Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria Júlia Galindo Caires Alterado mais de 6 anos atrás
1
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
Ciências da Natureza Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
2
Objetivo do ensino de ciências da natureza almeja:
a formação cidadã dos estudantes para o domínio e uso dos conhecimentos científicos e seus desdobramentos nas mais diferentes esferas de sua vida.
3
Alfabetização Científica
Alfabetizar cientificamente os alunos significa oferecer condições para que possam tomar decisões conscientes sobre problemas de sua vida e da sociedade relacionando aos conhecimentos científicos.
4
Alfabetização Científica
Implica oportunizar o contato com um corpo de conhecimentos que integra uma maneira de construir entendimento sobre o mundo, os fenômenos naturais e os impactos destes em nossas vidas. Reconhecer os termos e os conceitos canônicos das ciências de modo a poder aplicá-los em situações atuais.
5
Como desenvolver práticas em sala de aula que permitam aos alunos o desenvolvimento de atitudes críticas, analíticas e propositivas frente a temas científicos que afligem a sociedade? Técnicas, métodos, atividades, práticas são realizados na expectativa de que o conhecimento possa gerar aprendizagem.
6
Ensino por Investigação
O ensino por investigação é uma estratégia didática que engloba atividades centradas no aluno, possibilita o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de tomar decisões, de avaliar e de resolver problemas. Aprender a investigar: envolve a observar, planejar, levantar hipóteses, realizar medidas, interpretar dados, refletir e construir explicações de caráter teórico.
7
Ensino por Investigação
Projetos/Pesquisas científicas Atividades investigativas Questões Problematizadoras
8
Considerando esse modo de propor atividades nas aulas de ciências da natureza, entendemos que os alunos se encontram no desenvolvimento da Alfabetização Científica, uma vez que atitudes de caráter crítico e social podem ser postas em prática auxiliando a aprendizagem de conceitos das ciências. Ressalta-se a importância de se saber ler e escrever para que haja a Alfabetização Científica.
9
Referências CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares: Área de Ciências da Natureza e Matemática: Educação Básica. Cuiabá: Defanti, 2010. SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, n. spe, p , 2015.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.