13LP47 EM13LP48 EM13LP49 EM13LP50 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 6 EM13LP45 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 7 EM13LP11 EM13LP23 EM13LP35 EM13LP41 EM13LP43 EM13LP44
24
CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
25
FORMAÇÃO GERAL - CNT Competências Específicas = 3 e Habilidades = 26
Competência Específica 1 = 7 habilidades. Competência Específica 2 = 9 habilidades. Competência Específica 3 = 10 habilidades.
26
FORMAÇÃO GERAL - CNT Carga horária total da área = 360h
120h – cada componente 1ª série 40h 2ª série 80h Matriz aplicada às turmas de 1º ano em 2020 – Escolas pilotos. Biologia Física Química
27
SERIAÇÃO - CNT - DIVISÃO DE HABILIDADES – CARGA HORÁRIA
COMPETÊNCIAS CNT SÉRIES/HABILIDADES 1ª SÉRIE 40h (9 habilidades) 2ª SÉRIE 80h (17 habilidades) COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 1 EM13CNT101 EM13CNT102 EM13CNT103 EM13CNT105 EM13CNT104 EM13CNT106 EM13CNT107 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 2 EM13CNT201 EM13CNT203 EM13CNT205 EM13CNT204 EM13CNT206 EM13CNT209 EM13CNT207 EM13CNT208 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 3 EM13CNT303 EM13CNT301 EM13CNT307 EM13CNT302 EM13CNT308 EM13CNT304 EM13CNT305 EM13CNT309 EM13CNT306 EM13CNT310 3 4 4 5 2 8
28
SERIAÇÃO - CNT - DIVISÃO DE HABILIDADES – GRAU DE COMPLEXIDADE
COMPETÊNCIAS CNT SÉRIES/HABILIDADES 1ª SÉRIE 2ª SÉRIE COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 1 EM13CNT101 – ANALISAR, REPRESENTAR EM13CNT102 - REALIZAR, AVALIAR, CONSTRUIR EM13CNT103 - UTILIZAR EM13CNT105 – ANALISAR, INTERPRETAR EM13CNT104 - AVALIAR EM13CNT106 – AVALIAR EM13CNT107 - REALIZAR COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 2 EM13CNT201 – ANALISAR, DISCUTIR EM13CNT203 – AVALIAR, PREVER EM13CNT202 – ANALISAR EM13CNT205 – INTERPRETAR, REALIZAR EM13CNT204 – ELABORAR EM13CNT206 – DISCUTIR, AVALIAR EM13CNT209 – ANALISAR EM13CNT207 – IDENTIFICAR, ANALISAR E DISCUTIR EM13CNT208 – APLICAR, ANALISAR COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 3 EM13CNT303 INTERPRETAR EM13CNT301 – CONSTRUIR, ELABORAR, EMPREGRAR, REPRESENTAR EM13CNT307 – ANALISAR, AVALIAR EM13CNT302 – COMUNICAR, ELABORAR, INTERPRETAR EM13CNT308 – INVESTIGAR, ANALISAR, COMPREENDER, AVALIAR EM13CNT304 ANALISAR, DEBATER EM13CNT305 – INVESTIGAR, DISCUTIR, JUSTIFICAR EM13CNT309 – ANALISAR, DISCUTIR, COMPARAR EM13CNT306 – AVALIAR, APLICAR, JUSTIFICAR EM13CNT310 – IMVESTIGAR, ANALISAR, AVALIAR, PROMOVER
29
CURRÍCULO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
30
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
1. Utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para interpretar situações em diversos contextos, sejam atividades cotidianas, sejam fatos das Ciências da Natureza e Humanas, das questões socioeconômicas ou tecnológicas, divulgados por diferentes meios, de modo a contribuir para uma formação geral. 2. Propor ou participar de ações para investigar desafios do mundo contemporâneo e tomar decisões éticas e socialmente responsáveis, com base na análise de problemas sociais, como os voltados a situações de saúde, sustentabilidade, das implicações da tecnologia no mundo do trabalho, entre outros, mobilizando e articulando conceitos, procedimentos e linguagens próprios da Matemática. 3. Utilizar estratégias, conceitos, definições e procedimentos matemáticos para interpretar, construir modelos e resolver problemas em diversos contextos, analisando a plausibilidade dos resultados e a adequação das soluções propostas, de modo a construir argumentação consistente. 4. Compreender e utilizar, com flexibilidade e precisão, diferentes registros de representação matemáticos (algébrico, geométrico, estatístico, computacional etc.), na busca de solução e comunicação de resultados de problemas. 5. Investigar e estabelecer conjecturas a respeito de diferentes conceitos e propriedades matemáticas, empregando estratégias e recursos, como observação de padrões, experimentações e diferentes tecnologias, identificando a necessidade, ou não, de uma demonstração cada vez mais formal na validação das referidas conjecturas.
31
FORMAÇÃO GERAL – MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Carga horária total da área = 320h - Matriz aplicada às turmas de 1º ano em 2020 – Escolas pilotos. A disciplina de Matemática é trabalhadas nas 3 séries do ensino médio.
32
CASOS ESPECÍFICOS HABILIDADES SOBRE FUNÇÕES POLINOMIAIS DO 1º E 2º GRAU (1ª SÉRIE) EM13MAT401 EM13MAT501 EM13MAT402 EM13MAT502 EM13MAT503 EM13MAT302 HABILIDADES SOBRE FUNÇÕES EXPONECIAIS E LOGARITMAS (2ª SÉRIE) EM13MAT304 EM13MAT305 EM13MAT403 NA 1º SÉRIE, AS HABILIDADES SÃO DESTINADAS APENAS AS FUNÇÕES POLINOMIAIS DO 1º E 2º GRAU. HABILIDADES SOBRE FUNÇÕES (1ª E 2ª SÉRIES) EM13MAT104 EM13MAT404 NA 2º SÉRIE, AS HABILIDADES ABRANGEM AS FUNÇÕES ESTUDADAS ATÉ O MOMENTO
33
CASOS ESPECÍFICOS HABILIDADE 3ª SÉRIE EM13MAT202 HABILIDADES 1ª SÉRIE
34
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
DIVISÃO DAS HABILIDADES NÚMEROS E ÁLGEBRA 21 HABILIDADES 1ª SÉRIE 9 HABILIDADES 2ª SÉRIE 7 HABILIDADES 3ª SÉRIE 7 HABILIDADES GEOMETRIA E MEDIDAS 12 HABILIDADES 1ª SÉRIE 5 HABILIDADES 2ª SÉRIE 3 HABILIDADES 3ª SÉRIE 4 HABILIDADES PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 10 HABILIDADES 1ª SÉRIE 3 HABILIDADES 2ª SÉRIE 3 HABILIDADES 3ª SÉRIE 4 HABILIDADES
35
SERIAÇÃO DO CURRÍCULO DE REFERÊNCIA ÚNICO DE ENSINO MÉDIO DO ACRE
- MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - SÉRIE COMPETÊNCIA ESPECÍFICA HABILIDADE 1º 4 EM13MAT401 5 EM13MAT501 EM13MAT507 EM13MAT402 EM13MAT502 EM13MAT503 3 EM13MAT302 EM13MAT404 1 EM13MAT104 SÉRIE COMPETÊNCIA ESPECÍFICA HABILIDADE 1º 1 EM13MAT103 3 EM13MAT313 EM13MAT314 EM13MAT105 5 EM13MAT506 EM13MAT311 EM13MAT312 EM13MAT316 GM NA PE NA = NÚMEROS E ÁLGEBRA GM = GEOMETRIA E MEDIDAS PE = PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
36
SERIAÇÃO DO CURRÍCULO DE REFERÊNCIA ÚNICO DE ENSINO MÉDIO DO ACRE
- MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - SÉRIE COMPETÊNCIA ESPECÍFICA HABILIDADE 2º 3 EM13MAT304 EM13MAT305 4 EM13MAT403 5 EM13MAT508 1 EM13MAT104 EM13MAT303 EM13MAT404 EM13MAT307 EM13MAT505 EM13MAT509 EM13MAT310 EM13MAT106 EM13MAT102 NA GM NA = NÚMEROS E ÁLGEBRA GM = GEOMETRIA E MEDIDAS PE = PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PE
37
SERIAÇÃO DO CURRÍCULO DE REFERÊNCIA ÚNICO DE ENSINO MÉDIO DO ACRE
- MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - SÉRIE COMPETÊNCIA ESPECÍFICA HABILIDADE 3º 5 EM13MAT510 3 EM13MAT301 4 EM13MAT405 EM13MAT315 2 EM13MAT203 1 EM13MAT101 EM13MAT306 EM13MAT308 EM13MAT504 EM13MAT309 EM13MAT201 SÉRIE COMPETÊNCIA ESPECÍFICA HABILIDADE 3º 5 EM13MAT511 4 EM13MAT406 EM13MAT407 2 EM13MAT202 PE NA GM NA = NÚMEROS E ÁLGEBRA GM = GEOMETRIA E MEDIDAS PE = PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
38
CURRÍCULO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS APLICADAS
39
Categorias de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Tempo e espaço; Território e fronteira; Indivíduo, natureza, sociedade, cultura e ética; Política e trabalho. Essas categorias permitem diálogos variados com os conhecimentos específicos da área, com um amplo leque de conteúdos e, sobretudo, com a realidade dos estudantes. " Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. " (BNCC, 2017, p. 9).
40
FORMAÇÃO GERAL - CHS Carga horária total da área = 400h 1° série 240h
Matriz aplicada às turmas de 1º ano em 2020 – Escolas pilotos. História 80 Geografia 80 Filosofia 80 História 40h Geografia 40h Sociologia 80h
41
FORMAÇÃO GERAL - CHS Competências Específicas = 6 e Habilidades = 32
Competência Específica 1 = 6 habilidades. Competência Específica 4 = 4 habilidades. Competência Específica 2 = 6 habilidades. Competência Específica 5 = 4 habilidades. Competência Específica 3 = 6 habilidades. Competência Específica 6 = 6 habilidades.
42
SERIAÇÃO CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA CHS 1ª SÉRIE 2ª SÉRIE 1 HABILIDADES COMPONENTES (EM13CHS101) História Geografia Filosofia Sociologia (EM13CHS102) (EM13CHS103) (EM13CHS104) (EM13CHS105) (EM13CHS106)
43
SERIAÇÃO CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA CHS 1ª SÉRIE 2ª SÉRIE 2 HABILIDADES COMPONENTES (EM13CHS201) História Geografia Filosofia (EM13CHS202) (EM13CHS203) (EM13CHS204) (EM13CHS206) Sociologia (EM13CHS205)
44
SERIAÇÃO CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA CHS 1ª SÉRIE 2ª SÉRIE 3 HABILIDADES COMPONENTES (EM13CHS301) História Geografia Filosofia (EM13CHS302) (EM13CHS303) (EM13CHS304) Sociologia (EM13CHS305) (EM13CHS306)
45
SERIAÇÃO CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA CHS 1ª SÉRIE 2ª SÉRIE 4 HABILIDADES COMPONENTES (EM13CHS401) (EM13CHS402) História Geografia Filosofia Sociologia (EM13CHS403) (EM13CHS404)
46
SERIAÇÃO CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA CHS 1ª SÉRIE 2ª SÉRIE 5 HABILIDADES COMPONENTES (EM13CHS501) História Geografia Filosofia Sociologia (EM13CHS502) (EM13CHS503) (EM13CHS504)
47
SERIAÇÃO CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA CHS 1ª SÉRIE 2ª SÉRIE 6 HABILIDADES COMPONENTES (EM13CHS601) Filosofia História Geografia Sociologia (EM13CHS602) (EM13CHS603) (EM13CHS604) (EM13CHS605) (EM13CHS606)
48
ORIENTAÇÕES PARA A CONSULTA PÚBLICA
49
ORIENTAÇÕES PARA A ANÁLISE DO CURRÍCULO
Analisar se o texto introdutório geral do Currículo é coerente. Sugerir. Analisar se o texto introdutório da área é coerente. Sugerir. Analisar se há relação entre o objeto de conhecimento e a habilidade (para cada habilidade). Sugerir. Analisar se o objeto de conhecimento corresponde ao componente. Sugerir. Analisar se há relação entre as propostas de atividades e o objeto de conhecimento. Sugerir. Analisar se as propostas de atividades contemplam alcançar a habilidade. Sugerir.
50
ORIENTAÇÕES PARA A ANÁLISE DA SERIAÇÃO DO CURRÍCULO
Analisar se o grau de complexidade das habilidades estão de acordo com a série – observando os verbos. Sugerir. Analisar se a quantidade de habilidades distribuídas por série está de acordo com a carga horária presente na matriz curricular. Sugerir.
51
CONTATO Divisão de Ensino Médio: (68) 3213-2410 see.dmedio@gmail.com
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.