Quem divide multiplica: Trabalho, política e pensamento econômico

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Apresentação em tema: "Quem divide multiplica: Trabalho, política e pensamento econômico"— Transcrição da apresentação:

1 Quem divide multiplica: Trabalho, política e pensamento econômico
Prof: Nathan Ulguim

2 Trabalho, política e pensamento econômico
Objetos de Conhecimento: Capitalismo e impactos socioeconômicos (tecnologia, globalização e dinâmica produtiva); trabalho, política e pensamento econômico; modos de produção, formas de trabalho e seus desdobramentos em diferentes sociedades.

3 Contrato pedagógico dever do aluno: Respeitar o professor e sua individualidade, prestar atenção às aulas, estudar, desenvolver o hábito de estudo, questionar o professor para que ele tente sanar suas eventuais dúvidas, fazer as lições de casa. Realizar as provas e a recuperação nas datas pré-determinadas, uso obrigatório de máscara e uso de sua garrafa pessoal sem compartilhar com o colega. É dever do professor: Conhecer as diferenças e o tempo de aprendizagem de cada aluno, retomar o conteúdo diariamente - se possível, corrigir a lição de casa, esclarecer as eventuais dúvidas que surgirem. Oferecer a recuperação ao aluno para que alcance uma aprendizagem satisfatória Obs.: O aluno deve apresentar justificativa das faltas e solicitar avaliação substitutiva para o professor.

4 Minha aula Respeitar todos os colegas e o professor.
Durante o momento da explicação o estudante deve ficar em silencio, prestar atenção e perguntar caso haja duvidas. Realizar os exercícios propostos durante a aula pelo professor. Ajudar o colega caso ele tenha duvida, estimulando assim o bom relacionamento entre os sujeitos. Avaliação: mensal e bimestral, participação na aula e caderno (anotações e exercícios). Somos uma família durante todo o ano, ninguém solta a mão de ninguém.

5 Trabalho, política e pensamento econômico
Este componente curricular possibilita que, a partir das reflexões sobre seu entorno e sua realidade, os estudantes analisem os impactos econômicos sob diferentes perspectivas (sociais, políticas, culturais e ambientais). A globalização, em diversas temporalidades e sociedades, assim como suas respectivas dinâmicas produtivas em consonância com o pensamento econômico e seus desdobramentos, são o pano de fundo que sustenta a escrita de projetos de intervenção social por parte dos estudantes (habilidades do eixo estruturante de empreendedorismo).

6 Competências da Formação Geral Básica: 2, 3 e 4
Competências da Formação Geral Básica: 2, 3 e 4. Habilidades a serem aprofundadas:

7 Questões norteadoras... Como as tecnologias impactam na sociedade contemporânea? De que maneira, o processo de globalização impacta nossas vidas?

8 Durante muito tempo, pensou-se em globalização a partir da ideia de união, da circulação de mercadorias e pessoas; porém nos últimos tempos não é isso o que vem ocorrendo. Se por um lado as mercadorias circulam, isso nem sempre ocorre em relação aos seres humanos. Outros pontos a serem tratados podem partir das divergências entre capital e trabalho, a degradação do meio ambiente, a intensificação das desigualdades sociais, entre outros.

9 O que é globalização?

10 Globalização A globalização é um processo de expansão econômica, política e cultural a nível mundial. Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações.

11 Globalização No último século, o processo de globalização se acelerou bastante devido à Terceira Revolução Industrial (ou Revolução Técnico-Científico-Informacional). Ela promoveu a evolução das tecnologias de transporte e comunicação, de modo que a distância e as fronteiras geográficas se tornam cada vez menores. Isso contribuiu diretamente para o aumento das trocas comerciais entre os países, sobretudo para a velocidade em que essas trocas acontecem.

12 PRIMÓRDIOS DA GLOBALIZAÇÃO
As Grandes Navegações talvez tenham sido o primeiro passo para o mundo se tornar globalizado. Foi um período de procura por novos locais para fazer comércio e explorar territórios que aconteceu entre os séculos XV e XVII. Era o início da construção de um comércio global, além do continente europeu, com as trocas comerciais se expandindo internacionalmente, principalmente para as Américas e para a África.

13 Naquela época, a Itália tinha o monopólio da rota pelo Mar Mediterrâneo para a Índia, grande fornecedora de especiarias (produtos utilizados para temperar e conservar alimentos, elaborar medicamentos, cosméticos e outros produtos de farmácia). Dessa forma, os italianos cobravam o preço que desejassem para revender tais mercadorias. Por isso, havia a intenção, por parte de outros países como Espanha e Portugal, de romper com o monopólio, encontrando um novo caminho para as Índias Orientais (sudeste asiático). Além disso, existia o interesse por descobrir novas terras com o objetivo de encontrar, possivelmente, metais preciosos, produtos agrícolas ou pessoas para catequizar a religião católica nas regiões descobertas. Dava-se início à chamada “Era dos Descobrimentos”, financiada pelas coroas portuguesa e espanhola, em aliança com suas respectivas burguesias.

14 PRIMÓRDIOS DA GLOBALIZAÇÃO
Apesar do aumento das trocas comerciais, os recursos disponíveis nos séculos XV a XVII eram muito diferentes dos que surgiram com a Terceira Revolução Industrial no século XX. Na Era das Navegações, tecnologias como caravelas, bússolas, pólvora e a invenção da imprensa foram importantes para as conquistas. A partir do século XX, surgem contextos político-econômicos, culturais e tecnológicos mais favoráveis à globalização.

15 atividade Se a globalização facilita a circulação de mercadorias, por que isso não ocorre com as pessoas? Podemos considerar a globalização como um processo inclusivo?


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