A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Magrão BIO COLEGIO PESSOA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Magrão BIO COLEGIO PESSOA"— Transcrição da apresentação:

1 Magrão BIO COLEGIO PESSOA
AGUA E SAIS Magrão BIO COLEGIO PESSOA

2 Vamos começar! Os seres vivos são compostos pelos mesmos elementos da matéria bruta os átomos; Atualmente já se conhecem 109 tipos de átomos ou elementos químicos. Os átomos raramente se encontram isolados; quase sempre estão unidos por meio de ligações químicas, produzindo moléculas.

3 A importância da bioquímica no metabolismo
No interior das células ocorrem, reações químicas fundamentais à vida, como a digestão, onde a célula ingere o alimento e o “quebra” liberando energia. Ou as vezes este alimento ingerido serve para produzir outras substâncias necessárias para o organismo.

4 COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE MATÉRIA VIVA
Principais átomos : C, H, O, N, P, S. Principais Moléculas; 70% a 80% Água 10% a 15% Proteínas 2% a 3% Lipídios 1% Glicídios 1% Ácidos nucléicos 1% Sais Minerais

5 Composição Química da célula
Os compostos celulares são baseados em compostos de carbono C, H, N e O constituem quase 99% do peso celular Água = 70% do peso da célula, logo a maioria das reações químicas da célula ocorrem em ambiente aquoso.

6 1 - Introdução à Bioquímica
O que é Bioquímica? É a química da vida. É o estudo da vida ao nível químico. É o estudo das reações químicas que ocorrem em organismos biológicos. A bioquímica procura entender como a vida existe a partir de moléculas intrinsecamente inanimadas (sem vida). A bioquímica procura explicar a vida em termos químicos

7 Importância da Bioquímica e suas relações com outras disciplinas:
Biologia celular Genética Bioquímica Importância para estudos ambientais: processo microbiológicos: tratamento de esgotos e resíduos bioremediação ciclos biogeoquímicos (C, N, S etc.) toxicologia e mutagênese destino de poluentes fotossíntese – tipos de vegetação e adaptação

8 Reprodução Características que definem a vida: Crescimento Metabolismo
Resposta a estímulos do ambiente/capacidade de mudança Conjunto de reações químicas que processam matéria e energia

9 PRINCÍPIOS GERAIS E MOLECULARES DA VIDA
- Os organismos vivos são capazes de auto-duplicar e auto-montagem Todo organismo vivo é estruturalmente complexo e altamente organizado.

10 Por trás da diversidade biológica existe certa unidade de organização
10 milhões de espécies diferentes – grande diversidade Todos os seres vivos: nos níveis celular e molecular, há um plano de organização unificado bioquimicamente têm as mesmas estruturas e funções básicas e um mesmo código genético. Simplifica o entendimento da Bioquímica!

11 - existência de modelos subjacentes comuns.
Subunidades monoméricas Letras do alfabeto (26 tipos diferentes) Nucleotídeos (4 tipos diferentes) Aminoácidos (20 tipos diferentes) Em todos os seres, as macromoléculas são construídas a partir dos mesmos tipos de unidades monoméricas: - existência de modelos subjacentes comuns. - simplicidade básica na estrutura das macromoléculas, apesar dos bilhões de tipos de proteínas existentes em milhões de espécies de seres vivos. Palavras DNA Proteina Sequências ordenadas lineares

12 - A célula é uma máquina onde ocorrem reações químicas com alto grau de controle e seletividade
Os organismos vivos são capazes de extrair e utilizar energia do seu ambiente Os processo metabólicos são regulados e ajustados para operar com eficiência e economia

13 COMPONENTES QUÍMICOS DA CÉLULA
II. ORGÂNICOS * Carboidratos * Proteínas * Lipídios * Vitaminas * Ácidos nucléicos I.INORGÂNICOS: * Água * Sais minerais

14 ÁGUA ("hidróxido de hidrogênio" ou "monóxido de hidrogênio" ou ainda "protóxido de hidrogênio") é uma substância líquida que parece incolor a olho nu em pequenas quantidades, inodora e insípida, essencial a todas as formas de vida, composta por hidrogênio e oxigênio.

15 MOLÉCULA DE ÁGUA

16 PROPRIEDADES DA ÁGUA SOLVENTE UNIVERSAL
A água dissolve vários tipos de substâncias polares e iônicas (hidrofílicas), como vários sais e açúcar, e facilita sua interação química, que ajuda metabolismos complexos.

17 PROPRIEDADES DA ÁGUA ALTO CALOR ESPECÍFICO
Calor específico é definido como a quantidade de calor que um grama de uma substância precisa absorver para aumentar sua temperatura em 1°C sem que haja mudança de estado físico. Devido ao alto calor específico da água, seres vivos não sofrem variações bruscas de temperatura.

18 PROPRIEDADES DA ÁGUA CALOR DE VAPORIZAÇÃO É a quantidade de calor necessária para que uma substâncias passe de estado líquido para o estado de vapor. Devido ao elevado calor de vaporização da água, uma superfície se resfria quando perde água na forma de vapor

19 PROPRIEDADES DA ÁGUA CAPILARIDADE
Quando a extremidade de um tubo fino de paredes hidrófilas é mergulhada na água, as moléculas dessa substância literalmente “sobem pelas paredes” internas do tubo, graças a coesão e a adesão entre as moléculas de água.

20 FUNÇÕES DA ÁGUA TRANSPORTE DE SUBSTÂNCIAS FACILITA REAÇÕES QUÍMICAS
TERMORREGULAÇÃO LUBRIFICANTE REAÇÕES DE HIDRÓLISE EQUILÍBRIO OSMÓTICO EQUILÍBRIO ÁCIDO BASE

21 TRANSPORTE DE SUBSTÂNCIAS
A presença de água permite a difusão nos seres mais primitivos. Organismos mais evoluídos apresentam sistemas circulatórios ( hemolinfa, sangue e seiva vegetal). A urina é uma maneira de eliminar toxinas. As células apresentam-se em estado colóidal (rico em água) o que facilita transporte de substâncias.

22 FACILITA REAÇÕES QUÍMICAS
Reações químicas ocorrem mais facilmente com os reagentes em estado de solução. Em algumas reações químicas a união entre moléculas ocorre com formação de água como produto (síntese por desidratação). Reações de quebra de moléculas em que a água participa como reagente são denominadas reações de hidrólise.

23 TERMORREGULAÇÃO Seres vivos só podem existir em uma estreita faixa de temperatura. A água evita variações bruscas de temperatura dos organismos. A transpiração diminui a temperatura corporal de mamíferos.

24 LUBRIFICANTE Nas articulações e entre os órgãos a água exerce um papel lubrificante para diminuir o atrito entre essas regiões. A lágrima diminui o atrito das pálpebras sobre o globo ocular. A saliva facilita a deglutição dos alimentos.

25 VARIAÇÕES NA TAXA DE ÁGUA
ESPÉCIE Água-viva % Sementes % Espécie humana %

26 VARIAÇÕES NA TAXA DE ÁGUA
IDADE Feto humano – 94% de água Recém-nascido – 69% de água Adulto – 60% de água

27 METABOLISMO A quantidade de água é diretamente proporcional à atividade metabólica da célula. Neurônio – 80% de água Célula óssea – 50% de água

28 METABOLISMO É o conjunto de processos físicos e de reações que ocorrem em um sistema vivo e resulta na montagem ou quebra de moléculas complexas. É constituído por reações anabólicas e catabólicas. Anabolismo = Reações de síntese Absorvem energia Exemplo: fotossíntese Catabolismo = Reações de degradação Liberam energia Exemplo: respiração

29 Metabolismo é... O conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O termo "metabolismo celular" é usado em referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem nas células. Estas reações são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e constituem a base da vida, permitindo o crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes.


Carregar ppt "Magrão BIO COLEGIO PESSOA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google