A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dissertação de Mestrado em Gestão de Informação (09/04/2002)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dissertação de Mestrado em Gestão de Informação (09/04/2002)"— Transcrição da apresentação:

1 Dissertação de Mestrado em Gestão de Informação (09/04/2002)
Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electrónico Dissertação de Mestrado em Gestão de Informação (09/04/2002) Boa Tarde Vou apresentar de forma resumida o trabalho desenvolvido no âmbito da minha Dissertação de Mestrado em Gestão de Informação com o título seguinte

2 Agenda Objectivo; Contexto; Questões levantadas ao longo do trabalho;
Resposta a essas questões; Modelos/Ferramentas de auto ajuda; Protótipo; Conclusões; Trabalho futuro. Os tópicos que vou abordar são os seguintes: Joaquim Albano Duarte Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electróico

3 Objectivo Análise de modelos de endogenização das tecnologias da Internet em empresas Para construir um programa informático de diagnóstico. Esse programa foi testado por três PME, e Tem como resultado uma programação de actividades geral de forma a permitir actividades de comércio electrónico bem sucedidas. Joaquim Albano Duarte Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electróico

4 Contexto As PME encontram-se em diversas fases de envolvimento com as tecnologias de informação; As tecnologias da Internet, em particular, começam a ser utilizadas para: Aproximar clientes e fornecedores; Melhorar a qualidade dos processos e dos produtos. No entanto, o recurso a estas tecnologias passa por uma adaptação das empresas nos aspectos: Técnicos; Humanos. Joaquim Albano Duarte Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electróico

5 Contexto O novo ambiente que rodeia as PME portuguesas tem as seguintes características: Globalização; Novas tecnologias de informação e comunicação; Integração no espaço comum europeu. Joaquim Albano Duarte Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electróico

6 Contexto A intenção inicial era a de oferecer metodologias de CE, em geral, para as PME; mas ... Segundo a IDC, o B2B em 1998 representava 80% da totalidade das transacções electrónicas (Cunningham, 2001); As soluções B2C estão a atravessar um momento particularmente difícil no contexto mundial; Seria difícil fazer perceber às PME a importância do B2C; A entidades envolvidas neste processo estão a rever a estratégia de implementação de sítios Web. Joaquim Albano Duarte Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electróico

7 Questões Levantadas Qual o nível de utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), especialmente aquelas que dizem respeito à Internet, por parte das empresas portuguesas? Qual a situação das PME nacionais em relação à sua gestão, especialmente no que diz respeito aos sistemas de informação? Quais as consequências para as PME nacionais das ferramentas colocadas à sua disposição, no que diz respeito ao comércio electrónico? Quais as principais topologias de Intranet e Extranet e oportunidades criadas com a sua implementação? Questões levantadas ao longo do trabalho Joaquim Albano Duarte Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electróico

8 Nível de utilização das TIC
Joaquim Albano Duarte Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electróico

9 Nível de utilização das TIC
Utilização da Internet pelas PME portuguesas 37%, enquanto que na UE 70%; Utilização do B2B em Portugal 20%, enquanto que na UE 27%. Joaquim Albano Duarte Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electróico

10 Características das PME
A origem do capital está na economia familiar, em empréstimos obtidos por linhas especiais de crédito ou é proveniente de um dos sócios; O proprietário/gestor do negócio é a figura mais importante, sendo a estrutura familiar uma das suas principais características; Excessiva dependência da tecnologia instalada; Não consideração da informação como uma das variáveis chave da gestão; Dificuldade de acesso a profissionais TIC. Joaquim Albano Duarte Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electróico

11 Consequências do CE Fraquezas:
Insuficiente penetração da Internet em Portugal e deficiente cultura de compra à distância; Insuficiente infra-estrutura; Distribuição, logística; Falta de regulação; Alteração na cultura empresarial da organização. Ameaças Custo elevado nas ligações à Internet; Novos competidores nos mercados locais; As empresas produtoras podem bloquear o negócio. Joaquim Albano Duarte Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electróico

12 Consequências do CE Forças Poupança nas estruturas físicas;
Redução dos custos por optimização; Melhoria da relação com os clientes; Situação de igualdade com as grandes empresas. Oportunidades Acesso a novos mercados; Melhoria da comunicação com os clientes e das acções de marketing; Reintermediação e desintermediação; Melhoria das estruturas organizativas; Desenvolvimento de novos produtos. Joaquim Albano Duarte Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electróico

13 Intranet e Extranet A implementação de uma Extranet exige maiores recursos técnicos e humanos que no caso da Intranet. Uma Extranet só deve ser implementada após a empresa ter em pleno funcionamento a sua Intranet. Apesar de não falar sobre as topologias mais importantes de Intranet e Extranet, pode-se concluir que: Joaquim Albano Duarte Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electróico

14 Questão Fundamental Que modelos de diagnóstico e aconselhamento para integração das tecnologias Internet se encontram disponíveis para as empresas? Depois de dar resposta às questões anteriores, foi possível pensar na resposta a dar a esta questão fundamentar para o desenvolvimento do trabalho a que me propus Joaquim Albano Duarte Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electróico

15 Modelos/Ferramentas ICNET (Inovação e Competitividade com a InterNET) (Nóvoa, 2000); PREMISE (Esprit, 1999); PÉGASO (Pegaso, 2000); IBM e-Business Advisor (IBM, 1998); Projecto “As PME portuguesas e o Comércio na Internet” (Matos, 2000); Projecto Dvnet (ADREDV, 2001); KITE – Analysis of E-Commerce Practice in SMEs (Chappell, 1999) e (Chappel(B), 1999). ICNET - Objectivo principal a endogenização das tecnologias Internet nas PME. Este modelo assenta em 3 fases de implementação distintas e sequenciais: Intranet; Sítio Web e Extranet. Este foi o modelo utilizado na planificação de tarefas do protótipo. Premise - Objectivo a divulgação do CE junto das PME. Uma das ferramentas desenvolvidas foi um modelo de auto-diagnóstico chamado Self-assessment tool. Esta ferramenta deu um contributo ao questionário Web do protótipo. Pégaso - Desenvolvido pela "Mancomunidad del Área Intermunicipal de Vigo". Tinha como missão melhorar a competitividade das empresas desta região galega, através da implementação das TIC. Para isso foi elaborado um questionário, o qual deu um forte contributo para o formulário Web desenvolvido. IBM - é uma ferramenta automática de aconselhamento para empresas, cujo objectivo é ajudar as empresas a utilizar a Internet como canal de negócios. Deu um forte contributo para os indicadores de posição e de custos elaborados no protótipo. "As PME portuguesas e o Comércio na Internet" - Elaborado pelo "centro de estudos de gestão do IST" em colaboração com o IAPMEI. Tem como objectivo fazer um levantamento sobre o impacto co CE nas PME. O questionário desenvolvido forneceu várias pistas para o desenvolvimento do formulário Web. Projecto DVnet - Está a ser desenvolvido pela ADREV (Ágência de Desenvolvimento de Entre o Douro e Vouga) em parceria com diversas Câmara da região. Tem como objectivo a criação de um Portal com o intuito de dotar as empresas da região dos instrumentos necessários para a melhoria da sua competitividade. Este projecto forneceu inúmeras pistas para o desenvolvimento do protótipo - Formulário Web. KITE - Apareceu no contexto da iniciativa do G8 "A Global Markeplace for SMEs", sendo o G8 parceiro do projecto. Os objectivos deste projecto foram a recolha, análise e criação de relatórios dando conta da diversidade dos projectos de CE que estavam a ser criados pelas PME destes países. O seu âmbito é apenas o B2C. Joaquim Albano Duarte Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electróico

16 Protótipo - Estrutura Joaquim Albano Duarte
Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electróico

17 Protótipo – Páginas Dinâmicas
Joaquim Albano Duarte Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electróico

18 Protótipo - Diagnóstico
Joaquim Albano Duarte Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electróico

19 Protótipo - Planeamento
Joaquim Albano Duarte Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electróico

20 Protótipo – Tarefa Detalhada
Joaquim Albano Duarte Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electróico

21 Protótipo - Custos Joaquim Albano Duarte
Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electróico

22 ICNET – fase Intranet Joaquim Albano Duarte
Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electróico

23 Principais Contribuições
Estado actual das empresas portuguesas relativamente às TIC; Características das PME portuguesas; Estado actual do CE; Impacto do CE nas PME; Topologias mais importantes de Intranet e Extranet; Modelos e ferramentas de auto-ajuda; Pequeno protótipo com o objectivo de implementar tudo aquilo que foi possível identificar e analisar no âmbito desta dissertação. Joaquim Albano Duarte Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electróico

24 Conclusões Existe um grande trabalho a fazer pelas PME no sentido de aproveitarem as tecnologias associadas à Internet; Apesar dos desafios levantados pelo CE as oportunidades que se abrem às PME são enormes; O protótipo apresentas as seguintes vantagens: Diagnóstico da situação actual; Planificação das tarefas; Análise dos custos; Função pedagógica. Joaquim Albano Duarte Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electróico

25 Trabalho Futuro Elaborar um guia das iniciativas institucionais nacionais e europeias que tenham como objectivo ajudar a implementar soluções de comércio electrónico nas PME; Elaborar uma plataforma de cooperação entre parceiros de negócio através de uma Extranet; Fazer uma análise que responda à seguinte questão “Será mais vantajoso às PME portuguesas implementarem soluções de comércio electrónico ou aderirem a um e-marketplace?” Analisar as ferramentas técnicas que dão suporte aos e-marketplaces nacionais. Devido às questões levantadas pelas empresas que testaram este protótipo, "Elaborar um guia das ... Joaquim Albano Duarte Análise de um Modelo de Diagnóstico de Empresas para Endogenização de Comércio Electróico


Carregar ppt "Dissertação de Mestrado em Gestão de Informação (09/04/2002)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google