Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAPARECIDO GALIPI GALIPAO Alterado mais de 2 anos atrás
1
CIPATr ETEC DEPUTADO FRANCISCO FRANCO GESTÃO 2021/2022
2
CIPATR: SIGNIFICADO Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural
3
OBJETIVO: A prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho rural, de modo a tornar compatível, de forma permanente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A CIPA deve ser constituída por representantes do empregador e dos empregados, e dimensionada de acordo com o número de empregados e o grau de risco da atividade econômica da empresa.
4
Nr-5 A norma regulamentadora foi originalmente editada pela Portaria MTb nº 3.214, em 08 de junho de 1978, de maneira a regulamentar os artigos 163 a 165 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), conforme redação dada pela Lei n.º 6.514, de 22 de dezembro de 1977, que alterou o Capítulo V (Da Segurança e da Medicina do Trabalho) do Título II da CLT.Portaria MTb nº 3.214artigos 163 a 165Lei n.º 6.514
5
AO NÃO CUMPRIMENTO DAS NRs PODE SER APLICADO A DISPENSA DO FUNCIONÁRIO POR JUSTA CAUSA, PELO MINISTÉRIO DO TRABALHO. Primeira advertência : Verbal; Segunda advertência : escrita com copia para o Ministério do Trabalho; Terceira advertência : escrita com copia para o ministério do Trabalho. (Justa Causa)
6
FORMAÇÃO DA CIPA : COLABORADORES NO REGIME CLT A CIPA será composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I da NR 5, ressalvadas as alterações, acima de 50 funcionários (CLT) Abaixo de 50 funcionários (CLT) A Cipa será formada por 01 funcionários indicado pela empresa. Quem deve participar : TODOS
7
ACIDENTES DO TRABALHO RISCO EMINENTE : NA ETEC: (FINAL DO ANO PASSADO), AULA PRÁTICA ALUNA MACHUCOU GRAVEMENTE O BRAÇO NA BITORNEIRA, CONSEQUENCIAS: POSSIVEL CIRURGIA REPARADORA E CONVALESCENÇA ATÉ HOJE; MARÇO/ABRIL: AO DESCARREGAR FENO DO TRATOR A ALUNA PULOU DO TRATOR E TIROU A PATELA DO LUGAR ARREBENTANDO TENDÕES E LIGAMENTOS DO SEU JOELHO, E ENCONTRA-SE EM TRATAMENTO COM PROVÁVEL CIRURGIA FUTURA. Providências da escola ; Socorro imediato, arcando com todas as responsabilidades inclusive custos hospitalares e remédios.
8
AULAS PRÁTICAS Devem ser: Programadas pelo professor; Preparada antes de ser executada; Nunca deixar os alunos sozinhos na pratica; Se possível, realizar com a presença de um auxiliar docente; Usar todos os EPIs necessários Na ausência de algum item acima, (NÃO REALIZAR A AULA), SÓ COM A MAIOR SEGUNÇA POSSÍVEL.
9
Ações da CIPA INVESTIGAR O ACIDENTE SEGUINDO CHECK LIST PADRÃO QUE LEVA A DESVENDAR OS MOTIVOS DO ACONTECIMENTO, RESPONSABILIDADE, AÇÕES E CONSEQUÊNCIAS. Viúvo(a) é o falecido ou acidentados, pois, a vida continua e o tempo não para. Alguns motivos que podem gerar acidentes: euforia, exibicionismo, falta de atenção, brincadeiras, falta de conhecimento, ansiedade.
10
ATRIBUIÇÕES MAIS IMPORTANTES DA CIPA Identificar os riscos existentes; Divulgar ações realizadas e promover a segurança e saúde do trabalho; Auxiliar no cumprimento das demais Normas Regulamentadoras; Analisar possíveis causas de acidentes e doenças ocupacionais, apresentando projetos de melhorias; Promover anualmente a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho); Construir o mapa de riscos.
11
ASSÉDIO SEXUAL Uma vez que a ação cause qualquer tipo de mal estar É DE RESPONSABILIDADE DA CIPA. Assuntos direcionados a sexo devem ser tratados com o devido respeito pelo professor. O docente não precisa abraçar nem por a mão em alunos, Independente do sexo, o CPS entende que o aluno sempre terá razão. A interpretação de assédio sexual é pessoal.
12
MAPA DE RISCO: É a representação gráfica do reconhecimento dos riscos existentes nos locais de trabalho, por meio de círculos de diferentes tamanhos; e cores.
13
O QUE É RISCO? Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico...
14
QUAIS SÃO OS RISCOS? Riscos Físicos; Riscos Físicos Riscos Químicos; Riscos Químicos Riscos Biológicos; Riscos Biológicos Riscos Mecânicos; Riscos Mecânicos Riscos Ergonômicos. Riscos Ergonômicos
15
Riscos Físicos Cor Verde São todos os riscos que precisam do ar como meio de condução para se propagar, diferentemente dos biológicos e químicos, que dependem do contato direto do trabalhador. Neste caso, os Riscos Físicos são por si só os agentes causadores como, por exemplo:Riscos Físicos Ruídos; Ruídos Vibrações; Calor; Calor Umidade; Frio; Frio Pressão; Radiação.
16
Riscos Químicos Cor Vermelho O Risco Químico é um tipo de risco ambiental (aquele que o trabalhador é exposto no ambiente de trabalho), tal qual os físicos e biológicos, porém o risco químico trata da probabilidade da exposição do trabalhador à agentes químicos, que geralmente são danosos à nossa saúde. Os agentes químicos que podem ser sólidos, líquidos e gasosos são divididos de acordo com seus efeitos, sendo que os mais comuns são: Agentes asfixiantes; Agentes anestésicos; Agentes tóxicos; Agentes cancerígenos.
17
Riscos Biológicos Cor Marrom O Risco Biológico se trata da possibilidade de um trabalhador entrar em contato com algum agente biológico patogênico. A seguir, destacamos os principais danos causados à saúde do trabalhadores por agentes biológicos, comumente, presentes nos ambientes de trabalho (hospitais, laboratórios clínicos, fazendas, canteiros de obras, entre outros): Bactérias: Podem causar desde uma infecção alimentar a até mesmo doenças graves como pneumonia, tuberculose e meningite. Vírus: Causam nos trabalhadores desde simples resfriados a doenças como, hepatite, sarampo, caxumba e em casos mais extremos, doenças pandêmicas como HIV, Ebola e a nova COVID-19. Fungos: Os fungos existentes no ambiente de trabalho podem ser causadores de micoses, candidíase, dentre outros tipos. Protozoários: Os protozoários existentes no ambiente de trabalho podem causar desde problemas no intestino a doença de chagas.
18
Riscos Ergonômicos Cor Amarelo Os Riscos Ergonômicos são aqueles que surgem quando um trabalhador realiza sua função e/ou utiliza seus instrumentos em condições inadequadas, situações que podem evoluir para diversos problemas de saúde, como: Lesão por Esforço Repetitivo (LER); Estresse; Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs); Surdez (Temporária ou permanente).
19
Riscos Mecânicos e ou Físicos Cor Azul Os Riscos Mecânicos são os riscos relacionados com a falta de organização, limpeza, procedimentos operacionais e Segurança e Saúde Ocupacional (SSO) no ambiente de trabalho e manutenção dos equipamentos, máquinas e/ou ferramentas utilizadas, geralmente existindo por falta de manutenção, treinamento e/ou por uso inadequado dos mesmos. Os riscos mecânicos são provenientes de agentes mecânicos, sendo os principais e mais comuns: Arranjos físicos deficientes; Maquinários e equipamentos sem a proteção adequada; Ferramentas inapropriadas ou com problemas; Instalações elétricas precárias; Risco de queda; Risco de incêndio e explosão; Animais peçonhentos; Armazenamento inadequado.
20
Intensidade: Grande, Médio e Baixo
21
Exemplos OS NOSSOS AMBIENTE.
22
SIPATr- SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO AO ACIDENTE DO TRABALHO RURAL A semana da SIPATr é voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças do trabalho e realizar este evento é uma das principais atribuições da CIPA. A SIPAT é uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), devendo ser obrigatoriamente realizada todo ano. A legislação não determina exatamente o número mínimo de funcionários para que haja a SIPAT. A SIPAT deverá ser realizada sempre que houver instalada a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
23
A CIPA DEPUTADO FRANCISCO FRANCO 21/22 AGRADECE A PARTICIAÇAO E ATENÇAO E TODOS.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.