A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LOGÍSTICA EMPRESARIAL"— Transcrição da apresentação:

1 LOGÍSTICA EMPRESARIAL
A logística se originou como uma ciência Militar; Logística: denominaçào dada pelos gregos à arte de calcular É O PROCESSO DE PLANEJAR, IMPLEMENTAR E CONTROLAR OS FLUXOS EFICIENTES DE MATERIAIS E INFORMAÇÕES, DESDE O PONTO DE ORIGEM ATÉ O PONTO DE CONSUMO (CADEIA DE SUPRIMENTO), COM O PROPÓSITO DE ATENDER ÀS NECESSIDADES DOS CLIENTES. O conceito de logística está em constante evolução, acompanhando a evolução das organizações.

2 Conceito de Logística “A Logística empresarial trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável”. (BALLOU, 1995)

3 Conceito de Logística “A Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo”. (CHRISTOPHER, 1997)

4 Conceito de Logística “O conjunto de atividades baseadas na movimentação eficiente de produtos acabados da linha de produção ao cliente final e, em alguns casos, incluem a movimentação de matérias primas do fornecedor ao início do processo produtivo. Estas atividades incluem o transporte, armazenamento, administração de materiais, embalagens protetoras, controle de inventário, previsão de vendas e serviços à clientes”. (Conceito inicial do CLM)

5 Conceito de Logística ““A Logística é a parte do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento, à jusante e reverso, eficientes e eficazes dos bens e serviços, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes”. (Conceito atual do CLM)

6 FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
MISSÃO DA LOGÍSTICA - DISPOR O PRODUTO/SERVIÇO CERTO, NO LUGAR CERTO, NO TEMPO CERTO E NAS CONDIÇÕES DESEJADAS, AO MESMO TEMPO EM QUE FORNECE A MAIOR CONTRIBUIÇÃO À EMPRESA (CRIA VALOR). IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA CUSTOS INTEGRAÇÃO ATENDIMENTO PERSONALIZADO CRIA: VALOR DE TEMPO (ESTOQUES) e VALOR DE LUGAR (TRANSPORTES) VALOR DE FORMA: ÁREA DE PRODUÇÃO VALOR DE POSSE: ÁREA DE MARKETING / FINANÇAS

7 ATIVIDADES DA LOGÍSTICA: variam em função da estrutura organizacional da empresa e de seu grau de verticalização na cadeia de suprimento. . Serviço ao cliente . Previsão de vendas . Armazenagem . Transportes . Gestão de estoques . Suprimento . Análise de localização . Embalagem . Controle de produtos devolvidos . Recuperação e descarte de sucata . Manutenção de informações

8 História e Tendência da Logística
Até 1950: a área de logística era desmembrada entre o Marketing, Área Industrial, Finanças, Administração Geral e Vendas De 1950 a 1970: época de decolagem para a teoria e prática da logística. Quatro condições chaves: Alterações nos padrões e atitudes da demanda dos consumidores Pressão por custos nas indústrias Avanços na tecnologia de computadores Experiência militar De 1970 e além: surgimento da logística integrada (suprimento físico ou administração de materiais + distribuição física)

9 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Evolução do Conceito

10 LOGÍSTICA É O PROCESSO DE PLANEJAR, IMPLEMENTAR E CONTROLAR O ...
Conceito de Logística LOGÍSTICA É O PROCESSO DE PLANEJAR, IMPLEMENTAR E CONTROLAR O ... ATÉ UM PONTO DE CONSUMO DESDE UM PONTO DE ORIGEM ... FLUXO E ARMAZENAGEM DE MATÉRIAS-PRIMAS WIPs ou Produtos em Processamento PRODUTOS ACABADOS INFORMAÇÕES CONFORME AS NECESSIDADES DOS CLIENTES DE FORMA EFICIENTE E EFETIVA

11 Funções Logísticas Aspectos da Logística Interna e Externa:
Interna: enfoque na eficiência do fluxo interno de materiais Externa: Distribuição do produto Rede de fornecimento; Estratégias de Mercado

12 Funções Logísticas A logística empresarial pode ser resumida na seguinte equação: Logística de Suprimentos + Logística de Produção + Logística de Distribuição Física = Logística Empresarial

13 Principais Funções da Logística
Processamento de pedidos Custos Funções da logística Armazenagem Transporte Estoques

14 Atividades Primárias Atividades Primárias: são aquelas de importância fundamental para a obtenção dos objetivos logísticos de custo e nível de serviço que o mercado deseja e contribuem com a maior parcela do custo total ou são essenciais para a coordenação e para o cumprimento da Tarefa logística

15 Atividades Primárias PROCESSAMENTO DOS PEDIDOS TRANSPORTE ARMAZENAGEM
CLIENTE PROCESSAMENTO DOS PEDIDOS TRANSPORTE ARMAZENAGEM

16 Atividades de Apoio São aquelas, adicionais, que dão suporte ao desempenho das atividades primárias, para que possamos ter sucesso na tarefa organizacional, que é manter e criar clientes com pleno atendimento do mercado e satisfação total do acionista em receber seu lucro

17 Atividades de Apoio São elas: Armazenagem (na entrada)
Manuseio de Materiais Embalagem de Proteção Suprimentos Programação e Planejamento Manutenção de Informações

18 Integração das Funções
Nível de Serviço Processamento de pedidos Manutenção de estoques Programação do pedido obtenção Armazenagem Manutenção de informações Transportes manuseio de materiais Embalagem de proteção

19 O Lugar da Logística na Firma

20 O AMBIENTE ATUAL Ciclo de vida do produto tem diminuído
A cada lançamento o ciclo é reduzido pela metade Enfoque na flexibilidade e agilidade Novo estilo Gerencial devido à política de parcerias Investimentos em sistemas informatizados que propiciam maior flexibilidade/rapidez de resposta Internacionalização dos mercados de compra e venda Preocupação com a disposição de itens recicláveis (a logística reversa)

21 Eficiência Logística A necessidade de eficiência na logística decorre de uma visão segmentada, não sistêmica, que existe na maioria das organizações, responsável pelo surgimento de alguns problemas logísticos: Ciclos logísticos mais longos Custos Logísticos elevados Baixo Nível de Serviço ao Cliente

22 Eficiência Logística Organização Ambiente

23 PARÂMETROS DE COMPETITIVIDADE
INPUTS SISTEMA PRODUTIVO QUANTIDADE OUTPUTS PREÇOS VARIEDADE PRAZO QUALIDADE

24 PARÂMETROS DE COMPETITIVIDADE
INPUTS SISTEMA PRODUTIVO S O E Ç R I V OUTPUTS

25 TÉCNICO- ORGANIZACIONAL
Exigências ao Sistema Logístico ECONÔMICAS SOCIAIS POLÍTICAS ECOLÓGICAS SISTEMA LOGÍSTICO SANITÁRIAS RELIGIOSAS FINANCEIRAS JURÍDICAS TÉCNICO- ORGANIZACIONAL AMBIENTE

26 EXIGÊNCIAS TÉCNICO-ORGANIZACIONAIS
Capacidade de Reação Flexibilidade Dinâmica do Rendimento SISTEMA PRODUTIVO Estabilidade Ambiente Confiabilidade

27 GERENCIAMENTO DE CADEIAS DE SUPRIMENTO
REDE LOGÍSTICA / SUPPLY CHAIN PLANEJAMENTO LOGÍSTICO ESTRATÉGIAS DE LOCALIZAÇÃO NÍVEL DE SERVIÇO AO CLIENTE ESTRATÉGIAS DE ESTOQUES ESTRATÉGIAS DE TRANSPORTES

28 A logística controla o fluxo e armazenagem de produtos ao longo da cadeia de suprimentos
Relação entre Cadeia de Suprimentos Típica e Áreas da Logística Empresarial Fornecedores de Matéria-prima Indústria Principal Varejistas Consumidor Final Atacadistas e Distribuidores Fabricantes de Componentes Logística de Suprimentos Apoio à Manufatura Logística de Distribuição

29 Exemplo de Cadeia de Suprimentos Componentes do Sistema Logístico
A logística procura responder as questões relativas à otimização do fluxo e armazenamento de produtos Exemplo de Cadeia de Suprimentos Linha Branca e Varejo Fornecedor de Matéria-prima Química Fabricante de Componentes Eletrônicos Varejo Informações Fabricante de Componentes Plásticos Indústria Eletro-eletrônica (Linha Branca) Centro de Distribuição Consumidor Final Exemplo de Questões da Logística Que tipo de veículos utilizar? Como monitorar o deslocamento dos veículos? Qual a melhor alternativa de transporte (prazo x custo)? Como integrar diferentes modais de transporte? Como selecionar o melhor prestador de serviços para o transporte? Quais componentes devem ser estocados? Qual o nível de estoque necessário? Que embalagem utilizar para otimizar o transporte? Qual a melhor localização do CD? Qual o dimensionamento adequado? Qual a melhor configuração interna? Que ferramentas utilizar para automação? Que tipo de veículos utilizar? Quantos veículos são necessários? Qual a melhor rota para entrega? Qual o prazo para entrega? Esse prazo atende ao nível de serviço esperado? Componentes do Sistema Logístico Transporte Estoque Armazenagem Pedidos / Transporte

30 A área de logística concentra grandes desafios e oportunidades de trabalho.
Os custos logísticos representam, na média, 19% dos custos de uma empresa industrial típica Estima-se que os custos com atividades logísticas correspondem a 17% do PIB brasileiro – somente os custos de transporte correspondem a 10% do PIB Brasileiro A matriz de transportes no Brasil é extremamente dependente do modal rodoviário – 61% da carga transportada em ton/km – em outros países o modal rodoviário não ultrapassa 30% A produtividade de portos e ferrovias ainda é muito baixa em relação a benchmarks internacionais O desenvolvimento da área logística é recente no Brasil Pressões competitivas, a ampliação do comércio internacional e o desenvolvimento de novos canais via Internet exigem novas soluções logísticas Margem 8% Custos Logísticos 19% Custos de marketing 20% Custo de produção 53%


Carregar ppt "LOGÍSTICA EMPRESARIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google