A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO DOS MEIOS DE HOSPEDAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DOS MEIOS DE HOSPEDAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DOS MEIOS DE HOSPEDAGEM
FaSF – Faculdade Sul Fluminense ADMINISTRAÇÃO DOS MEIOS DE HOSPEDAGEM Profª. Rhanica Toledo

2 ADMINISTRAÇÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM
Conceitos e Regras do Sistema Nacional de Hospedagem; Administração da Hospedagem baseada em normas de hotelaria; Administração de Pessoal Hoteleiro. Profª. Rhanica Toledo -

3 OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Entender os mecanismos dos meios de hospedagem para uma plena atuação neste segmento, agregando valores em nível de conhecimento para a administração em hospedagem.

4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Conceitos e Regras do Sistema Nacional de Hospedagem: conceituações, regras gerais e normatizações; Administração da Hospedagem Baseada em Normas de Hotelaria: tipos de administração, aplicações ferramentas do administrador, estudo das Normas de Hotelaria; Administração de Pessoal Hoteleiro: requisitos básicos para atuação em rede hoteleira, atendimento ao cliente, serviços prestados, qualidade dos serviços prestados, condições de recrutamento e sistemas de treinamento.

5 serviços inerentes à atividade de receber.
1 - INTRODUÇÃO: A ORIGEM DA HOTELARIA, NO BRASIL A hotelaria é uma indústria de serviços que possui suas próprias características organizacionais. Sua principal finalidade é o fornecimento de hospedagem, segurança, alimentação e demais serviços inerentes à atividade de receber. O Brasil é um país ainda com pouca tradição no setor hoteleiro. Teve origem com as hospedarias pertencentes aos portugueses, na maioria das vezes localizadas na própria moradia do proprietário.

6 O primeiro hotel, de classe internacional, foi instalado
Cont INTRODUÇÃO: A ORIGEM DA HOTELARIA, NO BRASIL O primeiro hotel, de classe internacional, foi instalado no Rio de Janeiro em 1816. A partir de então, surgiram pequenos hotéis, que incorporavam características de hotéis europeus em seus serviços e instalações.

7 Cont.. 1 - INTRODUÇÃO: A ORIGEM DA HOTELARIA, NO BRASIL
Somente após a Segunda Guerra Mundial, com as grandes transformações tecnológicas e o desenvolvimento industrial crescente, a hotelaria brasileira passou a se aperfeiçoar e criar conceitos próprios, diferenciando as diversas categorias de estabelecimentos e criando regras e normas que direcionassem suas atividades, embora alguns hotéis, inaugurados em época mais recente, como o Copacabana Palace e o Hotel Glória (em 1923 e 1922, respectiva-mente), ainda reproduzissem o padrão europeu.

8 2. ADMINISTRAÇÃO HOTELEIRA, NO BRASIL
Até recentemente, no Brasil, as administrações hoteleiras eram, em sua maior parte, familiares. O proprietário do estabelecimento era o único administrador, contando, além de sua família, apenas com auxiliares, para os serviços mais simples.

9 mudanças na condução do negócio hoteleiro.
Contin ADMINISTRAÇÃO HOTELEIRA, NO BRASIL Entretanto, o avanço tecnológico e a crescente internacionalização econômica acirraram a concorrência e influenciaram, de forma radical, a necessidade de mudanças na condução do negócio hoteleiro. As especializações de mão-de-obra, nos diversos segmentos, tornaram-se cada vez mais necessárias e obrigatórias. A expansão do parque hoteleiro, combinada com o aumento da concorrência, exigiu que a administração hoteleira se profissionalizasse.

10 Contin...2. ADMINISTRAÇÃO HOTELEIRA, NO BRASIL
Nos últimos anos, o processo administrativo, de uma maneira geral, tem sido influenciado pelas experiências americana e japonesa, decorrendo daí, por exemplo, o planejamento participativo, os processos grupais para a decisão e ação, e os círculos de controle de qualidade.

11 Contin...2. ADMINISTRAÇÃO HOTELEIRA, NO BRASIL
Esses métodos modernos de operacionalizar o trabalho refletem mudanças nos campos sócio-econômico e político, com amplas repercussões nas relações de trabalho e nas orientações da gestão organizacional. A tarefa de administrar não é simples, especialmente quando se trata de um empreendimento tão diversificado quanto um hotel, e, ainda, por se tratar de uma indústria de serviços, cujas diferenças são marcantes em relação à indústria de bens, conforme verificado no Quadro 1.

12 Contin...2. ADMINISTRAÇÃO HOTELEIRA, NO BRASIL
QUADRO 1 – Características do produto final, nas indústrias de bens e de serviços Características na indústria de bens Características na indústria de serviços Os erros no planejamento da produção podem ser corrigidos. Os erros no planejamento dos serviços não podem ser corrigidos. Os bens são palpáveis, podendo ser devolvidos. Os serviços são abstratos, não podendo ser trocados. O cliente não convive com a produção. O consumidor acompanha a execução dos serviços. O contato com o cliente é indireto. O contato com o cliente é direto.

13 dos serviços prestados.
Contin ADMINISTRAÇÃO HOTELEIRA, NO BRASIL Em hotelaria, a qualidade do serviço prestado constitui uma questão de sobrevivência empresarial. Na atualidade, o profissional do setor de serviços, especialmente o de hotelaria, precisa se reciclar sempre, para acompanhar as mudanças de perfil dos hóspedes. A presença das redes internacionais, no país, tem contribuído para a maior qualificação da mão-de-obra hoteleira, bem como na melhoria de qualidade dos serviços prestados.

14 Tarefa para próxima aula
Seminário Dupla Apresentar: Conceitos de Turismos 03 Tipos de Turismo


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO DOS MEIOS DE HOSPEDAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google