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Fase de Elaboração: Fluxo de Análise Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.

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1 Fase de Elaboração: Fluxo de Análise Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro

2 Princípios  Objetivos do fluxo de análise  Modelar de maneira precisa o problema  Verificar a qualidade dos requisitos  Detalhar os requisitos a um nível adequado...  Para a construção do modelo de desenho  Elaboração de testes de aceitação e de integração  Produto do fluxo de análise  MASw – Modelo de análise de software

3 Atividades

4  Detalhes das Atividades  Identificação das classes  Como? Substantivos nos casos de uso  Deve-se observar  Eliminar aspectos de implementação  Resolver ambigüidades  Considerar expressões equivalentes a substantivos  Considerar substantivos que não são classes, mas objetos  Técnica útil  Uso de Cartões CRC  Classes-Responsabilidades-Colaborações

5 Atividades  Exemplo 1. O caixeiro faz a abertura de venda 2. O caixeiro registra os itens vendidos informando a identificação e quantidade do item. 3. O Merci totaliza a venda para o cliente  Substantivos descobertos  Abertura, venda, identificação, item vendido, quantidade, cliente, venda.

6 Atividades  Analisar se substantivos são classes...  Abertura  operação  Venda  classe  Item vendido  classe  ItemDeVenda  Identificação  atributo de item de venda  Quantidade  atributo de item de venda  Etc...  Como saber o que é classe?  Não existe um método formal para isso  Vale o bom senso!

7 Atividades  Detalhes das atividades  Especificação das classes  Escolher um bom nome  Documentação de cada classe  Definição concisa da classe  Lista de responsabilidades e colaborações  Lista de regras e restrições aplicáveis  Possíveis exemplos  Mais...  Operações e atributos necessários  Relacionamentos

8 Atividades  Descrição de classes  Descrição  Informação relativa a um item de venda  Responsabilidades  Comandar baixa no estoque  Calcular impostos  Imprimir linha em ticket fiscal  Colaborações  Venda, Mercadoria

9 Atividades  Descrição de classes (continuação...)  Regras e restrições  Cada item de venda  linha do ticket fiscal  Todo item de venda  mercadoria em estoque  Exemplos  5 latas de extrato de tomate  12 latas de cerveja  Função da documentação  A partir desta pode-se inferir problemas com classes

10 Atividades  Alguns problemas...  Documentação parecida  Solução: Combinar classes  Documentação longa  Solução: Dividir a classe  Difícil documentação da classe  Analisar mais!  Refatoração (Refactoring)  Extrair classe, mover método / atributo, internalizar classe...

11 Atividades  Organização das classes  Pacotes lógicos  Estereótipos  Jacobson propõe a divisão de classes em...  Entidades: Estereótipo >  Fronteira: Estereótipo >  Controle: Estereótipo >  Identificação de relacionamentos  Associações, Agregações, Composições  Classe de associação, uso de qualificador.

12 Atividades  Realizações de casos de uso  Uso de diagramas de interação  Seqüência e colaboração  Identificação das operações  Cada mensagem em um diagrama...  Deve se tornar uma operação em uma classe  Como identificar operações?  Através das responsabilidades de uma classe...  No modelo de análise...  Não é necessário especificar argumentos...

13 Atividades  Identificação de atributos  Só listar atributos necessários  Relevantes para o domínio do problema  Representam componentes de GUI  Evitar os que são necessários para implementação  Definição de hierarquia de herança  Revisão da análise  Verificação da MASw e ERSw

14 Atividades  Validação  Deve incluir  Casos uso são completamente realizados?  É possível obter dados da GUI?  A análise continua até...  Todas as classes possuam todas operações  Compreensão de cada operação  Fim da análise  Todos os componentes de classes identificados  Atributos e operações  realizam todos os casos de uso

15 Técnicas  Oficinas de detalhamento de requisitos  Personalização  Preparação das instalações  Treinamento  Quanto à prática de oficinas de requisitos  UML  Preparação de software para  Apresentação e edição de requisitos  Ferramentas de modelagem O.O.  Ferramentas para prototipagem rápida

16 Técnicas  Oficinas de detalhamento de requisitos  Sessões  Identificação dos grupos de dados  Identificação dos relacionamentos entre dados  Detalhamento de interfaces gráficas  Detalhamento de casos de usos – fluxos e sub-fluxos  Elaboração de casos de uso – diagramas de interação  Fechamento  MASw completo  ERSw completa e revisada incluindo MASw  Protótipos

17 Técnicas  Documentação da Análise  Diagramas de interação  Somente necessário para fluxos complexos  Diagramas de classes  Incluir um diagrama que mostre “grupos”  E relações entre esses grupos  Mostrar um diagrama de classes coesas...  Para realizar um caso de uso complexo  Mostrar hierarquias de...  Agregação e herança.

18 Finalmente...  Dicas para um bom MASw e ERSw...  Cáp. 14 – Seção 3  Mostra como é feita um revisão destes artefatos  Seguindo este roteiro de revisão...  Pode-se evitar problemas comuns  E realizar um bom trabalho!


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