A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

População em movimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "População em movimento"— Transcrição da apresentação:

1 População em movimento
Gabriel da Mota Stella Sobral Renata Gonçalves Jerushka Galaviz Kássia Rodrigues

2 Imigração e Emigração Imigração: Sair de um país ou lugar de origem, no caso Brasil, e ir para outro. Ex: americano morando no Brasil – imigrante. Emigração: Entrada de pessoas originárias de diferentes lugares ou países em certa área. Ex: brasileiro morando nos EUA – emigrante.

3 Imigração e Emigração

4 Tipos de migração Migrações Internacionais:
Mudança para outros países. Pessoas mudam muitas vezes para melhorar suas vidas. América do Norte e Europa recebem grandes fluxos de imigrantes, por essa razão, tendem a ter rejeição aos estrangeiros, denominado xenofobia. Imigrantes ocupam a vaga de emprego e tiram as oportunidades dos nativos.

5 Migração Nacional: Supera numericamente as migrações internacionais. Há quatro tipos de migração: Cidade-Cidade Campo-Campo Cidade-Campo Campo-Cidade Migração se torna mais fácil, pois é apenas nacional. Há os boias-frias, que residem em periferias de cidades e trabalham em zonas rurais, deslocando-se diariamente.

6

7 Definindo as migrações
Cidade-Cidade Saída de uma área urbana para a outra Tem relação com o desenvolvimento de novos polos econômicos. Campo-Campo Saída de áreas rurais para outras áreas rurais Ocorre, muitas vezes, quando um local tem expansão para áreas agrícolas.

8 Cidade-Campo Saída da área urbana para a área rural. Saem na expectativa para realizar atividades na colheita e no plantio. Campo-Cidade Saída de áreas rurais para áreas urbanas (êxodo rural) Saem principalmente atrás de novas oportunidades de trabalho e em busca de emprego.

9 A Miscigenação Brasileira
Aulas 50 e 51

10 Traços Étnicos Traços étnicos são características da região ou do país (ex: olho puxado – povo asiático, pele mais escura – povo africano, etc) Nos brasileiro é difícil achar um traço étnico certo, pois há muitas pessoas de diferentes descendências e povos. A grande miscigenação é evidenciada ao longo da nossa história entre os brancos, os índios e os negros.

11

12 A Segregação Étnica no Brasil
A história de alguns países por um bom tempo foi marcada pela brutalidade, pois negros não tinham direitos básicos. Negros e indígenas vivem em desigualdade até nos dias de hoje. Alguns dos fatos:

13 1 – A Perseverança Indígena
O número de povos indígenas era muito grande, mas após a escravidão deles pelo povo branco, seu número reduziu consideravelmente. Hoje em dia há várias leis a favor dos índios: Estatuto do Índio Constituição de 1988: Direitos indígenas, Direito à diferença, direito à terra. Achar terras para os índios é difícil, pois eles dependem da natureza para sobreviver.

14

15 2 – A Luta dos Negros Negros foram escravizados por muito tempo e por isso fizeram várias revoltas e, só após a Princesa Isabel. Uma das maiores dos negros foi após a liberdade, na tentativa de reinserção na sociedade. Em busca de moradia e oportunidades, começaram a morar em cidades. Um dos motivos que trouxe origem à locais muito pobres, como por exemplo favelas.

16


Carregar ppt "População em movimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google