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MERCADO DE CRÉDITO Prof Samir Silveira.

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Apresentação em tema: "MERCADO DE CRÉDITO Prof Samir Silveira."— Transcrição da apresentação:

1 MERCADO DE CRÉDITO Prof Samir Silveira

2 Risco INVESTIMENTO RETORNO INCERTEZA
Qualquer medida desta incerteza pode ser chamada de risco. Risco está presente em qualquer operação. RISCO

3 Classificação de Risco
Podemos classificar o risco em quatro grandes grupos Risco de Mercado Risco Operacional Risco de Crédito Risco de Liquidez

4 Risco Operacional O Risco Operacional pode ser definido como o risco de perdas financeiras diretas e indiretas decorrentes de fraudes internas e externas, atividades não autorizadas falhas de sistemas, falhas de processos, erros humanos, omissão ou ainda eventos externos.

5 Risco de Liquidez O risco de liquidez relaciona-se com o descasamento de fluxos financeiros de ativos e passivos e seus reflexos sobre a capacidade financeira da instituição em obter ativos e honrar suas obrigações. O risco de liquidez é avaliado de forma semelhante ao risco de mercado, observando os diferentes impactos em moedas e cenários macroeconômicos e de stress que possam alterar a disponibilidade/custos de recursos no mercado financeiro.

6 Risco de Mercado O risco de mercado é decorrente das mudanças nos preços dos instrumentos financeiros. Essas se devem às alterações como: preços das ações, taxas de juros, taxas de câmbio, preços das commodities índices de preço.

7 Risco de Mercado A gestão de risco de mercado consiste no monitoramento diário das posições sujeitas a risco de mercado. Esse monitoramento é feito por meio: Compra de Moedas Estrangeiras Diversificação de Investimento; Otimização de Carteiras; Metodologias de VaR; Técnicas de Precificação;

8 Risco de Mercado Diversificação Otimização Risco Máximo V.A.R
Precificação CAPM

9 Risco de Crédito O risco de crédito pode ser definido como uma medida da incerteza relacionada ao recebimento de um valor contratado/compromissado, a ser pago por um tomador

10 Risco de Crédito Cedente Crédito Tomador Promessa de Pagamento

11 Risco de Crédito: Conceitos
Segundo Brito (2003), o risco de crédito pode ser definido como prejuízo que o usuário final sofrerá se a contraparte não liquidar seu vínculo financeiro no vencimento do contrato. Segundo Blatt (1999) risco de crédito é definido como a possibilidade de que aquele que concedeu o crédito não o receba do devedor na época ou nas condições combinadas.

12 Risco de Crédito: Conceitos
Para Securato (2002) crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, ou no caso comercial equivale a dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração denominada juros. Segundo Santos (2000) crédito é definido como a modalidade de financiamento destinada a possibilitar a realização de transações comerciais entre empresas e seus clientes.

13 Risco de Crédito: 5 C’s Caráter Capacidade Capital Colateral Condições

14 Caráter Idoneidade do cliente no mercado de crédito
Informações históricas (internas x externas) Intencionalidade Pontualidade Atrasos Renegociações Inadimplência Perdas

15 Capacidade Compatibilidade do Empréstimo com a capacidade financeira
Salário (PF) x Faturamento (PJ) Conversão do investimento em Receita

16 Capital Situação financeira do cliente Risco Global
Comprometimento da Receita Aplicação dos Recursos I.R (PF) x Demonstrativos Contábeis (PJ)

17 Colateral Riqueza Patrimonial Bens Aplicações Financeiras Garantias

18 Colateral Morador de rua de Curitiba é candidato à Assembleia
Zezé de Camargo chegou a ser empresário. Mas, falido e abandonado pela família, trocou o endereço fixo pelos mocós há 11 anos Seu patrimônio também inclui uma moto e quatro celulares. Tudo comprado com dinheiro da reciclagem. “O lixo esconde fortunas”, explica o candidato.

19 Condições Impacto de Fatores Externos Inflação Juros Cambio
Crises Econômicas Desemprego

20 MODELOS

21 Técnicas Subjetivas Subjetivas ou Especialistas:
Experiência do julgador; Sensibilidade individual para análise do risco; Quantidade de informações disponíveis; Característica da operação (garantias ou valores relevantes); Maiores custos; Política para direcionamento;

22 Técnicas Objetivas Modelos de Scoring: Credit Scoring
Behaviour Scoring

23 Credit Score É um modelo estatístico utilizado na concessão de crédito e que busca explicar o potencial de inadimplência das pessoas através de informações cadastrais. Com isto, é atribuído um risco a todos os clientes, associando-lhes uma tendência de inadimplência dentro de determinado período.

24 Behaviour Scoring Informações comportamentais do cliente;
A principal diferença entre as duas categorias é que nos modelos de escoragem comportamental, a instituição financeira já conhece o cliente. A informação adicional no behaviour scoring é o histórico de compras e pagamentos do cliente.


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