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EJRos Assessoria Técnica Ltda

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Apresentação em tema: "EJRos Assessoria Técnica Ltda"— Transcrição da apresentação:

1 EJRos Assessoria Técnica Ltda
Tornando sua empresa mais competitiva Considerado o Pai do Planejamento Estratégico... Esteve no Brasil em palestras em Novembro de 2007. Planejamento Estratégico Uma visão atualizada da ferramenta segundo Michael Porter

2 Gestão por Resultados

3 Binômio Indivisível da Adm: Futuro  Visão do Negócio Ferramenta: Planejamento Estratégico Presente  Missão do Negócio Ferramenta: Sistema de Gestão

4 1 – Definições e Fundamentos
Entendendo o Planejamento Estratégico (PE) e Conhecendo seus Fundamentos

5 Líder Hoje = Estrategista
Estratégica Líder Hoje = Estrategista Terminologia oriunda da área MILITAR; Em grego antigo, significa A ARTE DO GENERAL ou aquilo que deve ser feito para vencer a batalha; Generais tem a missão de comandar exércitos, isto é, de vencer os desafios utilizando de forma apropriada os recursos disponíveis, conquistando territórios para suas guardiões. TERMO Significado STRATÓS Exército Acampado STRATÉIA Campanha Militar STRATEGÉO Liderar como um General STRATEGÓS Comandante de Exército STRATEGÍA Qualidade e Habilidades de um General

6 Definição de Planejamento Estratégico (PE)
Muitas empresas possuem um PE. O problema e que tudo numa empresa acaba virando estratégia... A Questão atual é? Como criar e implementar uma estratégia bem sucedida? Metodologia adotada de forma a se estabelecer um plano de ações permitindo que estratégias (caminhos ou projetos) possam ser estabelecidas e acompanhadas afim de serem atingidos determinados objetivos. Onde Queremos Chegar? (Objetivos) Caminhos (Estratégias) Onde estamos?

7 Modelo Estratégico de Porter
Controle e Reavaliação Expansão Ambiente Empresarial Estratégia Corporativa Recursos Empresariais Estratégicos Objetivos Estratégicos Valores e preferências dos Decisores Controle e Reavaliação Expectativas Sociais e Comunitárias DIVERSIFICAÇÃO

8 Definição de Planejamento Estratégico (PE)
A aplicação de um Planejamento Estratégico em uma organização consiste na utilização de um conjunto de conceitos e técnicas que permitem caracterizar seus fundamentos (negócio, missão, visão e princípios), na avaliação de cenários (internos e externos à organização), no levantamento dos fatores críticos de sucesso, no traçado de objetivos e metas de tal forma a ser estabelecido um plano estratégico de ação (projetos), permitido a empresa atingir resultados esperados.

9 Boas Estratégias dependem de bons objetivos
Estrutura do Ciclo de Planejamento Estratégico e a Formulação da Estratégia Competitiva 3a. Análise do Ambiente Interno: Pontos Fortes e Pontos Fracos O primeiro grande objetivo de toda organização deveria ser o “retorno sobre o investimento”. O segundo grande objetivo de uma empresa deve ser “Crescimento”, desde que não prejudique o primeiro objetivo. Boas Estratégias dependem de bons objetivos 1. Definição de Negócio 3b. Análise do Ambiente Externo: Ameaças e Oportunidades 2. Declaração de Visão, Missão e Valores 3. Análise Ambiental e Elaboração de Cenários 4. Formulação de Objetivos e Metas 5. Definição das Estratégias Empresariais Formulação da Estratégia Competitiva 6. Implantação: Planos de Ação, Projetos e Feedback (BSC)

10 das Ações Estratégicas
Fases de um PE 1. Entendimento da Filosofia da Empresa Definição do Negócio, da Visão, da Missão, dos Princípios; Entendimento das habilidades pessoais necessárias. Muitas empresas falham aqui, na hora de implementar e controlar seu PE Estabelecimento dos Cenários, Análise do Ambiente Interno, Análise do Ambiente Externo; Formulação de Objetivos e da Estratégia Competitiva; Planos de Ação. 2. Análise e Síntese das Ações Estratégicas Implantação dos Planos de Ação e Projetos; Geração das diretrizes para o processo orçamentário e controle das atividades da empresa; Implantação do Balanced Scorecard. 3. Ação e Controle

11 Negócio Missão Visão Princípios FCS’s
FUDAMENTOS DO PE Negócio Missão Visão Princípios FCS’s

12 Definição de Negócio O Negócio de uma organização define as linhas de atuação, o mercado e o tipo de produto / serviço que será desenvolvido, disponibilizado ou comercializado. O negócio da organização é definido a fim de caracterizar o quê a empresa se propõe a fazer, ramo de atividades e o foco de público a ser atendido. O negócio sempre deve levar em conta, benefícios oferecidos (a solução).

13 Qual é o Negócio? SUCESSO !
Visão Míope > Chocolate Visão Estratégica > Presentes Conseqüências práticas: Preço Embalagem Localização Atendimento Horário de Funcionamento SUCESSO ! Kopenhagen 1928

14 Exemplos de Definições de Negócios
Nike Mont Blanc Fedex BMW Harley-Davidson C&A Fuji Amil Revista Exame Marcopolo GM Honda Revlon Avon Ferrovias Americanas Atitude Prazer de Escrever Paz de Espírito Prazer de Dirigir Estilo de Vida Moda Imagens e Informação Saúde Idéias Soluções e Serviços Para Transporte Coletivo Pessoas em movimento Transporte Beleza e Esperança Beleza

15 Definição de Missão A Missão da empresa define o propósito, a razão de sua existência e como deve ser seu posicionamento perante o negócio definido. É aplicada para caracterizar quem é a empresa e para que serve (finalidade). Deve ser escrita no tempo “Presente”

16 Exemplos de Missão 3M Resolver problemas insolvíveis de maneira inovadora Hewlett-Packard Realizar contribuições tecnológicas para o avanço e o bem-estar da humanidade Merck Preservar e melhorar a vida do ser humano Nike Experimentar a emoção da competição, vencendo e esmagando os competidores Sony Experimentar a diversão da inovação e aplicar a tecnologia para o benefício e prazer das pessoas Disney Fazer as pessoas felizes

17 Definição de Visão A Visão da empresa define o destino da mesma, um norte, um rumo a ser seguido. A visão é aplicada para caracterizar onde a empresa quer chegar. É escrita no tempo “Futuro”

18 Características de uma Visão de futuro bem construída:
Focada no futuro Motivadora e inspiradora Fácil de comunicar Alcançável Positiva e otimista Detalhada Compartilhada e apoiada 5

19 Exemplos de Visão Tornar-se uma empresa de energia de classe mundial
Petrobras Perdigão Coca-Cola Brahma China In Box Amex Bradesco Itaú Disney Folha O Globo United/TAM Audi FIAT Tornar-se uma empresa de energia de classe mundial Ser a Marca mais gostosa deste e do novo milênio Matar a sede do mundo Ser reconhecida como a melhor e maior empresa da América Latina Ser o melhor delivery de comida chinesa do mundo Ser o melhor cartão de crédito do mundo Sempre a frente Ser líder em performance, sólido, confiável, destacando-se pelo uso do marketing, da tecnologia e por equipes capacitadas.Cliente..cliente Criar um mundo onde todos possam ser crianças.... Sonho Fazer da Folha o principal jornal do Brasil Buscar a liderança nos mercados onde atua tendo como fronteira o país inteiro Ser a melhor empresa aérea do mundo/Brasil Ser o carro do ano e do próximo século Ser o carro do hoje, amanhã e sempre

20 Definição de Princípios
Os Princípios (ou valores) da empresa definem as bases adotadas pela organização para realização de suas atividades, suas crenças e convicções. Os princípios são aplicados para definir como a empresa deve atuar de forma a atender as características do negócio, desenvolver sua missão e direcionar-se conforme sua visão. É o código de ética do negócio.

21 Exemplos de Princípios
Merck Responsabilidade Social Excelência Inovação baseada na ciência Honestidade e integridade Lucro, mas com trabalhos que beneficiem a humanidade Sony Elevação da cultura e do status nacional do Japão Ser um pioneiro, não um seguidor, fazendo o impossível Encorajar a habilidade individual e a criatividade Disney Não ser cínico Divulgação dos valores do “American Way of Life” Criatividade, sonhos e imaginação Atenção fanática aos detalhes e a consistência no atendimento Preservação e controle da magia Disney Todos os fundamentos de uma empresa devem estar claramente transmitidos e entendidos por seus colaboradores.

22 Definição de Fatores Críticos de Sucesso
Atividades-chave do negócio de uma empresa que precisam ser muito bem realizadas, bem operacionalizadas para que a empresa possa atingir seus objetivos. OS FCS’s são fundamentais para o sucesso do negócio, já que são os fatores que fazem a diferença e são efetivamente percebidos pelo cliente / mercado de atuação.

23 Fatores Críticos de Sucesso
Identificam as partes críticas dos processos de trabalho da organização Desempenho superior nos fatores críticos de sucesso são determinantes para o sucesso empresarial Especificam os fatores que diferenciam a organização de seus competidores Devem ser únicos para cada negócio, não apenas genéricos As organizações possuem, em geral, não mais do que oito fatores críticos de sucesso Fontes de dados para os FCS: Pesquisa de mercado, Análise dos pontos fortes e fracos dos competidores, Projeção das mudanças no comportamento e hábitos do consumidor, Novas tecnologias, Mudanças na legislação, Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos / serviços; Objetivos e Estratégias devem levar em conta os Fatores Críticos de Sucesso do Negócio !!!

24 Formulação e gerenciamento da Estratégia Empresarial
2 - Gerenciando a Estratégia Formulação e gerenciamento da Estratégia Empresarial

25 Análise de Cenários A análise de cenários, dentro do planejamento estratégico, permite orientar a empresa de acordo com a sua situação atual, através da visão Externa do mercado e Interna da organização. A análise de cenários auxilia a responder “Como estamos?” permitindo a inicialização do traçado de estratégias para alcançar objetivos. Esta abordagem por cenários tem por finalidade um diagnóstico que aponta para as ameaças e oportunidades, os pontos fortes (forças) e os pontos fracos (fraquezas), permitindo a gestão da organização voltada para uma situação desejada.

26 Ameaças: São forças, variáveis ou situações externas, adversas a empresa, criando obstáculos ao seu desempenho e não controladas pela organização. Devem ser neutralizadas para evitar resultados inapropriados. Oportunidades: São forças, variáveis ou situações externas, favoráveis a empresa, podendo melhorar seu desempenho e não controladas pela organização. Devem ser aproveitadas para consolidar resultados apropriados. Cenários Externos Porter recomenda que para análise de cenários externos seja utilizado o Modelo das “5 Forças de Porter”

27 Cenários Internos Pontos Fracos: São características ou situações inadequadas da empresa e que lhe proporcionam uma desvantagem no ambiente empresarial no qual está inserida. É uma variável controlável. É quando a empresa é inferior se comparada à concorrência. Limita a empresa diante de oportunidades e ameaças. Pontos Fortes: São características ou situações que diferenciam a empresa e que lhe proporcionam uma vantagem no ambiente empresarial no qual está inserida. É uma variável controlável. É quando a empresa é superior se comparada à concorrência. Favorece a empresa perante ameaças e oportunidades.

28 Mas como criar objetivos e estratégias (projetos estratégicos) para uma empresa ?
Através da Matriz SWOT

29 Matriz SWOT (ou FOFA) Planilha utilizada para detectar potencialidades, debilidades, pontos de defesa e vulnerabilidades a partir dos cenários traçados. Da matriz de SWOT podemos traçar os objetivos e montar quais serão as estratégias utilizadas para atingi-los. S = Strenghts (Forças) W = Weakness (Fraquezas) O = Opportunities (Oportunidades) T = Threats (Ameaças)

30 Matriz SWOT Oportunidades Ameaças Pontos Fortes Pontos Fracos
POTENCIALIDADES PONTOS DE DEFESA Pontos Fracos DEBILIDADES VULNERABILIDADE

31 Dois Conceitos Importantes
Objetivos: São alvos que a empresa / entidade pretende atingir, uma posição a ser alcançada dentro de um limite futuro previsto de tempo, isto é, ONDE QUEREMOS CHEGAR. Devem ser acompanhados de responsáveis, prazos, indicadores e estratégias. Objetivos devem ser quantificados e mensuráveis. Estratégias ou Projetos: São os meios, caminhos, sistemáticas ou as metodologias adotadas para se atingir um objetivo.

32 Matriz SWOT Oportunidades Ameaças Pontos Fortes Pontos Fracos
Os objetivos e estratégias devem garantir a vantagem competitiva da empresa Oportunidades Ameaças Pontos Fortes OBJETIVOS A, B e C ESTRATÉGIA 1 ESTRATÉGIA 2 ESTRATÉGIA 3 ESTRATÉGIA 4 OBJETIVOS D e E ESTRATÉGIA 5 ESTRATÉGIA 6 Pontos Fracos OBJETIVO F ESTRATÉGIA 7 ESTRATÉGIA 8 OBJETIVOS G, H e I ESTRATÉGIA 9 ESTRATÉGIA 10 ESTRATÉGIA 11

33 Ambas as estratégias são excludentes .
Tipos de Estratégias Basicamente existem dois tipo de estratégias (caminhos) a serem estabelecidos para o atendimento dos objetivos estratégicos: Liderança por custos: Significa ter os custos mais baixos possíveis, de tal forma que o principal atrativo do produto ou serviço seja o seu preço. Diferenciação: Significa agregar ao produto / serviço diferenciais que convençam o cliente a investir mais. Ambas as estratégias são excludentes . Todos os processos e departamentos da empresa devem estar alinhados ao tipo de estratégia escolhida para o negócio. A análise de cenários deve mostrar lacunas onde “Oportunidades” estão escondidas...o tipo de estratégia deve ser escolhido conforme a lacuna de mercado!

34 Descrição dos Objetivos e das Estratégias
Cada objetivo traçado deve ser acompanhado por uma ou mais estratégias (projetos) para desenvolvimento e busca do mesmo. Exemplo: Tipo: Potencialidade OBJETIVO 1 (Expansão): Aumentar o número de filiais ESTRATÉGIAS PROPOSTAS: 1.1 – Contratação de consultor comercial 1.2 – Plano de visitas a empresas da nova região 1.3 – Promoção para clientes da nova região da filial 1.4 – Campanha publicitária através de mídia local 1.5 – Aquisição de software CRM para filial

35 3 – Mapas Estratégicos e a Visão do Balanced Scorecard (BSC)

36 Categorias do Balanced Scorecard
Kaplan / Norton (1995) Financeira Interna Cliente Inovação / Crescimento

37 Perspectiva Financeira Perspectiva do Cliente Perspectiva Interna
Objetivo: Maior Produtividade Objetivo: Crescimento Perspectiva Financeira Melhorar a estrutura de custos Aumentar a utilização dos ativos Expandir oportunidades de receita Aumentar o valor para os clientes Perspectiva do Cliente Preço Qualidade Disponibilidade Seleção Funcionalidade Serviços Parcerias Marca Relacionamento Imagem Processos de Gestão Operacional Processos que produzem e fornecem produtos e serviços Processos de Gestão de Clientes Processos que aumentam o valor para o cliente Processos de Inovação Processos que criam novos produtos E serviços Processos Regulatórios e Sociais Processos que melhoram as comunidades e o meio ambiente Perspectiva Interna Capital Humano Capital da informação Capital organizacional Perspectiva de Aprendizado e Crescimento Habilidades Treinamento Conhecimento Sistemas Bancos de Dados Redes Cultura e Liderança Alinhamento Trabalho em Equipe

38 Acompanhamento do PE O Planejamento Estratégico é elaborado apenas 1 vez... Após isto, o mesmo deve ser revisado periodicamente (semestralmente, anualmente) para adequação e adaptação às novas realidades. O que deve ser acompanhado mensalmente, através de análises críticas, é a execução dos planos de ação através da avaliação dos indicadores criados. Deve-se gerar ata de análise de indicadores e para registrar toda correção de desvios e realinhamento de estratégias. 5

39 Para Refletirmos em nossas Empresas
1º Proposição de valor exclusiva/diferente. O que somos diferentes dos nossos concorrentes? 2º Nossa cadeia de valor deve ser diferente para sustentar a opção 1. 3º Trade OFFS (descarte de negócios) claros. Abrir mão do que fazer ou não fazer. Isto é ter foco no seu setor. 4º Atividades integradas, ao longo de uma cadeia de valor, é difícil de ser imitada. 5º A estratégia deve ter continuidade, pois demora para surtir efeitos. 5

40 A proposição de valor define o posicionamento estratégico.
Para Refletirmos Uma proposição de valor para um correto posicionamento, devem responder a 3 perguntas: 1 – Quais clientes queremos atender? 2 – Quais as necessidades destes clientes que vamos atender? 3 – Qual o preço a ser cobrado? A proposição de valor define o posicionamento estratégico. “Uma boa estratégia nasce numa boa proposição de valor e são sustentadas por uma boa cadeia de valor. Muitas vezes boas estratégias significam escolher o que não fazer: As vezes não dá para fazer tudo/ fazer coisas não alinhadas ou incompatíveis. Isto reduz a sustentabilidade do negócio. 5

41 OBRIGADO! Esta apresentação está disponível no site área de downloads.


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