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Jogo dos Polígonos Finalidades didáticas
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JOGO DOS POLÍGONOS Equipe
Bruno Leite Dierson Gonçalves Evanilson Landim Ivanildo Carvalho Orientação Iolanda A. C. Almeida Franck Bellemain Lílian Débora de Oliveira barros
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Conteúdos da Geometria na Educação Básica
A Geometria tem sua importância na Educação Básica desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, onde se estuda Noções de Localização no Espaço; Noções de Direção e Sentido; Reconhecimento de Figuras; Estudo das propriedades das Figuras; Estudo da representação do espaço no plano cartesiano; Estudo das propriedades das figuras; Construção do Raciocínio Dedutivo. ... Dentre diversas outros conteúdos que poderíamos citar.
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Níveis de Van Hiele A criança inicia o estudo das figuras por seu aspecto perceptual, e segundo os níveis de Van Hiele progride em seu estudo nos seguintes níveis: Nivel 0 : Reconhecimento Nivel 1 : Análise Nivel 2 : Ordenação ou classificação Nivel 3 : Dedução formal Nivel 4 : Rigor No entanto, cada nível é caracterizado por relações entre o objeto de estudo e a capacidade que o indivíduo tem de perceber e entender determinadas relações.
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O Estudo dos Polígonos A criança começa por :
Reconhecer tipos específicos de Polígonos como quadrados, triângulos, pentágonos, retângulos, ... Num conhecimento perceptual. Trabalhar com esses tipos de polígonos, Estudar diferentes propriedades dos polígonos, Entender as classificações dos polígonos a partir de suas propriedades
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O Jogo dos Polígonos Batalha Naval Navios Jogo dos Polígonos Polígonos
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Leitura e identificação de pontos no plano
O Jogo dos Polígonos Leitura e identificação de pontos no plano Ao fazer uma jogada, o aluno lida com: a leitura dos pontos num sistema de coordenadas – Tipo (2,3). a identificação da importância da ordem na notação do ponto. a identificação dos pontos no plano Cartesiano. Sistemas de localização no plano é bastante utilizado na matemática, na geografia e em outras ciências.
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O mapeamento de possibilidades
O Jogo dos Polígonos O mapeamento de possibilidades Ao desenhar seus polígonos, o aluno: traça diferentes polígonos de modo que, somando a quantidade de vértices dá 12. identifica diferentes possibilidades de fazer essa escolha. pode mapear as diferentes possibilidades para tal escolha em termos de tipos de polígonos (quanto aos lados).
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Diferentes polígonos numa mesma classe de figura
O Jogo dos Polígonos Diferentes polígonos numa mesma classe de figura Ao desenhar seus polígonos, assim como responder aos lances, o aluno lida com: Polígonos não prototípicos. Posições não prototípicas dos polígonos. Reconhecimento de diferentes propriedades em um mesmo polígono. Reconhecimento de uma mesma propriedade em diferentes polígonos.
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O Jogo dos Polígonos Identificação dos elementos dos polígonos e posições de pontos relativas a ele Ao fazer um lance e responder a lances, o aluno lida com: Identificação de vértices de polígonos; Identificação dos lados de um polígono; Identificação dos pontos interiores a um polígono; Identificação de pontos exteriores ao polígono.
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O Jogo dos Polígonos Visualização
Ao receber uma dica, o aluno lida com: a visualização de diferentes polígonos que podem satisfazer a uma ou mais dicas. Por exemplo: Se o Jogador 2 fizer o lance (5,6) e o jogador 1, ainda pouco experiente com o jogo, disser: “Acertou um vértice do polígono B”; Dica: “É um vértice com ângulo reto de um triângulo” O jogador 2 poderá produzir imagens mentais tais como:
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Propriedades diversas
O Jogo dos Polígonos Propriedades diversas Ao dar uma dica, o aluno buscará e explorará diferentes propriedades como: Classificação quanto aos número de lados; Classificação de um triângulo quanto aos ângulos ; Soma dos ângulo internos; Ângulos agudos, obtusos e retos; Lados paralelos e perpendiculares; Perímetro; Comprimento dos lados, Ponto médio; Área de uma figura Diagonais; ...
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O Jogo dos Polígonos Raciocínio Dedutivo
Ao buscar mapear os polígonos do outro jogador, o aluno buscará unir diferentes dicas, propriedades, utilizando diferentes raciocínios: No caso: em que o Jogador 2 já tem a dica: “Acertou um vértice do polígono B no ponto (5,6)” e “É um vértice com ângulo reto de um triângulo”. E construiu as imagens ao lado. Acerta outro vértice do polígono B em (7,6).
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O Jogo dos Polígonos Raciocínio Dedutivo
Ao buscar mapear os polígonos do outro jogador, o aluno buscará unir diferentes dicas, propriedades, utilizando diferentes raciocínios: No caso: em que o Jogador 2 já tem a dica: “Acertou um vértice do polígono B no ponto (5,6)” e “É um vértice com ângulo reto de um triângulo”. E construiu as imagens ao lado. Acerta outro vértice do polígono B em (7,6). Com os dois vértices, identifica a posição de um dos lados;
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O Jogo dos Polígonos Raciocínio Dedutivo
Ao buscar mapear os polígonos do outro jogador, o aluno buscará unir diferentes dicas, propriedades, utilizando diferentes raciocínios: No caso: em que o Jogador 2 já tem a dica: “Acertou um vértice do polígono B no ponto (5,6)” e “É um vértice com ângulo reto de um triângulo”. E construiu as imagens ao lado. Acerta outro vértice do polígono B em (7,6). Com os dois vértices, identifica a posição de um dos lados; Com a informação do ângulo reto, deduz que outro lado está sobre a linha vertical 5.
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O Jogo dos Polígonos Raciocínio Dedutivo
Ao buscar mapear os polígonos do outro jogador, o aluno buscará unir diferentes dicas, propriedades, utilizando diferentes raciocínios: No caso: em que o Jogador 2 já tem a dica: “Acertou um vértice do polígono B no ponto (5,6)” e “É um vértice com ângulo reto de um triângulo”. E construiu as imagens ao lado. Acerta outro vértice do polígono B em (7,6). Com os dois vértices, identifica a posição de um dos lados; Com a informação do ângulo reto, deduz que outro lado está sobre a linha vertical 5.
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O Jogo dos Polígonos Raciocínio Dedutivo
Ao buscar mapear os polígonos do outro jogador, o aluno buscará unir diferentes dicas, propriedades, utilizando diferentes raciocínios: No caso: em que o Jogador 2 já tem a dica: “Acertou um vértice do polígono B no ponto (5,6)” e “É um vértice com ângulo reto de um triângulo”. E construiu as imagens ao lado. Acerta outro vértice do polígono B em (7,6). Com os dois vértices, identifica a posição de um dos lados; Com a informação do ângulo reto, deduz que outro lado está sobre a linha vertical 5. Ao usar o mapeamento de possibilidades, o aluno identifica 4 posições possíveis para o último vértice (5,3); (5,2); (5,1); (5,0).
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O Jogo dos Polígonos Raciocínio Dedutivo
Agora é a sua vez: Qual é a regra do jogo que o aluno tem que usar, no mapeamento, para excluir os pontos (5,4) e (5,5) como possíveis vértices do polígono B?
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O Jogo dos Polígonos Bibliografia
CROWLEY, Mary L. O Modelo Van Hiele de Desenvolvimento do Pensamento Geométrico. In: LINDQUIST, Mary M. e SHULTE, Albert P. (orgs.). Aprendendo e Ensinando Geometria. São Paulo: Atual, 1994. NASSER, Lílian e SANT’ANNA, Neide P. (orgs.). Geometria segundo a teoria de van Hiele. Rio de Janeiro: UFRJ/IM, Projeto Fundão: 2004. KISHIMOTO, T. M. Jogos infantis: O jogo a criança e a educação. 15ª ed. Rio de janeiro: Vozes, 2009.
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