Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
2
SITUAÇÕES-PROBLEMA Dentre os muitos objetivos do ensino de Matemática um é consenso: ENSINAR A RESOLVER PROBLEMAS MAS, O QUE SIGNIFICA RESOLVER PROBLEMAS?
3
RESOLVER PROBLEMAS: NÃO É UM CONTEÚDO;
NÃO DEVE ENFATIZAR APENAS CÁLCULOS, CONTAS, NÚMEROS E APLICAÇÃO DO CONTEÚDO.
4
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
É UMA POSSIBILIDADE DE SE CHEGAR A UM RESULTADO POSITIVO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM É UM MEIO, UMA METODOLOGIA É UM ESPAÇO PARA COMUNICAR IDÉIAS, INVESTIGAR RELAÇÕES E ADQUIRIR CONFIANÇA É UM MOMENTO PARA DESENVOLVER NOÇÕES, PROCEDIMENTOS E ATITUDES EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO E DAR-LHE SENTIDO.
5
SITUAÇÕES-PROBLEMA Experiências diárias permitem que as crianças ampliem a capacidade de lidar com vários tipos de situações e solucioná-las O estímulo para a busca de vários resultados e possibilidades de solução favorece a construção de conhecimento, de habilidades e competências.
6
CLASSIFICAÇÃO Para Manoel Oriosvaldo de Moura, prof. da Faculdade de Educação da USP, as situações-problema podem ser classificadas em dois grupos: PROBLEMA DESENCADEADORES DA APRENDIZAGEM PROBLEMAS DE APLICAÇÃO
7
PROBLEMAS DESENCADEADORES DA APRENDIZAGEM
NÃO TÊM SOLUÇÃO IMEDIATA EXIGEM UM PLANO DE RESOLUÇÃO MOBILIZAM CONHECIMENTOS PRÉVIOS PERMITEM A COMPARAÇÃO E A ELABORAÇÃO DE SÍNTESES
8
PROBLEMAS DE APLICAÇÃO
SOLUÇÃO REQUER APENAS O USO DE ALGORITMOS E SÍMBOLOS. BASTAM REFERENCIAS ANTERIORES PARA A RESOLUÇÃO (MODELOS)
9
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E JOGOS
COMO TRANSFORMAR UM PROBLEMA DE APLICAÇÃO EM UM PROBLEMA DESENCADEADOR DE APRENDIZAGEM? ATRAVÉS DOS JOGOS
10
ETAPAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
SEGUNDO POLYA: COMPREENSÃO DO PROBLEMA ESTABELECIMENTO DE UM PLANO EXECUÇÃO DO PLANO RETROSPECTO
11
ALGUMAS CRENÇAS COM O TRABALHO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
A criança precisa ter conceitos numéricos. É necessário que a criança seja leitora. As crianças precisam ter antes conhecimento sobre operações e sinais matemáticos.
12
PORÉM: A resolução de problemas é uma metodologia transversal a todos os eixos de trabalho da Matemática (Números, Geometria, Medidas e Tratamento da Informação)
13
PORTANTO: Não saber ler ou escrever não é sinônimo de incapacidade de ouvir e pensar, portanto as crianças nunca são pequenas demais para resolver problemas. Os alunos devem ser estimulados a utilizar o desenho e a expressão pictórica na busca pela solução de um problema.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.